Monografia Pronta: Descubra os 7 erros mais comuns em monografias e TCCs

Os trabalhos de final de curso são o passo final para obtenção do diploma. Você não quer errar logo nessa hora, quer? Para que você evite de cometer errinhos comuns que os alunos incorrem nessa hora fundamental do curso, vamos apresentar neste artigo os 7 erros mais comuns encontrados em monografias e TCCs.

Vamos lá!

1  –  Linguagem técnica pobre

O texto de monografia é uma redação sobre um tema específico, dentro de uma área em específico. Para demonstrar domínio do assunto, você tem que demonstrar que conhece o jargão técnico da área. Textos com linguagem técnica pobre não demonstram segurança.

2 – Repetição de palavras

Esse é um problema geral de qualquer redação. São poucas as pessoas que tem um vocabulário mais completo e sabem usar sinônimos de forma eficiente. No TCC é muito comum ver palavras repetidas, até mesmo muito próximas umas das outras. Isto empobrece o texto e dá a impressão que o autor não leu o que escreveu. Use o bom e velho dicionário e não seja repetitivo

3 – Textos em primeira pessoa

Textos acadêmicos não utilizam a primeira pessoa, ou seja, você não escreve: “Eu pesquisei”, “Eu fiz”, “Eu observei”. O correto é usar linguagem impessoal: “ Pesquisou-se”, “Fez-se”, “Observou-se”, e assim por diante.

4 – Concordância verbal errada .

Um erro bobo de português, mas que incrivelmente sempre passa batido em muitos trabalhos. Muitos corretores ortográficos simplesmente não identificam esse tipo de erro, portanto é uma coisa que somente uma boa revisão feita mais de uma vez pode realmente resolver. Verbo e sujeito deve concordar em número e gênero. Pequenos erros como esse são muito ruins para  o autor do texto.

5 – Períodos e frases demasiadamente longos

Muitos alunos têm a ideia de que textos com frases e períodos longos passam a impressão de uma redação mais complexa e elaborada. Isso não é verdade. Frases longas e prolixas apenas dificultam o entendimento e devem ser evitadas.

6 – Pontuação inadequada

Este é outro erro bobo de português que os alunos deixam passar batido por não providenciarem uma revisão adequada. Corretores automáticos nem sempre funcionam 100%, portanto não é uma boa ideia confiar neles. Contrate uma pessoa ou peça para um amigo que leia com atenção o texto para revisá-lo.

7 – Citar referências mas não usá-las no texto

Outro erro comum. As referências, se estão presentes no texto, devem ser usadas no trabalho. Uma referência que está constando lá no final da monografia mas que não foi citada em nenhuma parte do texto serviu para que? Por mais que ela tenha sido útil, é importante aproveitar o máximo possível as referências bibliográficas e utilizá-las no texto.

Conclusão

Não confie em corretores automáticos do word ou da internet. Apesar de serem úteis para filtrar muita coisa, eles não substituem uma boa revisão textual feita por um olho bem treinado. No mais, se esforce para usar bem as referências e escreva um texto rico em informações técnicas e que demonstre que você tem domínio sobre o assunto. Com essas dicas, o seu diploma estará mais próximo do que você imagina!