Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado: Como Melhorar a Escrita

Um tema muito sensível nas dissertações e teses de todas as áreas é qualidade da escrita dos pesquisadores. Existem pessoas que escrevem muito bem e de forma coerente, mas é muito comum encontrar textos confusos, prolixos e mal escritos.

Você quer um tese ou dissertação bem ou mal escrita? Apostamos que você quer um trabalho o mais bem escrito possível. Então, continue a leitura e aprenda como melhorar a qualidade textual de seu trabalho.

Utilização moderada de corretores automáticos

Corretores automáticos são muito úteis para qualquer trabalho acadêmico. Erros de digitação e de ortografia são sempre identificados por esses corretores. Dessa forma, eles são um aliado fundamental para que você não cometa erros triviais.

Mas um cuidado é importante. Embora erros de digitação e de ortografia sejam facilmente identificados, erros de concordância e de sintaxe são mais difíceis de serem pegos pelos corretores automáticos e muitas vezes passam batido.

Para avaliar se uma frase ou parágrafo está muito confuso ou possui erros de português que os corretores não identificam, é preciso uma pessoa com olho treinada e sem viés. Esse é o assunto da próxima seção.

Contrate um revisor profissional

Revisores são pessoas treinadas e com formação na área de línguas. Um revisor profissional não só corrige erros de ortografia como também avalia a qualidade textual como um todo, podendo sugerir reformulações e formas de simplificar o texto. Outro ponto muito importante, o revisor também avalia a adequação do texto às normas ABNT ou específicas da sua instituição.

Independente da área da pesquisa, um bom revisor é fundamental para que o texto final esteja bem escrito e de acordo com todas as regras de português e as normas ABNT.

E fique atento. Um bom revisor não é contrato por apenas algumas dezenas de reais. Preços muito baixos indicam que a pessoa provavelmente vai fazer uma leitura superficial. Faça questão de contratar um profissional sério.

Sempre faça revisões com um intervalo de tempo longo

As revisões do texto devem ser feitas sempre que uma nova seção da tese ou dissertação é escrita. Se você acabou de escrever duas novas páginas para a seção de revisão bibliográfica, a revisão dessa parte não deve esperar o final do trabalho.

A nossa recomendação é que sejam feitas duas revisões. A primeira é feita imediatamente após o texto ser escrito, e serve para corrigir os erros de digitação mais evidentes. A segunda revisão deve acontecer depois de um intervalo de tempo mais longo, com o objetivo de retirar o viés de seu cérebro. Essa segunda revisão geralmente permite identificar formas mais claras de escrever o texto e muitas vezes leva a reformulações importantes.

Preparado para uma boa escrita?

Você acabou de conhecer algumas dicas fundamentais para escrever melhor e garantir que a redação de sua tese ou dissertação seja impecável. Agora você está preparado para criar um trabalho escrito de forma clara, objetiva, e o mais importante de tudo, sem erros ou trechos confusos. A sua nota final com certeza refletirá a qualidade de seu texto.