Normas de Formatação de Trabalhos da ABNT

Neste artigo vamos mostrar quais são as principais normas de formatação para trabalhos acadêmicos, em especial, as monografias (TCCs). As normas são baseadas em normatização internacional e aqui no Brasil elas são administradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
As normas são fundamentais para todos os trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito das universidades. Além de exigência para aprovação, também tem importância científica e acadêmica.

Principais normas de formatação

A norma em vigor no ano 2017 é a NBR 14724 de 2011. Esta é a que serve de base para este texto. Eventualmente a ABNT revisa as normas por meio de comissão, o que pode acarretar em mudanças. Portanto, é sempre bom ficar atento às novidades.

Normas para formatação e organização

Títulos: Devem ser escritos no tamanho 12, com fonte Arial ou Times New Roman.
Texto: Deve ser escrito no tamanho 12 e com espaçamento entre linhas de 1,5.

Margens:  A margem inferior direita deve ter 2cm. A margem superior e a esquerda deve ter 3cm.
Notas de rodapé: tamanho da fonte obrigatoriamente menor que 12. Espaçamento entre linhas deve ser simples..
Numeração da página: A página número 1 é folha de rosto, é aqui que começa a contagem. No entanto, os números só começam a ser mostrados a partir da página de introdução.

Citações e referências

Para fazer citações e referências corretamente em seu TCC, siga as seguintes regras:
Citação Direta: Deve conter o sobrenome do autor em letras maiúsculas, ano da publicação e a página na qual a citação é encontrada. Citações com mais de três linhas são feitas com recuo de 4 cm em relação ao texto principal, mas sem nenhum tipo de destaque adicional. Quando a citação é menor que três linhas, pode ser inserida diretamente no texto com aspas duplas.

Citação indireta: Esse tipo de citação é realizada dentro do próprio texto, colocando o sobrenome do autor e o ano da publicação entre parênteses.

Dúvidas sobre as citações? Consulte a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.

Referências de Livro: As informações que devem estar presentes nas referências a livros são: sobrenome do autor com letras maiúsculas seguido pelo nome do autor, título do livro em negrito, número da edição, cidade, editora do livro e ano de publicação do mesmo.

Referências de Website: Nas referências para websites, cada vez mais comuns hoje em dia, você deve colocar as seguintes informações: Sobrenome do autor seguido pelo nome do autor, título do artigo ou texto, ano de publicação/divulgação, link e a data na qual foi feita o acesso.

Conclusão

O que achou de conhecer esse resumo sobre as principais normas de formatação da ABNT? Se você está fazendo a sua monografia ou qualquer outro trabalho acadêmico para o qual essas regras sejam uma exigência, é recomendado que você tenha uma cópia da norma original para sempre poder consultar. Mas caso não tenha, você pode sempre voltar a ler esse resumo!

Não perca tempo para começar a formatar seu trabalho, essa é uma atividade trabalhosa e que exige paciência. O final do semestre quando você está apertado com mil compromissos não é uma boa hora para se preocupar com formatação ABNT.