Monografias Definição e Significado

Monografias: Se você está realizando algum curso de nível superior é importante saber a respeito de trabalho de conclusão de curso e monografia. Acompanhe o artigo e fique por dentro destes assuntos.

Definição e significado sobre monografias, TCC e como ter monografias prontas

Se você está cursando algum curso de nível superior, com certeza em algum momento deverá realizar seu trabalho de conclusão de curso ou monografia.

Por esse motivo é bom saber o que eles são e como fazê-los da maneira correta para conseguir finalizar seu curso no ensino superior.

Acompanhe este artigo e saiba mais a respeito de trabalho de conclusão de curso e monografia.

Definição sobre Monografias

O que é um trabalho de conclusão de curso?

O trabalho de conclusão de curso, também conhecido pela sigla TCC, é um trabalho acadêmico usado no meio educacional brasileiro para a avaliação final de alunos de cursos de nível superior ou técnico.

O objetivo deste trabalho é realizar a análise do conhecimento do aluno adquirido ao longo do período de ensino, através de um instrumento científico.

O tipo de trabalho a ser realizado, as regras para a sua criação e apresentação são estipulados pelas instituições de ensino superior ou técnico.

Muitas pessoas em busca de saber mais a respeito de trabalho de conclusão e curso e monografia acreditam que os dois são a mesma coisa.

Vale a pena ressaltar que não.

O trabalho de conclusão de curso é qualquer instrumento de avaliação final de um aluno.  Ele pode ser realizado de várias maneiras diferentes, os principais tipos de TCC são:

  • Tese;
  • Dissertação;
  • Relatório Científico;
  • Projeto arquitetônico ou urbanístico;
  • Plano de Negócios;
  • Dissertação;

Dessa forma entende-se que a monografia é um dos tipos de TCC que podem ser apresentados como trabalho de conclusão de curso.

Inclusive a monografia é o método de avaliação mais adotado pelas instituições de ensino superior como avaliação final em cursos de graduação, pós-graduação, MBA e até cursos de nível técnico.

Para a criação de monografias á necessário que você tenha em mente alguns fatores básicos que compõe esse tipo de trabalho de conclusão de curso.

Por se tratar de um trabalho científico ele deve apresentar as seguintes características:

  • O objeto de estudo deve ser definido com bastante clareza, lembre-se que ele deve ser reconhecido por outras pessoas.
  • O estudo pode ser a respeito de algo original, que nunca tenha sido visto de maneira acadêmica, ou rever um assunto que já tenha sido debatido, porém através de um novo ponto de vista.
  • O trabalho de conclusão de curso ou monografia deve apresentar hipóteses de maneira que outras pessoas possam contestá-las ou confirmá-las.
  • O trabalho de conclusão e curso de curso ou monografia também deve apresentar alguma utilidade para alguém.

Como fazer uma monografia?

Para fazer um trabalho de conclusão de curso ou monografia é necessário estar atento a diversos detalhes.

A primeira coisa a se saber é que este tipo de trabalho possui um importantíssimo papel didático e pedagógico, ao oferecer ao estudante a capacidade de dominar métodos e técnicas científicas.

Por ser um tipo específico de trabalho acadêmico é necessário observar algumas coisas antes da sua realização. Veja a seguir quais:

  • A monografia, na maioria das instituições de ensino é um trabalho realizado por uma pessoa. Como o próprio nome indica: mono é de origem grega e significa “um só”, já grafia, também de origem grega, significa “escrever”.
  • A monografia é realizada através da abordagem de um único tema.
  • O caráter do trabalho é totalmente científico e ele leva em consideração as regras citadas anteriormente.
  • Não é recomendável realizar a abordagem de diversos assuntos para a realização de um trabalho deste tipo.
  • Quando mais limitado o assunto melhor é para o autor do trabalho. Além disso, esse fator auxilia a oferecer maior segurança durante as fases de execução do trabalho.
  • Discuta sempre com o seu orientador em busca do melhor tema, o ideal é ter uma ótima relação com este professor para garantir um bom trabalho.

Agora que você sabe mais a respeito da definição do tema da monografia vale a pena saber também a respeito de como realizar este trabalho da melhor maneira possível.

A estrutura básica de uma monografia

As instituições de ensino superior exigem que os alunos sigam padrões para a realização de uma monografia, que por sua vez podem ser encontrados na ABNT.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão que regulamenta a respeito de da criação de trabalhos de conclusão de curso ou monografias. Veja a seguir quais são os elementos indispensáveis para este trabalho:

Elementos pré-textuais

É toda a parte do trabalho que vem antes do desenvolvimento do estudo científico. Veja a seguir quais:

  • Capa: elemento obrigatório deste tipo de trabalho. Nele constam os dados da instituição de ensino superior, o curso que esta sendo finalizado, nome completo do aluno e do seu orientador.
  • Folha de rosto: outro elemento obrigatório; geralmente repete as informações da capa do trabalho.
  • Dedicatória: não é um elemento obrigatório. É usado para que o autor do trabalho faça uma homenagem a quem desejar.
  • Agradecimento: elemento não obrigatório. É um espaço em que o autor pode realizar os agradecimentos que desejar em relação à conclusão deste trabalho acadêmico.
  • Resumo: parte obrigatória. Nele devem constar um pequeno resumo a respeito dos objetivos, métodos, resultados e conclusão do trabalho. Deve ser seguido de uma versão em língua inglesa.
  • Sumário: o sumário é uma parte obrigatória, nele constam as divisões internas do trabalho.

Elementos textuais

Esta é a parte do trabalho onde ele é desenvolvido, ele é constituído por 3 partes.

  • Introdução: onde o autor coloca dados para que os leitores possam ter uma noção preliminar do assunto do trabalho.
  • Desenvolvimento: parte principal do trabalho. No desenvolvimento é onde constam todas as informações captadas e analisadas durante o desenvolvimento do trabalho.
  • Conclusão: onde o aluno apresenta os resultados do seu estudo científico.

Elementos pós-textuais

Esta parte do trabalho é constituída por referências bibliográficas, a bibliografia e os apêndices. As referências são um elemento obrigatório do trabalho.

Como você pode observar o trabalho de conclusão de curso ou monografia possui diversos detalhes que podem torná-lo complexo, fazendo necessário, muitas vezes, investir em monografias prontas para ajudar você na conclusão do seu curso.

Saiba também O QUE É, CONCEITO E DEFINIÇÃO SOBRE MONOGRAFIAS.