Monografia: 5 Dicas para dar o primeiro passo

Chega a hora de fazer a monografia, mas qual o primeiro passo? A monografia vai ser desenvolvida pelo próximo ano de forma ininterrupta e é bom começar o quanto antes. Neste artigo vamos

apresentar 5 dicas para você começar a fazer a sua monografia e dar os primeiros passos.

Não tem porque esperar. Quanto mais cedo você iniciar os trabalhos melhor para você, e aqui você vai aprender a como sair da inércia e começar a monografia.

1 – Providencie as principais referências

Todo  trabalho tem aqueles livros ou artigos que são como curingas. São referências que você vai sempre consultar e estudar durante todo o trabalho de pesquisa. Essas referências são interessantes de estarem disponíveis da forma o mais fácil possível. Logo início do semestre, providencie esses artigos e livros, seja comprando um para você, tirando xerox, comprando a versão digital ou pegando emprestado com algum colega.

A nossa recomendação é que você tenha uma versão digital e uma versão física. Isso facilita para que você tenha acesso fácil a esses materiais independente de onde você esteja.

2 – Organize uma estrutura de pastas

Essa dica vale tanto para as pastas no computador como sua pasta física, aquela de plástico que usamos para organizar nossos documentos. Tenha uma pasta específica no computador para sua monografia e crie subpastas de acordo com as atividades que você vai realizar.

Tenha uma pasta de plástico, de preferências sanfonada e com mais de um compartimento. Ela é de grande ajuda para que você possa guardar seus documentos e materiais de estudo.

3 – Estabeleça dias de trabalho específicos

Uma dica para que você não fique esperando semanas e semanas para começar de fato a escrever alguma coisa é estabelecer dias de trabalho específico. Por exemplo, terças e quintas serão dias para estudar as referências da monografia, e toda segunda-feira será dia de escrever ou avançar em alguma seção da monografia.

Dessa forma, você vai sempre estar fazendo alguma coisa e vai começar a escrever desde o início.

4 – Comece pelo mais fácil

Algumas seções da monografia são mais fáceis do que outras. É o caso da introdução, da justificativa e de outras seções iniciais do trabalho. Não tem porque deixar isso para o final. Assim que começar o semestre, escreva essas primeiras partes e já deixe-as prontas para no final apenas ir complementando e corrigindo.

5 – Comece fazendo pequenas entregas

Para sair da inércia, nada melhor do que fazer pequenos avanços. Escrever dois parágrafos da introdução. Um outro dia, escrever mais alguns parágrafos na justificativa. E assim, evoluir até engrenar e se entusiasmar com a escrita da monografia.

Começando por pequenas entregas é mais fácil de sair da inércia e uma ótima estratégia para engrenar de vez na pesquisa.

Conclusão

E aí? O que achou do texto? Esperamos que as dicas sejam proveitosas para que você não perca tempo e dê o start inicial em sua monografia sem demora. A dica de ouro é começar pelo mais fácil e fazendo pequenas entregas de cada vez. Com o tempo, sua produção vai engrenar e você vai acelerar o processo de elaboração da monografia. Boa sorte!