Monografias Prontas: O passo a passo para deixar sua monografia pronta

Neste artigo vamos mostrar o passo a passo para você deixar a sua monografia pronta. O primeiro passo começa ainda no semestre anterior à matrícula na disciplina de monografia. A partir dali, são vários pequenos passos que quando somados ao final representam um enorme passo na sua vida acadêmica e profissional.

Quer dar esses passos? Então veja abaixo quais são e como dar cada um da melhor maneira possível.

Planejamento e criação do Setup

Os primeiros passos começam antes mesmo da matrícula na disciplina de monografia. Aqui, são três pontos principais para você desenvolver bem o trabalho e começar com o pé direito:

  • Comece as conversas com professores e tenha um tema ou dois já previamente definidos;
  • Sabendo o tema com antecedência, tente identificar quais recursos você vai precisar. Pode ser que o livro de referência para sua pesquisa não esteja disponível na biblioteca e seja difícil de encontrar, por exemplo. Se antecipe a esses possíveis problemas e já providencie os recursos básicos que você vai precisar;
  • Monte o seu Como assim? Por setup, nós queremos dizer o seu ambiente de trabalho. Esse é um ponto negligenciado pelos estudantes. Muita gente estuda na cama, na mesa da cozinha ou em bibliotecas e salas barulhentas. Essa não é uma boa estratégia. Tenha uma boa mesa, uma boa cadeira e um bom suporte para seu notebook. O setup é como se fosse o seu escritório de trabalho. Quanto mais organizado e eficiente ele for, mais organizado e eficiente também será o seu trabalho.

Processo recursivo de tarefas e avaliação

Uma vez que você já tem um tema e já está com tudo no jeito para começar os estudos e a pesquisa, você entra em um processo de passos recursivos. É interessante pensar em ciclos de 10 a 15 dias. Em cada ciclo de tempo desse, você tem que deixar uma coisa pronta, avançar em algum ponto da monografia.

E sempre ao final de cada ciclo você deve apresentar o trabalho que foi feito, por menor que seja, para o seu orientador. Ele te dará um feedback, passará os pontos para melhorar e vocês decidirão a entrega para o próximo ciclo de duas semanas.

Esse processo é composto de três etapas:

  • Execução durante um ciclo;
  • Entrega e discussão com orientador para feedback;
  • Estabelecimento de novas tarefas para execução no próximo ciclo;

O primeiro ponto acontece durante o ciclo de 15 dias. Os outros dois acontecem durante a reunião com o orientador. Esse processo recursivo deve acontecer durante a maior parte da execução da monografia. De pequeno passo em pequeno passo, ao final você terá um passo enorme.

Considerações finais

A experiência mostra que trabalhos feitos de forma recursiva e em pequenas entregas, além de serem mais flexíveis e estarem sempre avançando, geram menos frustração e ansiedade. Assim sendo, é uma ótima recomendação para a realização de uma monografia. No fim das contas, nada mais do que um processo passo a passo, mas em passos pequenos de 15 dias e recursivos.