Tese de Doutorado: Qual a Importância para o Conhecimento

As teses de doutorado cumprem um papel fundamental na produção de conhecimento moderno. Ao contrário de trabalhos como monografias, TCCs e dissertações, que não necessariamente representam uma inovação ou um avanço em relação a uma área do conhecimento, uma tese de doutorado tem como requisito principal ser um trabalho original e que represente um novo conhecimento para a área de estudo.

Além disso, o processo como um todo de uma pesquisa de doutorado é demorado e exige uma série de provas e trabalhos por parte do doutorando. São seminários, congressos, artigos científicos, dentre várias outras demandas do mundo da pesquisa e desenvolvimento que aos poucos vão fazendo o doutorando em um pesquisador de ponta.

Qual a importância das teses de doutorado? E de maneira mais ampla, qual a importância dos cursos de doutorado para a sociedade atual? Essas são as perguntas que vamos responder neste post. Vamos lá!

O que é uma tese de doutorado?

A tese de doutorado pode ser vista como o mais consistente e importante trabalho científico de caráter monográfico. Na tese, deve ser abordado um único tema, geralmente com um grande nível de especialização, utilizando-se u uma metodologia científica apropriada à área do conhecimento que é estudada.

As teses são feitas nas várias áreas do conhecimento, desde a filosofia, passando pelas ciências biológicas até as engenharias e matemática puro. Do ponto de vista temático, a principal característica da tese é ser um trabalho cujo o assunto é bem restrito e delimitado.

Qual a importância da tese de doutorado?

Por ser o trabalho de maior consistência e vigor do mundo científico, a tese de doutorado tem um nível de exigência e profundidade muito maior do que os demais. A tese deve realmente apresentar uma solução para um dado problema investigado, ou então, apresentar um fato novo ou uma nova descoberta, como uma equação ou um novo algoritmo.

A grande exigência da tese de doutorado é em relação à originalidade de sua contribuição científica. Uma boa tese, para ser aprovada, deve representar uma real contribuição para uma área do conhecimento, isto é, deve representar um avanço em relação a algum tema.
Ora, se cada tese de doutorado representa um avanço em uma área do conhecimento, quanto mais teses forem elaboradas mais fortemente uma área de pesquisa vai avançar e se aprofundar com novas soluções, descobertas e metodologias.

Ou seja, do ponto de vista formal da produção de conteúdo científico, é com as teses de doutorado que a ciência, principalmente as mais teóricas, avançam e realizam novas descobertas e inovações.

Formação e geração de literatura científica

Apesar de ser o principal tipo de trabalho monográfico e ser uma pesquisa longa e detalhada, a tese de doutorado não é o único instrumento que faz a ciência avançar. Fora dos cursos de doutorado também existem diversos projetos de pesquisa nos quais pessoas que já terminaram o seu doutorado realizam estudos e elaboram também novas propostas e soluções para problemas diversos.

Mesmo para esse outro campo de produção de conhecimento, a tese de doutorado tem um papel importante. Mais especificamente, o curso de doutorado tem um papel fundamental para a produção de artigos científicos e projetos de pesquisa que fazem as diversas áreas da ciência avançarem. Essa importância vem do papel do curso de doutorado na formação de novos pesquisadores e cientistas.

A produção de uma tese não é um trabalho solitário ou único. Durante um curso de doutorado, o doutorando participa de várias atividades do mundo acadêmico e de pesquisa que o preparam para ser um pesquisador de ponta.

Congressos, seminários, publicações em revistas especializadas, produção de artigos científicos, participação em editais de pesquisa e programas de cooperação com outras instituições, estas são algumas das atividades nas quais o pesquisador de doutorado tomar parte durante a sua formação.

Ao término dos longos três ou quatro anos, o novo pesquisador terá experiência em toda a área de pesquisa e estará em condições de orientar outros pesquisadores em suas próprias teses de doutorado, além de realizar pesquisas por conta própria.

Além disso, todo o conjunto de teses que são redigidas todos os anos entram para o corpo técnico de cada área do conhecimento e passa a representar um novo volume de material de consulta que será utilizado por novos doutorandos no futuro.

Tese de doutorado na prática

Na prática, a quantidade de teses de doutorado e a qualidade das mesmas, são critérios muito importantes utilizados por diversas instituições para avaliar o nível das universidades  ao redor do mundo.

A produção científico é o principal critério de avaliação na hora de dar uma nota uma instituição de pesquisa ou universidade. O nível de formação do corpo docente, muitas vezes medida pela quantidade de professores doutores presentes, também é outro critério determinante para que uma faculdade tenha uma boa nota e seja considerada de excelência.

Assim, para além da importância científica das teses de doutorado, há também um importância de mercado e institucional, no sentido de que é um critério importante para elaboração de rankings de qualidade entre universidades e centros de pesquisa em todo o mundo.

Considerações finais

No fim das contas, as teses de doutorado são importantes para o conhecimento e para a sociedade por três motivos principais:

  • Teses representam avanços na ciência, e assim, quanto mais e melhores teses forem feitas, mais rápido a ciência irá avançar e formular novas soluções;
  • Os cursos de doutorado tem um papel fundamental para a formação de pesquisadores capacitados;
  • As teses de doutorado, mais especificamente a quantidade de teses defendidas em uma instituição e a qualidade das mesmas, são critérios importantes para o ranqueamento de centros de ensino e pesquisa universitária;

São várias as razões para dar credibilidade a uma tese de doutorado. Ao ler um trabalho como esse, estamos diante de uma peça monográfica que acrescentou algo original a um campo do conhecimento. São graças a esses trabalhos que os vários campos do conhecimento continuam avançando e criando novas soluções e metodologias todos os dias.

Você conhecia todos esses fatos sobre a importância das teses de doutorado? É um assunto interessante! Deixe as suas dúvidas nos comentários e continua a leitura de nossos artigos.