Monografia, TCC e Artigo: Saiba a Diferença

Ao final de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, e mesmo outros tipos de cursos, é praxe que a instituição ministrante exija a apresentação por parte do aluno de um trabalho acadêmico para sacramentar a sua trajetória e certificar a capacidade científica e profissional adquirida no decorrer do curso.

Esse trabalho acadêmico recebe diversos nomes que muitas vezes são usados comumente como sinônimos. Mas não é bem assim. Os termos monografia, TCC e artigo, usualmente utilizados como trabalhos de fim de curso, não são iguais e possuem diferenças importantes.

Seja na hora de executar o trabalho ou mesmo caso você decida por tomar a arriscada e não recomendada decisão de comprar uma monografia pronta ou um outro trabalho acadêmico qualquer, é importante saber as diferenças para não executar um trabalho diferente daquilo que é necessário para você colar grau e receber o diploma de seu curso.

Vamos entender as diferenças entre esses três tipos de trabalho de forma que você não terá mais dúvidas na hora de estudar e colocar a mão na massa. Vamos lá!

Monografia

Uma monografia é um trabalho científico que visa esgotar, na medida do possível, um determinado tema ou assunto da ciência. Em geral, o tema da monografia é bem específico de uma área do conhecimento e o trabalho como um todo tem por objetivo se constituir em um corpo completo de pesquisa, revisão bibliográfica, apresentação de resultados relevantes, conclusões e análises para continuidade futura da pesquisa.

Monografias são feitas por uma pessoa apenas, de forma escrita e sob orientação de um orientador, geralmente um professor com titulação de mestre ou doutor na área de concentração da monografia.

A estrutura e formatação de uma monografia é bem definida e além de possuir regulamentação pela ABNT, as faculdades e instituições de ensino costumam elaborar formatos próprios que devem ser seguidos por seus alunos.

Elementos comuns de uma monografia:

  • Capa, folha de rosto e dedicatória;
  • Abstract, epígrafe, resumo, listas (de imagens, gráficos e tabelas).
  • Introdução do trabalho, metodologia, revisão bibliográfica, análise de resultados e conclusão
  • Considerações para continuidade da pesquisa futuramente.
  • Referências bibliográficas (item muito importante)

A monografia é comumente utilizada como trabalho final de curso, isto é, como um TCC (Trabalho de conclusão de curso), mas não se deve cair no erro de achar que um TCC é uma monografia, pois isso nem sempre é o caso, como veremos abaixo.

Em tempo, as monografias são trabalhos que tem por objetivo dar uma contribuição à temática que está sendo estudada, seja por meio de um desenvolvimento novo ou uma análise diferenciada de algum aspecto daquela área do conhecimento.

O que é um TCC

O TCC é a abreviação de Trabalho de Conclusão de Curso. Como o próprio nome já diz, trata-se de um trabalho cujo objetivo é concluir, sacramentar um determinado curso. O termo é principalmente usado em cursos de graduação e pós graduação, mas pode muito bem ser usado em outros contextos também.

O TCC não determina de antemão o formato do trabalho. Pode ser que seja uma monografia, pode ser que seja um artigo, pode ser que seja uma apresentação em um seminário, dentre outros. O objetivo do trabalho de conclusão de curso é servir como trabalho final de avaliação do aluno. O resultado desse trabalho dirá se o aluno cursou os conteúdos do curso com sucesso e se ele adquiriu ou não as competências e conhecimentos necessários para o exercício da profissão ou serviço relacionado ao curso.

Em resumo, o TCC é um trabalho final e pode assumir formas variadas. A escolha de qual tipo de trabalho deverá ser feito como TCC depende da instituição de ensino.

E o Artigo, qual a diferença para a monografia?

O artigo guarda muitas semelhanças com a monografia. Em geral, é um trabalho que visa tratar de um tema específico de uma dada área do conhecimento, apresentando uma contribuição para o seu avanço ou alguma abordagem nova.

A grande diferença de um Artigo para uma monografia é que o Artigo é um trabalho de síntese, isto é, trata-se de um documento que sintetiza as principais descobertas ou observações de uma dada pesquisa, de forma resumida e objetiva, dentro de um formato padrão, para que seja apresentado e divulgado para a comunidade científica e acadêmica. Além disso, o mais comum é que os artigos sejam feitos por mais de um autor, o que é raro no caso das monografias.

Os principais elementos de um artigo são:

  • Título, Subtítulo, abstract (em inglês) e resumo
  • Introdução e revisão da literatura (de forma resumida e geralmente fazendo referência a outros artigos)
  • Resultados e conclusões, também de forma sintética
  • Breve apresentação de perfil dos autores, geralmente ao final do artigo

O formato específico e os limites de número de páginas dependem das instituições que irão avaliar e aprovar o artigo para divulgação. Revistas científicas, seminários e congressos possuem normas diferentes para seus artigos. De maneira geral, é difícil encontrar artigos que passem de uma ou duas dezenas de páginas. As monografias por sua vez podem conter desde algumas dezenas até pouco mais de uma centena de páginas.

Preparado para fazer o seu?

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, principalmente os temos monografia e TCC, esse não é o caso. Cada instituição de ensino possui as suas regras e determinações quanto a elaboração  dos trabalhos finais para conclusão do curso e também para elaboração de artigos para divulgação de pesquisas científicas.

Quando você for fazer a sua monografia, o seu TCC ou um artigo, fique atento às regras de formatação e elaboração que sua faculdade utiliza (ou revista/seminário caso seja um artigo) e não fuja das determinações ou faça coisas novas sem prévia autorização.

Independente de ser um curso de graduação, pós, ou mesmo uma pesquisa em âmbito profissional e acadêmico, esses trabalhos são o resultado final de uma trajetória de estudo e produção acadêmico e, portanto, merecem toda dedicação e cuidado com sua elaboração.

Os avaliadores desses trabalhos são meticulosos e buscam avaliar não só o conteúdo dos documentos em si mas também o comprometimento e esforço que o aluno colocou naquela pesquisa. Não deixe de fazer um bom trabalho e ter o sentimento de satisfação ao chegar ao final de sua trajetória acadêmica com um belo trabalho de conclusão de curso.