Dissertação de Mestrado: Quais as Etapas

O processo de pesquisa no contexto de um curso de mestrado pode ser pensado por etapas. È uma forma fácil e que facilita o fluxo de trabalho tanto para o pesquisador como para o professor orientador.

O ciclo começa já antes da seleção, na hora de montar o projeto de pesquisa. Uma etapa muito importante e que define boa parte do que vai ser feito durante o curso. Vamos mostrar neste post as principais etapas da elaboração da pesquisa e da dissertação.

Projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa é a primeira etapa. Aqui você vai elaborar o cronograma, apresentar os objetivos, a justificativa e o problema que você vai investigar durante o curso. Uma dica legal é sempre pensar o tema como uma pergunta a ser respondida. Assim, os objetivos do trabalho devem ser o de responder a certas perguntas que são as inquietações que movem o trabalho.

Pesquisa Bibliográfica

Uma vez que o projeto de pesquisa é aprovado, entra a fase de revisão e pesquisa bibliográfica. Aqui é onde você vai estudar e levantar a literatura científica estabelecida sobre o seu tema até aquela data. A pesquisa compreende desde livros, artigos e até tabelas e coleções de dados.

Retificação do projeto de pesquisa e objetivos

Mediante os dados que você levantou na pesquisa bibliográfica, a próxima etapa é consolidar o projeto de pesquisa. Depois de ter estudado as principais referências em seu tema de pesquisa, agora você pode definir melhor o caminho a ser seguido ou até mesmo reformular os objetivos ou a metodologia.

Coleta de dados e levantamento de informações

Com o projeto de pesquisa consolidado a próxima fase é pôr a mão na massa e começar a coleta de dados, seja experimentalmente ou por meio de mais pesquisas e leituras, dependendo da área do conhecimento.

Nesta etapa é muito importante o cuidado com a documentação de todos os dados e estudos feitos. Toda a base de conhecimento que será usado para a conclusão do trabalho e análise final é exatamente este conjunto de informações. Essa etapa não tem um tempo definido. Ela é feita de forma recorrente junto com a análise e avaliação de dados.

Análise e avaliação quanto aos objetivos

Nesta fase os dados coligidos são analisados em relação aos objetivos do trabalho. Geralmente é aqui que são traçados gráficos, feitas classificações em tabelas e outras formas de visualização. Também é uma etapa recorrente que acontece várias vezes ao longo do desenvolvimento da pesquisa e da dissertação.

Desenvolvimento final

O desenvolvimento final está mais ao fim do projeto, provavelmente no último semestre do curso. Aqui é onde são feitas as avaliações finais de todos os resultados e análises obtidas e é feita uma conclusão final. Além disso, todos os detalhes e arestas que ficaram por melhorar são corrigidas aqui também.

Considerações finais

A dissertação consiste em 6 grandes etapas. Algumas delas, como o levantamento de dados e a análise são recorrentes e acontecem durante todo o processo. O importante é ter em mente que você deve passar por todas elas.

Cada etapa dá uma contribuição para a dissertação e na avaliação final é esperado que os resultados de cada etapa estejam documentados e redigidos adequadamente. Não pule etapas! Aproveite o máximo cada uma delas e boa sorte!