Dissertação de Mestrado: Como Fazer um Projeto de Dissertação de Mestrado

O projeto de pesquisa de mestrado não é algo fácil de se fazer. Principalmente se você não trabalhou ou pesquisou antes na área que quer pesquisar. Por envolver perguntas relacionadas a um problema científico a ser abordado, geralmente são pessoas que já estão trabalhando e imersas na área de pesquisa que conseguem escrever um projeto realmente relevante.

Por conta disso, a orientação de um professor ou pesquisador da área pode ser fundamental para que você monte um projeto que tenha mais chances de ser aprovado.

As duas questões principais para elaborar o projeto são o tema e o conteúdo. O tema diz respeito ao objeto em si da pesquisa. A estrutura diz respeito a como você vai apresentar o seu plano de pesquisa para a instituição.

O tema da dissertação ainda no pré-projeto

O problema que será estudado na mestrado é a primeira coisa avaliada pela instituição. Por ser assim, é o fator mais importante da seleção. No mestrado, o assunto não tem a mesma exigência de originalidade e profundidade que o Doutorado. Mas isso não significa que você possa escolher temas genéricos e apenas fazer uma revisão bibliográfica.

Na hora de propor um tema, após ter se aconselhado com outros pesquisadores que estão atualizados no campo de pesquisa, proponha um problema que seja bem delimitado, que seja possível de ser pesquisado e apresentado em dois anos, e que ao mesmo tempo não fuja do escopo do mestrado.

Uma boa estratégia é conhecer os laboratórios e grupos de pesquisa da instituição e pensar um problema que esteja dentro do que esses grupos já estejam pesquisando. Além de ser interessante para já estabelecer uma ponte de contato com os pesquisadores da instituição, é um ótimo atalho para encontrar um tema que seja do agrado da instituição.

Estrutura e o projeto em si

Muitas universidades possuem modelos e Templates da estrutura do projeto de dissertação. De maneira geral, alguns itens acabam sendo sempre os mesmos. E são também os mais importantes:

• Introdução;
  • Motivação;
  • Justificativa;
  • Objetivos;
  • Descrição do problema/tema;
  • Metodologia;
  • Cronograma;
  • Referências bibliográficas;

O importante na hora de elaborar esses itens, é fazer tudo dentro do modelo que a universidade oferecer, e lembrar sempre de uma coisa: A sua proposta deve estar dentro do que a instituição pesquisa e suas preferências. Leia atentamente os critérios de seleção e também os tenha em mente na hora de redigir o seu trabalho.

Dois itens que são especialmente importantes por serem bastante negligenciados, são a metodologia e motivação. Por que você decidiu escolher pesquisar esse tema? Como você vai alcançar os seus resultados, com quais métodos? Mostrar que você tem capacidade de executar um trabalho usando boas metodologias e métodos de pesquisa e saber justificar o porquê de seu tema ser relevante, com certeza são pontos positivos para o seu projeto de dissertação.

Dica de ouro

A nossa dica de ouro é que você escute a opinião de um professor ou pesquisador antes mesmo de submeter o seu projeto para avaliação. Não precisa ser nem da mesma instituição. Uma vez que você tenha o documento redigido, busque entrar em contato com pessoas ligadas ao tema e tentar saber a opinião deles. Por mais que muitos emails possam ficar sem resposta, um único feedback pode ser de grande ajuda.

No mais, não espere para começar a redigir o seu projeto. Se informe com a universidade sobre o modelo e o cronograma, e comece desde já!