Dissertação de Mestrado: Como Escrever uma Dissertação de Mestrado

É um momento de muita dedicação para conquistar essa realização pessoal que é o mestrado, mas também é uma hora que o nervosismo e ansiedade podem tomar conta e tudo se complicar. Como escrever uma dissertação de mestrado estando neste estado psicológico?

Hoje em dia já podemos encontrar teses de mestrado e monografia à venda. Isso facilita para quem está nervosa, para quem não tem tempo ou até mesmo quem escreve, escreve, mas não gosta de nada que produz.

Muitas vezes o aluno tem uma ótima tese, que tem uma questão muito interessante e é realmente uma ótima ideia. Mas este profissional não sabe como escrever uma dissertação de mestrado ou não consegue se organizar para que a tese fique clara.

Profissionais de diversas áreas do saber como jornalistas, nutricionistas, sociólogos, comunicólogos, físicos já produzem dissertações de mestrado para comercialização. Às vezes o que é falta é aquela luz de quem entende mais de estruturas de teses.

Preciso saber como escrever uma dissertação de mestrado

Para saber como escrever uma dissertação de mestrado é preciso que o estudante esteja apto para seguir regras de estrutura e normas de formatação. Não deixe para estruturar e formatar sua tese depois, escreva desde o princípio da forma correta.

– Tenha conhecimento em inglês

A leitura de textos em inglês levará você da prática à perfeição. Leia artigos científicos para aprender a conotação que deve ser utilizada em seu projeto. Inglês instrumental é uma metodologia específica utilizada para pessoas que necessitem passar por testes de proficiência no idioma inglês.

– Escolha a questão a ser resolvida com sua tese

Faça uma escolha inteligente. Opte por uma disciplina que você já tem contato ou uma que você goste muito. Você pode ter contato pelo seu trabalho atual ou estágio. Se você gostar muito, tenha afinidade com ela.

A disciplina escolhida te acompanhará pelos próximos dois semestres. Tenha na consciência que você terá que estudar muito sobre o assunto, passar dias lendo e pesquisando sobre isso. É um ano inteiro que é dedicado para a disciplina escolhida, a melhor alternativa é gostar do assunto.

– Se comprometa

A organização será algo primordial no desenvolvimento da sua tese, que terá o prazo de 24 a 48 meses para ser concluída. Você foi aprovado devido ter um bom currículo profissional e ter potencial acadêmico, não desperdice sua chance de alavancar sua carreira e seu nível de conhecimento.

Não protele! Basta iniciar uma atividade erma, que demanda foco e concentração, é muito fácil desviar a atenção. Isso te faz perder tempo. Cada minuto é ouro em se tratando de como escrever uma dissertação de mestrado. Como já dito, dê valor na chance de se beneficiar com o conhecimento proposto.

Sugestões:

– Leia diversas vezes a sua tese.

– Faça um texto com começo, meio e fim.

– Produza uma dissertação baseada em fatos.

– Tenha como auxiliar, uma terceira pessoa com bom nível técnico para dar críticas construtivas.

– Seja direto e objetivo

– Revise frequentemente a gramática e ortografia

Não esqueça da  Apresentação

A dissertação de mestrado é a oportunidade de defender um conceito aprofundado. É o momento que um talentoso profissional pode contribuir com seus conhecimentos e ser reconhecido no meio científico.

Estude sua tese e ensaie sua apresentação. Faça slides interativos e explique de maneira eficiente. Monte a apresentação contando com itens interessantes.

Como concluir com excelência?

Sua dissertação de mestrado pode ser concluída com excelência desde que sua ideia seja original e que os passos obrigatórios como formatação com normas ABNT sejam seguidos. Saiba defender de forma imponente que sua tese é verdadeira e agrega valor a categoria.

Qual linguagem mais apropriada

Linguagem científica é a mais indicada. Mantenha um vocabulário formal e  extenso. Sempre se expresse de forma clara e objetiva.

Não se esqueça que as pessoas que irão ler sua tese, tem conhecimento superior. Umas das formas de como escrever uma dissertação de mestrado é não enche-la de conhecimentos comuns. Aproveite para preencher as lacunas de sua dissertação com conteúdo de senso crítico.