O que é, Conceito, Definição sobre Monografias

META DESCRIÇÃO: Está realizando algum curso de nível superior? Então é importante saber a respeito do o que é a monografia para a conclusão de curso.

O que é, conceito, definição sobre monografia para conclusão de curso

Todo aluno de alguma instituição de ensino superior necessita realizar uma monografia para a conclusão de curso.

Este trabalho é usado por causa de suas características específicas, sendo considerado por muitos uma ótima ferramenta de avaliação de ensino e conhecimento.

Veja neste artigo mais informações sobre o que é, o conceito e a definição sobre monografia para a conclusão de curso.

O que é monografia?

A monografia é um trabalho de conclusão de curso cujo objetivo é estudar um assunto específico de forma completa e bastante aprofundada da área de conhecimento desejada.

O assunto da monografia é o seu ponto principal, para a sua escolha o aluno precisa da ajuda de um professor, chamado de orientador; é ele quem é responsável por guiar o aluno ao longo de todo o desenvolvimento do trabalho.

Para a escolha de um tema deve se levar em consideração diversos fatores, sendo que os principais são:

  • Afinidade e interesse do aluno em relação ao tema.
  • A relevância que este assunto possui para a sociedade, para o aluno ou a instituição de ensino superior.
  • A resolução de uma questão problema, que o aluno e o orientador achem necessário solucionar.
  • A especificidade do tema, nunca deve se usar algo muito abrangente.
  • A facilidade do aluno em encontrar a bibliografia necessária para a realização deste trabalho.

A monografia para a conclusão de curso vai além da definição de um tema, também é preciso seguir diversos fatores considerados essenciais para a criação deste tipo de trabalho.

Por ser um trabalho científico, a monografia deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Ser um estudo original a respeito de um assunto específico ou a releitura de um assunto já observado, só que através de outro ponto de vista, ainda não observado.
  • A monografia para a conclusão de curso deve oferecer soluções e questões controvertidas.
  • Outro aspecto deste tipo de trabalho é oferecer ao público especializado neste assunto outras ideias ou atualizações a respeito de um assunto.
  • Além desses fatores devem ser observadas as regras estipuladas pela instituição de ensino superior. Geralmente essas regras também levam em consideração algumas normas gerais.
  • A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, é quem estipula os padrões referentes à criação de uma monografia para conclusão de curso.
  • A monografia para a conclusão de curso é extremamente importante, já que é uma disciplina obrigatória em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e até cursos técnicos.

A estrutura da monografia para a conclusão de curso

Como dito anteriormente, a monografia deve seguir alguns padrões em relação à construção do trabalho.

Para facilitar a vida dos estudantes separamos os principais elementos de um trabalho deste tipo. Exigidos por todas as instituições de ensino que usam este estudo como avaliação final.

Basicamente este tipo de trabalho conta com 3 partes essenciais: os elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós textuais.

Veja a seguir quais são e como fazê-los da maneira correta:

Elementos pré- textuais

É tudo aquilo que vem antes do desenvolvimento do trabalho. Ele é composto de partes obrigatórias e acessórias. Veja a seguir:

  • Capa: um elemento obrigatório neste tipo de trabalho. Nela deve constar o título e subtítulo do trabalho, nome completo do aluno e do seu orientador, dados da instituição de ensino superior e do curso que esta sendo concluído.
  • Folha de rosto: também é um elemento obrigatório. Geralmente repete as informações que constam na capa do trabalho.
  • Dedicatória: um dos elementos não obrigatórios da monografia para conclusão de curso. Nesta parte o aluno pode homenagear quem desejar.
  • Agradecimento: outra parte não obrigatória deste tipo de trabalho. Como o próprio nome diz é um espaço usado para agradecer quem o autor do trabalho julgar necessário. 
  • Resumo: um elemento obrigatório da monografia de conclusão de curso. O resumo deve ser escrito sem nenhum espaçamento e não deve ter mais que uma folha, nele deve constar uma síntese dos objetivos, métodos, resultados e da conclusão do trabalho.

Ele deve ser seguido por uma versão na língua inglesa, conhecida como abstract.

  • Sumário: elemento obrigatório da monografia de conclusão de curso. Nesta parte do trabalho constam as divisões internas do trabalho e a indicação das páginas. 

Elementos textuais da monografia

Esta é a parte mais importante deste tipo de trabalho, pois é onde o tema é desenvolvido. Veja as suas divisões:

  • Introdução: onde o aluno apresenta seu tema, os objetivos do trabalho, as justificativas e a relevância encontrada para o assunto a ser debatido.

É a parte em que o aluno realiza uma prévia do trabalho e explica os motivos de realizá-lo.

  • Desenvolvimento: a parte essencial da monografia. No desenvolvimento o aluno deve citar as suas referências teóricas e expor os detalhes, de forma clara, da sua pesquisa, assim como os métodos que ele usou para alcança-los.
  • Conclusão: onde é apresentado o resultado final da pesquisa. É onde são respondidas as hipóteses e objetivos do trabalho estipulados na introdução do trabalho. 

Elementos pós-textuais

Vários elementos constituem esta parte da monografia. Como os apêndices, anexos, bibliografia e referências bibliográficas.

Sendo que este último é de maior importância para este tipo de estudo. As referências devem seguir também os padrões estipulados pelas normas da ABNT. 

Importância monografia

Como você pode observar a monografia é um trabalho bastante extenso e detalhado e por isso demanda bastante tempo e atenção do aluno

Por esse motivo ela é realizada somente nos períodos finais dos cursos em que ele é uma exigência.

É um trabalho de caráter científico e por isso é usado como uma ferramenta de avaliação dos alunos.

Vale a pena ressaltar que a monografia como conclusão de curso, é uma disciplina obrigatória, não realizar este trabalho ou ser reprovado nele, torna inviável a obtenção do diploma.

Muitas pessoas, devido a dificuldades durante este processo contam com a ajuda de monografias prontas.

Que podem ser uma boa solução também para quem não dispõe de tempo para concluir o seu trabalho.

Esperamos, com as nossas dicas, poder ajudar quem está escrevendo a sua monografia para a conclusão de curso.

Fique por dentro também da IMPORTÂNCIA DAS MONOGRAFIAS PRONTAS NAS UNIVERSIDADES DO BRASIL E DO MUNDO.