Monografias: Deixe sua monografia pronta sem sofrimento

Para deixar a sua monografia pronta, você não precisa sofrer. Apesar de ser um trabalho de um ano de duração e que tem uma exigência acadêmica relativamente alta, existem uma série de dicas que você pode seguir para que não tenha que passar por momentos difíceis.

Neste texto vamos falar sobre algumas práticas que ajudam durante o desenvolvimento da monografia sem que você tenha que se desdobrar ou se cansar em demasia. Essas dicas são especialmente pensadas para aqueles alunos que estão saturados no fim do curso, já não tem o mesmo fôlego do início. Ter que enfrentar a monografia sem entusiasmo e apenas na inércia para formar pode ser desafiador. Mas nós vamos te ajudar!

Práticas para controlar o processo de monografia

A primeira coisa que gostaríamos de ressaltar é o número de disciplinas cursadas ao mesmo tempo com a monografia. Para deixar sua monografia pronta o quanto antes e da melhor forma possível, é interessante que você não faça um número excessivo de matérias. Isso nem sempre é possível pois geralmente ao final os alunos querem terminar o quanto antes e acabam se matriculando no maior número possível de matérias.

Mas é aí que entra o planejamento. Mais ou menos na metade do curso você já tem que começar a antever que como vai estar a sua grade de disciplinas. Se for inevitável pegar um número excessivo de matérias, faça isso no penúltimo ano, e não ano que você for fazer a monografia.

A monografia por si só dá tanto trabalho quanto uma disciplina, aliás, dá mais trabalho do que duas ou três disciplinas juntas. Portanto  tenha em mente que é interessante fazê-la fora daquele ano em que você ultrapassa o número das dez disciplinas cursadas ao mesmo tempo.

A segunda prática é uma inspiração do XP – Extreme Programming. Essa é uma metodologia de gestão da indústria de TI que até já foi mencionada aqui no blog antes. Ela tem uma prática que é muito interessante e válida para nosso caso. É o desenvolvimento incremental. Essa prática prega que você deve trabalhar com pequenos ciclos de 10 a 15 dias no máximo, e dentro desses ciclos, estabelecer pequenas “entregas”, tarefas que devem ser executadas e estar prontas ao final do ciclo.

O que acontece geralmente é que os alunos acabam deixando para escrever quase tudo em um curto intervalo de tempo, inclusive a parte de formatação. O desenvolvimento incremental prega exatamente o contrário, e a experiência mostra que é o que permite desenvolver um trabalho com o menor sofrimento(esforço) possível. Ou seja, ao invés de fazer um grande volume de trabalho em um curto espaço de tempo, você faz pequenas entregas ao longo de pequenos ciclos de tempo, mas que são constantes durante todo o ano de realização da monografia.

Não sofra para deixar sua monografia pronta!

Você não precisa sofrer ou deixar de fazer coisas que gosta para ter que se dedicar integralmente à elaboração da monografia. Siga as nossas práticas, principalmente o desenvolvimento incremental e você verá como tudo ficará mais fácil!