Monografia, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado: Saiba a diferença

São vários os tipos de trabalhos acadêmicos elaborados todos os anos nas universidades brasileiras: Monografias, TCCs, TGs, Dissertações, Teses, artigos e tantos outros. Todos esses trabalhos têm algumas características em comum, mas fundamentalmente são trabalhos com objetivos diferentes e que portanto também possuem alguns requisitos que diferem de um para o outro.

No mundo acadêmico esses termos nem sempre são usados com a devida precisão. É muito comum ver pessoas dizendo que vão apresentar uma “tese de mestrado”, por exemplo, para ficar apenas em dos equívocos mais comuns.

Mais grave do que simplesmente usar os termos nos contextos inadequados, é quando um estudante faz um tipo de trabalho acadêmico que na verdade não cumpre os requisitos necessários para aquele contexto. Por exemplo, quando um pesquisador de doutorado apresenta como tese um texto que é muito mais uma dissertação monográfica do que uma tese propriamente dita. Ou então, quando um estudante de mestrado elabora uma dissertação que está mais para um artigo científico do do que para uma dissertação de mestrado.

É preciso alguma orientação para que os estudantes e pesquisadores não cometam o erro de elaborar um trabalho acadêmico que não esteja condizente com o curso ou nível de pesquisa esperado. É preciso também que esteja claro as principais diferenças entre esses diversos tipos de trabalhos acadêmicos, destacadamente as monografias, dissertações, teses, artigos e TCCs.

Vamos falar rapidamente o que é cada um desses trabalhos e quais as diferenças de um para o outro. O primeiro deles será o TCC.

TCC – Trabalho de conclusão de curso

O TCC é um trabalho acadêmico que pode assumir diferentes formatos. Como o próprio nome já sugere, trata-se de um documento de caráter acadêmico que visa certificar que o aluno possui as competências necessárias para concluir um determinado curso.

O TCC pode ser uma monografia, um artigo, uma apresentação, ou qualquer outra forma de produção acadêmica que seja definida pela instituição de ensino como sendo a que melhor certifica que o aluno adquiriu o conhecimento e habilidades ministradas com sucesso.

Monografia

Uma monografia, como a raiz da palavra sugere (“monos”), trata-se de um estudo científico sobre um assunto específico, geralmente bem especializado e circunscrito a uma área específica do conhecimento.

Trata-se de uma estudo sistemático, baseado em uma metodologia de natureza científica e objetiva, que visa analisar de forma crítica e apresentar resultados referentes a uma dada área do conhecimento.

Por essa definição pode-se dizer que artigos, dissertações e teses também são tipos de produções monográficas, e isso não está exatamente errado. Todas essas produções científicas tratam de temas bem específicos e se caracterizam por serem uma investigação objetiva e sistematizada com base em uma metodologia científica válida. No entanto, existem diferenças no que diz respeito ao grau de originalidade e ao nível de profundidade e extensão das pesquisas.

Dissertação de mestrado

A dissertação de mestrado é o trabalho acadêmico exigido para se obter o título de mestre em um determinado campo do conhecimento. Trata-se de um trabalho stricto sensu, no qual o aluno faz uma investigação de um assunto específico sob supervisão de um professor orientador.

A dissertação de mestrado não precisa, como requisito obrigatório, abordar um tema novo ou produzir uma contribuição original para aquele campo do conhecimento. Em geral, é uma pesquisa sistemática na qual são feitos experimentos, comparações e análises. Nada impede que o resultado seja inédito, mas o grau de originalidade requerido da pesquisa não é alto e não se compara a uma tese de doutorado por exemplo.

Tese de doutorado

A tese de doutorado possui um nível de exigência muito maior do que a dissertação de mestrado e também possui um grau de originalidade muito maior. Também é um trabalho Stricto Sensu e a sua aprovação é requisito obrigatório para a obtenção do título de doutor em uma dada área do conhecimento.

Na tese de doutorado deve ser apresentado algo de novo, seja uma metodologia nova, uma nova equação, uma descoberta, um novo elemento, um novo produto ou equipamento. O doutorando deve defender a sua “descoberta” e convencer os seus avaliadores de que a tese representa uma contribuição inédita para o corpo de conhecimento pesquisado.

Similaridades entre monografia, dissertação e tese

Apesar das diferenças quanto ao nível de originalidade e profundidade, há também alguns aspectos que são bem parecidos entre esses diferentes tipos de trabalhos acadêmicos, dentre eles podemos citar:

  • Formato: Em geral a formatação e os itens que devem constituir as monografias, dissertações e teses não são muito diferentes. Introdução, resumos, abstracts, revisão de literatura, conclusões, referências bibliográficas, metodologia, todos esses são elementos comuns desses trabalhos acadêmicos.
  • Linguagem: Não só nas monografias, dissertações e teses, mas também em artigos e qualquer outra produção de natureza científica, a linguagem que deve ser utilizada é impessoal, objetiva e sóbria. Deve-se apresentar de forma clara e sem rodeios como foi feita a pesquisa os resultados obtidos.

Faça um trabalho condizente com seu curso!

Se você é um mestrando, um doutorando ou ainda está na graduação, fique atento ao tipo de produção acadêmica que você deve produzir para conseguir alcançar os seus objetivos. Como vimos, principalmente as dissertações e teses de doutorado possuem especificidades importantes que você deve ter em mente.

Se você não atingir os graus de profundidade e originalidade condizentes com o seu curso, pode ser que anos de estudo e pesquisa sejam perdidos e você não seja aprovado de primeira.

Lembre-se de que trabalhos científicos possuem aspectos em comum que o seu também deve ter, como a linguagem formal e objetiva e o formato bem definido. E o mais importante de tudo, cuide para que o conteúdo apresentado seja relevante (não necessariamente inédito) para o seu público alvo e seu campo de conhecimento. Assim você estará garantido que além de uma boa nota você conseguirá ir além e dar uma boa contribuição para as pesquisas dentro da sua área de atuação.