Dissertação Mestrado ou Tese de Doutorado: 5 Dicas Práticas para Fazer um Bom Projeto

Você quer fazer um bom projeto de dissertação? Ou quem sabe você já está no doutorado, quer fazer um bom projeto para a sua tese? É claro que sim! Então você está no lugar certo. Neste artigo vamos discutir exatamente 5 dicas práticas e objetivas sobre como fazer um bom projeto, seja para dissertação ou tese.

As dicas valem para os dois casos. Apesar de serem trabalhos acadêmicos, a elaboração do projeto de pesquisa guarda vários pontos de semelhança. Vamos as dicas!

1 – Conheça todos os critérios e linhas de pesquisa

Antes de começar a elaborar o projeto, a primeira coisa a ser feita é entrar no site da instituição de pesquisa para a qual seu projeto vai ser apresentado e fazer uma pesquisa profunda. Sobre o que? Sobre as linhas de pesquisa, os docentes da instituição e os critérios de avaliação dos projetos de pós graduação.

Sem saber esses critérios e as linhas de pesquisa você simplesmente está no escuro. Escolha uma linha de pesquisa e busque informações sobre os professores e as pesquisas que eles estão fazendo na instituição.

2 – Pesquise por projeto feitos anteriormente

Em qualquer tarefa, ter um exemplo que já deu certo antes é algo muito valioso. Não tenha medo de enviar emails, ligar e ir pessoalmente à faculdade e perguntar sobre exemplos de projetos de dissertação e tese. Certamente alguém irá te indicar alguma coisa ou projeto que será de grande proveito.

Alguns lugares tem inclusive modelos de como fazer o projeto, o que é melhor ainda e poupa muito trabalho para você.

3 – Descubra as pesquisas dos professores

A linha de pesquisa que você escolheu tem 4 professores. Então um deles vai ser seu orientador. Para ter boas chances e fazer um bom projeto, seu tema escolhido tem que estar dentro do campo de pesquisa da linha de pesquisa e mais especificamente dos problemas que estão sendo pesquisados atualmente pelos professores. Portanto, ligue para eles, mande e-mails e descubra quais os assuntos que são mais importantes para eles.

4 – Faça um cronograma de inscrição e apresentação

Em alguns cursos a elaboração do projeto de pesquisa é mais cansativa e trabalhosa do que deveria. É uma boa ideia ter um pequeno cronograma, especificando quais leituras você tem que fazer e as datas importantes que você não pode perder sob o risco de não conseguir terminar o projeto a tempo das inscrições.

5 – Converse com antigos alunos e pesquisadores

Na verdade, não são os antigos, mas os alunos atuais do curso também são ótimos informantes sobre a qualidade de seu projeto. Procure fazer contatos e amigos que possam te ajudar a escolher temas relevantes e que tenham mais chances de ser aprovados.

Alunos antigos também são boas referências, mas pessoas que já se formaram há muitos anos podem estar desatualizadas sobre os temas mais em voga na instituição. Portanto, dê preferência aos alunos que estão matriculados no momento em que você está elaborando seu projeto.

Essas são 5 dicas simples e práticas, mas que com certeza irão te ajudar a fazer um bom projeto. Coloque-as em ação desde já e boa sorte!