Monografias Prontas
Projeto de Pesquisa
Plano de Marketing
Trabalhos Prontos
Normas Técnicas
Serviços
Preços
Pagamento
O Que é?
Dúvidas
Charges
Dicas
Downloads
Professores e alunos contam as experiências e dão dicas para enfrentar este o grande desafio sem tantas preocupações e medos.
Por Cristiane Moraes
Depois de anos de estudo e dedicação à faculdade chega a etapa final: a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Desafio que a maior parte dos alunos dos cursos de bacharelado nas áreas de exatas, humanas e biológicas enfrentam no último ano de graduação. O importante é saber na universidade que se está cursando quais são os requisitos específicos de cada habilitação.
Mas a preocupação não é apenas seguir as regras da elaboração de um trabalho científico. Muitos alunos temem encarar a banca de avaliação, já que para a maioria é nova a experiência de defender uma idéia diante de avaliadores de peso.
Segundo professores e orientadores, porém, o nervosismo e ansiedade são perfeitamente aceitáveis.
"O aluno que faz o trabalho conhece o assunto e sabe os autores que citou não enfrentará dificuldades e terá tranqüilidade para responder as questões", diz a coordenadora do curso de economia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, Janaína Ruffoni. Segundo Janaína, a preocupação muitas vezes é exagerada, mas compreensível. Ela ensina que é importante treinar a apresentação antes, discutir o assunto com outras pessoas, como familiares e amigos, e observar a didática da exposição. Mesmo assim ela garante que o nervosismo e gaguejo não comprometerão o desempenho do formando.
Muita leitura o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Unisinos, Luís Augusto Stumps, também indica o caminho para seguir um bom projeto.
"O conteúdo do trabalho tem que ter a simpatia do aluno e a leitura é o melhor caminho para garantir a qualidade de trabalho"Stumps destaca que o papel do orientador é justamente estimular a leitura e tentar seduzir o estudante pelo tema para uma boa contextualização. A professora Janaína também faz algumas observações e diz que o orientador indicará ao aluno o conteúdo que este deverá buscar, as fontes e fornecer os dados necessários para a elaboração de um trabalho científico.
De acordo com os professores, a escolha do tema e do orientador são importantíssimos para desenvolver um bom trabalho. Um exemplo disto é o aluno de economia da Unisinos Toni Carlos Venci, 26 anos. Ele tinha grande curiosidade sobre as relações de mercado de trabalho no Brasil, mas a maior parte da literatura estava em outro idioma.
"O professor orientador ajudou muito e foi uma escolha excelente, já que ele era o único que trabalhava com o assunto na área econômica", revela Toni.
O futuro economista diz ter tido algumas facilidades da elaboração do trabalho, pois já fazia estágio na área de pesquisa. Mas para ele a delimitação do assunto é de fundamental importância na elaboração do TCC e também não deixar a parte de estatística no trabalho para a última hora.
"Sou da opinião que se fiz todo o trabalho, desvendei teorias e li tanto a respeito, a banca será o de menos", fala ele otimista.
O estudante de direito da Unisinos Adão Leal Silva, 30 anos, também tem boas expectativas em relação à banca. "Espero que eu me faça entender e os que avaliadores possam vir a contribuir com o meu trabalho", fala.
Silva escolheu um assunto instigante e inovador para a área do direito. Com o tema "Responsabilidade Civil no Direito Ambiental", o aluno revela que teve bastante trabalho, mas que todo o esforço valeu a pena.
"Acredito que meu trabalho possa ser uma referência para outras pessoas, até mesmo porque este assunto é muito novo. Nos momentos de dúvidas, mesmo as mais banais, o meu orientador foi de fundamental importância porque ele me dava os nortes a seguir", acrescenta.
Ambos os estudantes enfrentaram dificuldades e muitas dúvidas na construção do trabalho, mas ao mesmo tempo destacam que a escolha de um bom orientador ajuda muito na elaboração de um projeto de pesquisa, o que segundo eles é o primeiro passo.
"O principal é ler muito", ressaltam os orientadores. Além disso, aproveitar os trabalhos feitos durante a graduação para desenvolver e aprimorar a escrita também é importante. Outras dicas são não deixar todo o trabalho para a última hora e ter um pouco de disciplina durante o ano.
Capitais e Regiões Metropolinas (Brasil)
Celular 24hs e WhatsApp
Vivo: +55 (11) 99739-8856
Email: info@estudopronto.com