Tese de Doutorado: 5 Dicas práticas para a defesa

A defesa da tese de doutorado é um momento crítico de todos os quatro anos de elaboração da tese. É um momento de tensão e exige tanta preparação quanto o próprio desenvolvimento da tese.

Neste post vamos apresentar 5 dicas práticas para você se sair bem na defesa da tese e deixar uma boa impressão na banca avaliadora.

1 – Conheça os possíveis membros da banca

A primeira dica para você ficar confortável no dia da defesa é conhecer e conversar com antecedência com os membros da banca avaliadora. Em geral, os professores da própria faculdade compõem a banca examinadora junto com mais algum professor convidado.

Como a linha de pesquisa é o que define os membros da banca, e o próprio orientador junto com você são quem convidam os professores para participar da banca, você vai saber com antecedência quem são.

Saber como eles são em termos de personalidade, qual a especialidade de cada um deles e, é claro, conversar muito com eles, são ótimas ferramentas para se sentir mais à vontade e se antecipar às possíveis perguntas.

2 – Assista a defesas de outras teses

Teses são defendidas todos os semestres. E assisti-las é uma ótima maneira de entender como o processo acontece. Vendo outras pessoas defendendo suas teses, você pode facilmente identificar quais são as boas e más posturas e práticas de apresentação.

Veja mais de uma. Nossa recomendação é que você assista a pelo menos 3 defesas de tese para identificar e se acostumar ao ambiente e à idea da apresentação.

3 – Treine as boas técnicas de apresentação oral

A defesa da tese é uma sustentação oral como qualquer outra. Nesse sentido, as boas práticas de apresentação devem ser treinadas. Rapidamente, alguns pontos que você deve prestar atenção são:

  • Olhar nos olhos das pessoas e não para pontos indefinidos;
  • Falar de forma alta e clara;
  • Manter postura ereta e formal;
  • Usar gestos e linguagem corporal para auxiliar na fala;
  • Apresentar uma agenda da apresentação e o tempo esperado para cada seção;

Esses itens básicos são importantes para deixar a banca confortável e tornar a defesa mais clara e fluída.

4 – Não abuse da paciência dos avaliadores

A apresentação tem que ser completa e rica, mas isso não significa que você possa abusar da paciência das pessoas que estão te escutando. Ou seja, não seja prolixo na apresentação. Fale os pontos principais e dê as explicações de forma objetiva e sem rodeios.

Quanto mais claro e objetivo, mas fácil será para os avaliadores te compreenderem e melhor será para a sua nota final.

5 – Treinar a apresentação com cronômetro

Uma dica meio óbvia mas que é sempre bom lembrar. Antes da apresentação, treine de frente para o espelho e cronometrando o tempo. Ver no espelho como você está gesticulando e sabendo o tempo que está demorando são informações valiosas para corrigir eventuais falhas e melhorar a dinâmica da sua apresentação.

Considerações finais

Siga as nossas dicas que a sua apresentação será mais objetiva e fluída, além de que você não vai se estressar ou se sentir muito ansioso. No mais, muito trabalho na pesquisa e boa sorte!