Monografias Prontas
Projeto de Pesquisa
Plano de Marketing
Trabalhos Prontos
Normas Técnicas
Serviços
Preços
Pagamento
O Que é?
Dúvidas
Charges
Dicas
Downloads
FONTE: TEMPESTADE
Para ir bem em uma avaliação na faculdade, não adianta saber a matéria se você não consegue se expressar por escrito. Nos trabalhos e nas respostas das provas, fazer um bom texto é fundamental para aumentar suas notas. Por isso, preste atenção às dicas abaixo para que a sua redação apresente uma melhora significativa.
Faça o que foi pedido
Isto parece ser óbvio, mas muitas vezes os trabalhos e as provas são mal feitos porque o aluno não conseguiu entender o que é para fazer. Em uma questão que pede para relacionar dois assuntos, por exemplo, não adianta escrever bastante somente sobre aquele que você sabe mais.
Sempre que um professor passar um trabalho para a classe, não tenha vergonha em tirar todas as suas dúvidas. Compreenda qual é o tema, a estrutura, o que precisa ser pesquisado, etc. Quanto mais segurança você tiver de que entendeu aquilo que terá de fazer, melhor seu texto será.
Elaboração
Depois de estar ciente daquilo que é para fazer, o próximo passo é planejar o que você vai escrever. Não adianta colocar todas as idéias no papel sem organização: um texto precisa ter começo, meio e fim.
Em textos dissertativos, quando é necessário emitir uma opinião pessoal ou justificar a resposta, procure utilizar argumentos fortes, como citações de especialistas da área ou exemplos práticos. Desta forma, evita-se o "achismo" e você mostra um bom conhecimento sobre o assunto.
Ao fazer um trabalho, respeite o tamanho pedido pelo professor. Quando não há um limite de páginas, não exagere, pois texto grande não é sinônimo de texto bom. Verifique se há realmente necessidade de escrever tanta coisa, já que para quem passa a tarefa fica fácil detectar se você sabe sobre o tema ou se está querendo enrolar.
A vantagem de um texto sucinto é que ele terá mais chance de ficar claro para quem o lê. Quem escreve muitas páginas corre o risco em errar ao repetir palavras e conceitos. Para fugir disso, leia bastante para enriquecer seu vocabulário.
Revisão
Quando achar que a resposta de uma questão de uma prova está boa, revise-a. Em uma segunda leitura, você provavelmente encontrará algum erro ortográfico, de concordância ou perceberá que o sentido daquilo que pretende passar ao professor ainda não está muito claro.
No caso de trabalhos, quando você possui um bom tempo para realizá-los, procure fazer a revisão horas depois de ter escrito o texto. Ficar um período muito longo em frente a um computador fará com que algumas falhas não sejam percebidas de imediato.
Outra sugestão é mostrar o trabalho a uma pessoa que não tem contato com o seu curso. Se ela entender a idéia que você quis passar, parabéns. Um bom texto é aquele que consegue ser bem compreendido não só a quem domina o assunto, mas a qualquer público.
Capitais e Regiões Metropolinas (Brasil)
Celular 24hs e WhatsApp
Vivo: +55 (11) 99739-8856
Email: info@estudopronto.com