Conheça a Formatação de Trabalhos pelas Normas Vancouver

As normas ABNT são amplamente conhecidas e utilizadas pelos estudantes brasileiros. Mas para artigos e monografias  da área de saúde, um outro conjunto de normas é utilizado. Trata-se do chamado Estilo Vancouver.

Alguns exemplos de cursos  que utilizam as normas Vancouver são: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, dentre outros. Todos trabalhos acadêmicos de graduação e especialização dessas áreas devem seguir esse padrão de referências e citações.

Apesar de ter algumas semelhanças, esse estilo de formatação tem muitas diferenças com as normas ABNT, as mais conhecidas dos estudantes brasileiros.

O que e de onde surgiu o Sistema Vancouver?

O sistema de Vancouver tem esse nome pois surgiu a partir de uma reunião realizada na cidade de Vancouver, no Canadá,  no ano de 1978. Neste encontro foi decidido a criação do Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE).

O conjunto de regras de Vancouver foi desenvolvido pelos especialistas da Biblioteca Nacional de Medicina dos EE.UU. Já foram publicados várias versões do sistema de normas com diferentes requisitos de uniformidade. A última versão foi publicada em abril de 2010.

O principal aspecto normalizado pelo sistema Vancouver são as referências. As normas de formatação e configuração, como margens e numeração de páginas não são abordados no estilo Vancouver, sendo geralmente seguido o padrão ABNT (no Brasil).

Alguns aspectos importantes do sistema Vancouver são:

  • Monografias devem ser desenvolvidas em texto corrido;
  • Quantidade máxima de 30 páginas, incluindo os elementos pré-textuais como: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências;

No que diz respeito à formatação em si, pode seguir o padrão ABNT pois a metodologia não aborda muitos dos aspectos que a norma brasileira. No entanto, é necessário que você converse com seu orientador e pesquisa na sua universidade se há alguma modelo ou formatação em específico. Algumas instituições usam regras próprias para os trabalhos acadêmicos.

Numeração de autores e referências

De maneira geral, o Sistema Vancouver é um sistema de referências de numeração de autores, mas que independe dos detalhes de formatação do conteúdo em si do trabalho. Vamos ver como funcionam algumas das principais regras desse sistema:

Todos os autores citados como referência para a elaboração de uma monografia devem ser apresentados em um formato de lista por numeração ordinal. Sempre ao final da frase ou parágrafo, e acompanhando a sequência.

A menção aos autores no decorrer do texto deve ser feito utilizando-se os número de referência, colocados em ordem numérica exatamente igual à ordem em que foram apresentados na seção de referências.

Considerações finais

Nesse texto você descobriu o que é e de onde surgiu o Sistema Vancouver. Aqui no blog temos ainda outro texto falando sobre as regras desse sistema com mais detalhes, não deixe de o ler também!

Além disso, não se esqueça de verificar na sua instituição, especialmente com seu orientador, qual é o estilo de formatação de conteúdo que deve ser acompanhado das normas Vancouver para citação de autores.

Siga as orientações para o conteúdo e faça as referências e as citações de acordo com o sistema Vancouver. Boa sorte com sua monografia!