Dicas simples para fazer uma boa apresentação em Power Point

As apresentações de slides em Power Point são muito subestimadas. É muito comum nos depararmos com apresentações que fazem tudo o que não deve ser feito em uma apresentação. Esse tipo de apresentação é fácil de identificar. São aquelas em que os slides são pesados e desinteressantes, o apresentador não consegue manter a atenção do público e as pessoas começam a divagar e a não prestar a atenção no que está sendo falado.

Como fazer uma apresentação interessante e leve? Quais os truques para que o público não perca o foco na apresentação? O que o Power Point oferece de ferramentas para fazer uma boa apresentação? Vamos responder todas essas perguntas agora.

Boas práticas de apresentação no Power Point

As boas práticas para elaborar uma apresentação no Power Point já são bem conhecidas, mas a quantidade de pessoas que montam apresentações pesadas e difíceis ainda é muito grande.

Boa Apresentação Power Point

As dicas para uma boa apresentação são simples e não demandam nenhum tipo de conhecimento específico de informática ou de Power Point. Apenas o básico que todo mundo conhece já é o suficiente. As principais dicas são:

  • No segundo slide, faça uma agenda mostrando o tamanho e tempo de duração da apresentação. Mostre também como ela está dividida e qual vai ser o conteúdo apresentado;
  • Utilize cores vivas nos slides, principalmente em gráficos e imagens. Mas tome cuidado para não usar cores muito fortes ou que descaracterizem a apresentação. As cores são apenas para ajudar o público a ler os slides, e não são o motivo em si da apresentação;
  • Não utilize mais de 40 palavras por slide;
  • Escreva tudo utilizando estrutura de tópicos ou apenas pequenas frases de efeito. Jamais escreva textos em prosa muito grandes;
  • Tenha preferência por gráficos em pizza e tradicionais e evite de usar tabelas com muitos dados. Tabelas são difíceis de serem lidas em uma apresentação e são uma razão de perda de foco para o público;
  • No último slide, deixe os seus contatos para que o público possa te contatar posteriormente.
  • Utilize imagens sempre que possível;

Essas dicas são gerais e valem para qualquer apresentação de slides, independente do conteúdo ou da área em específico. Um outro ponto importante, que não diz respeito aos slides mas que também faz parte da apresentação, é a postura do apresentador.

Por melhor que esteja o seu Power Point, você também deve seguir as boas regras de apresentação oral, falar alto e de forma claro, olhar no olho do público e usar linguagem corporal de forma adequada. Super apresentações de slides com imagens, vídeos e efeitos, mas que não são apresentadas de forma adequada, podem acabar causando uma má impressão.

Conclusão

O Power Point é uma ferramenta fácil de usar e com as boas práticas que você acabou de aprender suas apresentações vai ficar mais interessantes e leves para o público. Lembre também de treinar suas habilidades como orador e apresentador. Falar em público é difícil, mas também é treinado e aprendido com o tempo.