Monografia: O que é e como fazer

Uma monografia não é um trabalho simples de se fazer. Comumente pedido como trabalho final de curso  nas mais diversas faculdades e instituições, a elaboração de uma monografia demanda tempo e esforço por parte do autor.

Existem algumas dicas que podem te dar um norte bem objetivo de como fazer a sua monografia. De fato, por se tratar de um trabalho com alta relevância acadêmica e ser importante para a colação de grau e conclusão de toda uma trajetória de estudo e pesquisa, é preciso ter um certo planejamento e seguir uma estrutura passo a passo para não correr maiores riscos e conseguir redigir um bom trabalho.

Vamos discutir aqui os principais pontos sobre o que é como fazer  passo a passo uma monografia bem feita.

O que é uma monografia?

A monografia é um trabalho de natureza científica que visa dissertar e apresentar inovações dentro de uma área restrita da ciência. Ou seja, define-se um assunto, geralmente com um grau de especialização bem aprofundado (temas amplos não costumam ser estudados em monografias), e faz-se todo um trabalho de levantamento da literatura científica mais atual e, tendo por base o corpo de conhecimento existente até ali, propõe-se uma pesquisa e uma análise nova de algum aspecto ou resultado daquele campo do conhecimento.

Ao contrário de artigos científicos, que podem ter de um até vários autores simultâneos, as monografias são, em geral, redigidas por apenas uma pessoa sob supervisão de um professor orientador especialista na área de pesquisa.

Um ponto muito importante da monografia é a sua formatação e regras de apresentação e elaboração. A ABNT possui um corpo de regras bem definido para se elaborar monografias. Além disso, as faculdades e instituições de ensino também costumam adotar algumas regras próprias. Assim, é de suma importante que o trabalho esteja de acordo com as regras exigidas.

Uma monografia é tradicionalmente produzida com os seguintes itens:

  • Capa, folha de rosto, dedicatória e agradecimento por parte do autor;
  • Abstract em inglês, resumo e listas de imagens e gráficos/tabelas
  • Introdução, metodologia, revisão da literatura, análise de dados e considerações finais
  • Referências bibliográficas

Agora que você já sabe o que é uma monografia, vamos aprender como elaborar uma boa monografia passo a passo.

Como fazer uma boa monografia

Há uma série de passos a serem dados para se chegar a um resultado satisfatório em relação à monografia. Vamos analisar os principais deles.

1 – Escolha da área e orientador

O assunto específico da monografia é um tema mais restrito de uma área de conhecimento. É interessante que antes de defini-lo você já saiba pelo menos a área macro que você deseja estudar e já tenha escolhido um orientador que seja especialista nesta macro-área.

Uma vez que você conheça a área mais ampla dentro da qual deseja pesquisar e já tenha entrado em acordo com um professor para ser seu orientador, você estará mais bem preparado para definir o tema específico e, é claro, seu orientador pode dar dicas valiosas ou até mesmo direcionar seu trabalho. Afinal de contas, ele já um pesquisador atuante na área e conhece quais os temas mais em voga ou quais os temas que precisam de mais produção acadêmica.

2 – Definição do tema

O tema específico de sua pesquisa deve ser escolhido preferencialmente em comum acordo com seu orientador. É importante que seu professor orientador tenha condições técnicas de te guiar e ajudar sempre que necessário, e nesse sentido, é muito importante que ele esteja confortável com o tema escolhido para a monografia.

Uma outra boa dica é utilizar uma ferramenta de sugestão de temas. Este é um simulador de ideias que baseado em informações macro que você fornece te dá uma lista com sugestão de temas para serem pesquisados. Claro que você deve ficar atento e não escolher um tema simplesmente porque foi sugerido. Faça uma lista de ideias (é aqui que o simulador pode ajudar) e faça uma rápida pesquisa sobre cada uma delas junto a seu orientador. Assim você terá melhores condições de identificar um tema que seja ao mesmo tempo relevante e que seja interessante de ser pesquisado.

3 – Faça um pré-projeto

Agora que você já tem um orientador e já definiu junto com ele qual será o tema da pesquisa, é hora de fazer o seu pré-projeto. O pré-projeto é importante para poder estabelecer de forma mais clara o que será pesquisado realmente e o que se espera ao final do trabalho.

Para esse pré-projeto já é válido fazer uma revisão bibliográfica mais resumida, consultar os principais artigos e referências bibliográficas. O pré-projeto deve deixar claro o caminho que será seguido por você no decorrer da pesquisa. Algumas faculdades exigem o pré-projeto como parte integrante de todo o processo de elaboração da monografia.

4 – Faça um cronograma

Um cronograma com as principais datas de referência e o que deve estar pronto até lá é fundamental para que você saiba quando está atrasado ou adiantado. Assim você vai saber quando é necessário correr um pouco mais ou se você pode desacelerar e se dedicar a outras coisas num dado momento.

5 – Faça um template da monografia com antecedência

É muito comum alunos dizerem que a parte de formatação toma tanto tempo quanto a pesquisa de uma monografia. Realmente, formatar um trabalho científico como uma monografia não é fácil e é a parte mais chata de toda a pesquisa.

Para evitar transtornos com isso, o recomendado é que você faça um template já no início do projeto, contendo todas as regras de formatação que sua instituição de ensino exige. Com um template pronto, tudo ficará mais fácil no decorrer dos trabalhos.

6 – Faça reuniões quinzenais para avaliar o andamento da pesquisa

Agora que você já tem tudo que precisa para começar a pesquisa, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, no teclado do computador, e pesquisar o seu tema com afinco. A grande dica aqui é não deixar de ter uma frequência mínima de reuniões com seu orientador para que vocês possam avaliar o andamento dos trabalhos e saber se tudo está dentro do cronograma e se é precisa fazer algum ajuste. O recomendado é que no mínimo uma vez a cada quinze dias você tenha uma conversa com ele para saber se está tudo indo dentro do esperado.

Mão à obra!

Agora não há mais o que esperar. Os passos que você precisa dar para fazer uma monografia já são conhecidos por você. O que falta agora? Falta dar o primeiro passo e entrar de cabeça na elaboração de seu trabalho. Boa sorte e divirta-se!