Normas ABNT: A importância

As normas ABNT são velhas conhecidas de toda a comunidade acadêmica. Se você em algum momento da vida teve de fazer um trabalho acadêmico, seja um TCC ou um artigo, provavelmente você teve que se sentar por algumas horas e se preocupar em analisar se seu trabalho estava de acordo com o prescrito nas normas ABNT.

Mas você já se perguntou por que essas regras são tão necessárias e cobradas? De onde vem a importância de ter regras tão rigorosas e amplamente cobradas e aplicadas em todos os trabalhos acadêmicos?

Neste artigo nós vamos falar exatamente sobre isso. Ao final, espera-se que você entenda o porquê de a ABNT ter a importância que tem para trabalhos acadêmicos. Vamos ler?

Benefícios da normalização e instituição de padrões

O objetivo de qualquer norma, seja de formatação ou de qualquer outra coisa, é assegurar que certas características estejam presentes nos produtos, processos e serviços realizados num país. Por exemplo:

• Qualidade;
  • Segurança;
  • Confiabilidade;
  • Eficiência
  • Respeito ambiental;
  • Dentre outros;

Quando produtos não são compatíveis com equipamentos que já temos ou de mercado, mostram ser perigosos e não ter segurança, automaticamente associamos isso ao fato de esse produto não estar cumprindo as regras ou normas de qualidade.

Ao contrário, quando processos de fabricação e produtos funcionam e de maneira adequada e eficiente, com segurança e de forma sustentável, isto é porque eles estão de acordo com as normas e regras.

Assim sendo, como a própria ABNT diz: “ As normas têm uma contribuição enorme e positiva para a maioria dos aspectos de nossas vidas. São inúmeros os benefícios trazidos pela normalização para a sociedade, mesmo que ela não se dê conta disso

Mas e no mundo acadêmico? Este é o assunto da próxima seção.

A importância das normas ABNT para o mundo acadêmico

Em especial, gostaríamos de falar da importância das normas ABNT para o mundo acadêmico e científico. Todas aquelas regras que você tem que seguir para fazer seu TCC, dissertação ou tese de doutorado tem uma razão de ser.

São dois grandes motivadores para a utilização de normas acadêmicas como a ABNT:

Padronização: Padronizar significa estabelecer um modelo padrão que deve ser seguido por todos. Você já imaginou como seria se todo mundo pudesse escrever os TCCs e dissertações da forma que achasse melhor. Seria uma bagunça, cada um ia escrever de um jeito diferente e o entendimento dos trabalhos não seria nada fácil. A padronização faz com que todos os trabalhos tenham o mesmo formato, promovendo o entendimento universal e a facilidade de leitura e compreensão.

Qualidade: Trabalhos acadêmicos são projetos rigorosos, feitos segundo uma metodologia científica e que visam trazer contribuições relevantes para a ciência. Mas para garantir a qualidade desses trabalhos, que sejam embasados em boas referências e que essas referências sejam rastreáveis, é preciso seguir normas de formatação e desenvolvimento. Garantir a qualidade dos trabalhos acadêmicos é uma das principais razões que conferem importância às normas ABNT.

Conclusão

Mais do que um simples conjunto de regras, as normas ABNT são responsáveis por garantir o entendimento universal dos trabalhos acadêmicos e um nível mínimo de qualidade entre eles.

Além disso, todas as outras regras, de outros setores da sociedade, são importantes para garantir a segurança e a qualidade dos produtos, serviços e processos realizados nas mais diversas facetas da economia e da sociedade.

Normatização é coisa séria e por isso respeitar as regras ABNT, não só para trabalhos acadêmicos mas para qualquer trabalho ou processo que seja exigido, é muito importante e não deve ser relevado.