Definição e o que é sobre Dissertação de Mestrado

Dissertação de Mestrado: Você sabe o que é a definição e uma dissertação de mestrado? Se ainda não, saiba que o mestrado é conhecido como um grau acadêmico que é geralmente recebido por um indivíduo e concedido por uma determinada instituição de ensino superior, ou seja, por uma universidade.

Definição e o que é sobre Dissertação de Mestrado

Saber sobre a definição e o que uma dissertação de mestrado é essencial, pois os programas de mestrado exigem que haja uma elaboração de uma dissertação final, que normalmente são chamados de mestrados acadêmicos.

No entanto, existem outros programas parecidos de estudos, que nada exigem no final, ou até mesmo exigem trabalhos que não tenham tanto rigor científico da dissertação, conhecidos como mestrados profissionalizantes.

Mas, no país, a diferença do mestrado profissional para o acadêmico é sempre um pouco confusa, e somente agora o mestrado profissional começa a ser discutido. Mas o nosso principal foco no momento será o mestrado acadêmico, o qual garante o título de “Mestre” na opção oferecida dentro de um conhecimento mais amplo.

Dissertação de Mestrado

Saiba mais sobre a definição e o que uma Dissertação de Mestrado

Conhecer a definição e saber o que é uma dissertação de mestrado é bastante interessante atualmente, onde tal é considerado como um trabalho escrito que tem como finalidade apresentar um trabalho científico.

Assim, tal qualificação irá impor uma certa dissertação que esteja em conjunto das regras e procedimentos, que mesmo sendo diferentes de um momento para o outro ou de uma escola para outra, sempre apresentam pontos em comum que podem caracterizar o trabalho científico ou a pesquisa científica.

Geralmente, a dissertação é elaborada pelo aluno com a ajuda de um orientador, ou seja, de um professor, onde é apresentada sempre no final de um programa de mestrado.

Em relação a apresentação, ela implica na entrega de um documento, isto é, de um texto da dissertação a um órgão que administre o programa, além ainda de existir a escolha de uma banca para examinar a dissertação, sendo composta pelo orientador e por mais dois professores.

No caso da banca, um dos professores deverá ser obrigatoriamente de uma outra instituição de ensino que não seja a ofertante do programa de mestrado, e quanto a apresentação ela implica em uma defesa oral do candidato sobre a sua dissertação perante a banca.

Assim, caso o candidato seja aprovado, ele irá receber o título de mestre. Porém, além da dissertação, o aluno ainda deverá ao longo do programa de mestrado realizar disciplinas que são designadas como de costume como “créditos”.

Tais créditos serão geralmente estabelecidos em função da quantidade de horas de estudo do aluno, o qual é sempre fixado por lei. Além disso, qualquer programa de mestrado acadêmico é sempre formado por duas partes que são fundamentais, a dissertação e os créditos.

Dessa forma, por serem em fenômenos mais visíveis, os créditos, isto é, as disciplinas sempre acabam recebendo uma grande atenção dos alunos e também da coordenação dos programas, onde a dissertação é deixada de forma provisória em segundo plano até o momento em que os créditos forem completados.

Com isso, tal atitude não é a melhor forma e vem prejudicando muito futuramente a apresentação da dissertação, pois gera um fenômeno conhecido como “faz-se de tudo, menos a dissertação”.

Mas, na realidade, a palavra “tudo” é bastante enganosa, pois quando se pensa no programa de mestrado, ele só merece o nome se realmente levar a obtenção do título de mestre, o que é praticamente impossível sem a defesa da dissertação.

Assim, o “fazer de tudo, menos a dissertação” significa um pouco mais que um curso de atualização ou também de aperfeiçoamento. Mas, no final do curso de mestrado, o estudante com certeza irá apresentar a tese de dissertação sobre o tema escolhido.

Em relação a hierarquia dos graus acadêmicos, pode-se dizer que o mestrado está entre o bacharelado ou licenciatura e o doutorado. No entanto, atualmente com os avanços tecnológicos de informação e comunicação, no Brasil vem crescendo cada vez mais os cursos de mestrado, até mesmo à distância.

Como funciona o mestrado a distância?

Em relação ao mestrado à distância, essa vem sendo uma modalidade de ensino bastante procurada e não sendo presencial, isto é, é preciso que a presença física de um professor ou de um orientador para ministrar as aulas sejam realizadas online, onde o aluno pode assistir a partir do seu computador.

Além disso, outra grande modalidade que vem ganhando bastante de espaço é o mestrado profissional, citado no início do artigo, o qual qualifica o aluno para o mercado de trabalho, o que é bastante diferente do mestrado tradicional que tem a finalidade de encaminhar o estudante para o meio acadêmico.

Como funciona o desenvolvimento final de uma dissertação de mestrado?

Quando se chega ao desenvolvimento final de uma dissertação de mestrado, ou seja, a escrita da dissertação, o qual pode ter sido um trabalho bastante exaustivo, se tornará simplificado se o aluno já tiver coletado todo o material necessário escrito ao longo de todo o processo.

Sendo assim, saiba algumas dicas abaixo para o seu desenvolvimento final da dissertação de mestrado:

  • Primeiramente, é um grande erro que você deixe para escrever a dissertação de uma só vez.
  • É muito importante que a sua dissertação tenha ideias, sumárias, análises parciais, citações de capítulos, entre outros quando é escrito aos poucos, o que pode ajudar muito na escrita final.
  • Mesmo que a estrutura de uma dissertação seja algo em aberto, é necessário que ela contenha algumas seções, as quais são:
  • Introdução;
  • Justificativas do estudo, que será onde vai ser destacado a importância prática ou acadêmica do seu trabalho, ou seja, será criada a contextualização;
  • Objetivos, o qual será uma descrição dos seus principais objetivos e secundários da sua dissertação;
  • Metodologia, a qual é muito importante, pois deverá conter os capítulos onde serão procurados pelos examinadores, já que a intenção do mestrado é o treinamento em pesquisa;
  • Análise de dados, que será a explicação detalhada das instrumentações que você utilizou na análise, seja tanto qualitativa como quantitativa;
  • Resultados obtidos, onde deverá estar descrito todos os resultados parciais que foram obtidos e ainda ressaltado a sua significação dentro do contexto;
  • E por fim, as conclusões, limitações e recomendações para futuras pesquisas.

Portanto, é extremamente importante conhecer a definição e o que a dissertação de mestrado, pois assim é possível ter o fechamento de um determinado trabalho, onde o aluno terá todo o direito de apontar as limitações e as possíveis falhas da mentalidade científica, além de ser apresentado sugestões para pesquisas futuras.