Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado: 7 coisas para não fazer

Dissertações e teses são documentos acadêmicos rigorosos. São frutos de alguns anos de pesquisa e boas horas de dedicação para sua redação e formatação. Mesmo assim, algumas coisas já sabidamente negativas para esses trabalhos são muito comumente vistas nas universidades.

Neste post vamos apresentar 7 erros que tanto a sua dissertação como tese não deve ter. Garantindo que seu trabalho estará livre deles, você estará mais próximo de conseguir uma boa nota e o desejado título de mestre ou doutor.

1 – Ataques e críticas a outros pesquisadores

Isso não deve estar presente de jeito nenhum em um trabalho como uma dissertação ou tese. Fazer referências explícitas a outros pesquisadores com intuito de criticar ou atacar seus trabalhos é uma marca que dificilmente você vai apagar depois.

Esse tipo de ataque, além de não contribuir em nada para o trabalho e para a pesquisa, cria um estigma que pode te prejudicar mais a frente em outros projetos de pesquisa.

2 – Opiniões políticas pessoais

Algumas áreas do conhecimento dão margem para que sejam feitos comentários de cunho político e pessoal. Mas o esperado do trabalho acadêmico e científico é que ele se concentre em entregar resultados objetivos.

Exprimir opiniões políticas e pessoas sobre assuntos que fujam ao tema tratado, além de ser mal visto, deixa uma imagem ruim dos avaliadores e acaba desviando a atenção dos pontos realmente importantes.

3 – Muito volume e pouco conteúdo

Ainda é muito comum pessoas acharem que teses e dissertações tem que ser grandes e volumosas, conter muita informação e texto para ser lido. Mas não é bem assim. Cada trabalho tem o seu tamanho adequado, respeitando o mínimo colocado por cada instituição.

Trabalhos prolixos são tediosos de ler e quando são pobres em resultados científicos relevantes causam uma péssima impressão nos avaliadores.

4 – Referências com pouca credibilidade

Algo que tem se tornado frequente com a popularização da internet são fontes de informações pouco fiáveis ou abertas, como a Wikipédia. Por mais que essas fontes sejam úteis e ajudem na pesquisa, elas não são consideradas fontes qualificadas. Todas as informações que você usar devem estar embasadas em artigos e livros de credibilidade.

5 – Abstract com inglês pobre

O Abstract é um texto rápido, bem no inicio da dissertação e da tese. Se você acha que ninguém o lê, pense duas vezes. O abstract também é avaliado e é preciso caprichar no inglês para não se surpreender.

6 – Linguagem pessoal e subjetiva

A dissertação e a tese são textos de caráter científico. Essa tecla já foi batida várias vezes aqui no blog, mas a linguagem que você utiliza é fundamental. Não use tom pessoal e subjetivo. Não seja evasivo e indireto. Utilize frases afirmativas, impessoal e objetivos. Esta é a linguagem que se espera desses trabalhos.

7 – Propôs uma coisa, fez outra

Os objetivos do trabalho são itens que devem estar presentes em todo a pesquisa. Tudo de alguma forma se volta para atender os objetivos propostos. Se você busca uma coisa e encontra outra, isso deve ser explicado de forma coerente. Em geral, os resultados do trabalho tem que ir ao encontro dos objetivos propostos.

Com essas 7 dicas, que são na verdade dicas sobre o que você não deve fazer, sua dissertação ou tese certamente vai estar um passo mais próxima da aprovação. Ou melhor, vai estar 7 passos mais próxima de ser bem sucedida. Boa sorte!