Monografias Prontas
Projeto de Pesquisa
Plano de Marketing
Trabalhos Prontos
Normas Técnicas
Serviços
Preços
Pagamento
O Que é?
Dúvidas
Charges
Dicas
Downloads
Fonte: Bumeran
Uma das muitas reclamações que recebemos de nossos usuários é que não recebem nem um recadinho dos empregadores para os quais enviam seus currículos. Conversamos com um recrutador de uma multinacional que nos ajudou a entender o problema do ponto de vista da empresa.
Ele anunciou uma vaga para a área financeira, especificando detalhadamente qual o tipo de formação e experiência que o cargo requeria. Solicitou também que o currículo viesse acompanhado de uma carta de apresentação. Mal a vaga foi posta no ar, começaram a chover currículos de todos os lugares do Brasil e até da América Latina. Foram tantos que, em dado momento, a caixa postal estava lotada e não recebia mais novas mensagens.
No entanto, ao abrir os currículos, o recrutador ficou extremamente decepcionado. Metade deles não tinha nada a ver com o perfil desejado."Eram profissionais que enviaram seus cvs apenas porque viram o nome da empresa na vaga", diz o recrutador. A outra metade não atendia a todos os requisitos claramente detalhados no anúncio. Havia ainda aqueles que possuíam as habilidades necessárias, mas estavam tão espalhadas pelo currículo que procurá-las "me deu a exata medida do que significa encontrar agulha no palheiro", conta bem-humorado meu amigo recrutador. Para uns quinhentos candidatos, o recrutados enviou apenas a mensagem automática. Apenas para os quinze cvs que estavam dentro do perfil procurado houve uma comunicação mais pessoal e feedbacks constantes. A partir desta conversa, pude delinear o que NÃO fazer na hora de remeter um currículo a uma vaga:
Não envie seu cv para vagas que não estão de acordo com seu perfil e objetivos profissionais, por melhor ou maior que seja a empresa. O recrutador responsável pelo processo simplesmente apaga ou joga fora os currículos fora dos requisitos, não os guarda para um futuro aproveitamento.
Adapte o currículo à vaga, deixando em destaque as habilidades mencionadas, para evitar que o recrutador tenha de procurá-las ( e correr o risco de não encontrá-las).
Se precisar anexar uma carta de apresentação, ressalte as características que a vaga solicita em no máximo cinco linhas. E todo cuidado com o Português.
Tenha foco no cliente (empregador) não em você. Leia com muita atenção o que é solicitado para a posição e, se você possuir a habilidade, deixe em destaque. Não adianta impingir o que você considera importante na sua carreira. Você precisa mostrar que pode resolver o problema do cliente e não o contrário (que o empregador é que vai resolver um problema seu).
Sendo assim, não se apresente como vítima. Dizer que está há três anos desempregado e precisando muito do emprego não vai ajudar, a menos que antes disso você tenha PROVADO que pode resolver o problema do empregador.
Sempre que tiver oportunidade, dê exemplo de sua atuação que demonstrem quanto você será útil e ajudará a empresa a crescer.
Do ponto de vista do empregador, só uns poucos talentos atendem as suas exigências. Se quiser ser um deles, tenha foco nos seus próprios objetivos e demonstre do que é capaz nas poucas linhas do seu currículo.
Capitais e Regiões Metropolinas (Brasil)
Celular 24hs e WhatsApp
Vivo: +55 (11) 99739-8856
Email: info@estudopronto.com