TCC, Monografias, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado: Os termos comuns do mundo acadêmico geralmente causam confusão na cabeça dos alunos, por esse motivo, neste artigo, vamos revelar as diferenças entre eles. 

TCC, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

Os trabalhos de conclusão de curso são extremamente importantes para os alunos finalizarem esta etapa da vida acadêmica. Por esse motivo vamos explicar as principais diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Lembrando que todos são fundamentais para finalizar o curso que a pessoa está realizando e conseguir o diploma desejado.

Acompanhe este artigo e saiba a importância e diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

TCC, Monografias, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado

O TCC

O trabalho de conclusão de curso também chamado de TCC, trata-se de um estudo científico, como o próprio nome diz, necessário para finalizar algum curso de nível de ensino superior.

Geralmente ele é realizado nos últimos semestres da conclusão do curso e é uma disciplina obrigatória em grande parte das intuições de ensino brasileiras.

O trabalho de conclusão de curso pode ser usado como método de avaliação em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, MBA e até cursos técnicos.

Para entender as diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado é necessário saber que os dois últimos modelos citados são modelos de TCC.

Afinal, todos possuem a mesma finalidade que é avaliar o aluno e possibilitar que ele obtenha o diploma do curso que está realizando.

Para facilitar o entendimento das pessoas, separamos quais são as principais características de um trabalho de conclusão de curso.

  • O TCC é uma disciplina e por este motivo deve ser entregue para finalizar o curso.
  • Ele pode ser realizado de forma individual ou em grupos, tudo depende das regras estipuladas pela instituição de ensino superior na qual o aluno esta matriculado.
  • Para a sua redação devem ser observadas as normas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT.
  • Para a realização do TCC o aluno conta com a ajuda de um professor orientador, que irá guia-lo até a apresentação final do trabalho.
  • É um trabalho de caráter científico e por isso deve seguir regras específicas para a sua realização, que envolve muita pesquisa e demanda bastante atenção e tempo do aluno.

Enfim, estas são as principais características de um trabalho de conclusão de curso. 

Dissertação de mestrado

Para continuar com as explicações a respeito das diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado, vamos falar agora a respeito da dissertação de mestrado.

Como explicado anteriormente, a dissertação de mestrado é um tipo de trabalho de conclusão de curso.

Porém, ela é um trabalho específico destinado para os alunos que estão buscando o grau acadêmico de mestre.

Veja alguns fatores essenciais para a elaboração de uma dissertação de mestrado.

  • A dissertação de mestrado é um documento que resulta de um trabalho experimental ou uma revisão mais profunda de um estudo científico já realizado.
  • O tema é único e os limites são bem estabelecidos.
  • O objetivo da realização da dissertação de mestrado é reunir, analisar e realizar a interpretação de informações.
  • O trabalho é realizado do começo ao fim com a orientação de um doutor, como objetivo de oferecer ao aluno o grau de mestre.
  • Uma dissertação de mestrado possui cerca de 100 e 150 página, ele é maior que uma monografia usada para a conclusão de curso em graduação e menor que a tese de doutorado.
  • Pode ser usado com uma contribuição inicial para dar continuidade aos estudos acadêmicos, como uma base para a criação de uma tese de doutorado.
  • O curso de mestrado tem duração de cerca de dois anos e meio e este é período que o aluno tem para escrever a sua dissertação.

Estas são as principais informações relevantes a respeito de dissertação de mestrado, para quem deseja saber as diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Tese de doutorado

A tese de doutorado é outra modalidade de trabalho de curso exigido para os alunos que desejam dar sequência a sua vida acadêmica.

Para ficar mais fácil entender a respeito dela, nós separamos as informações mais relevantes a respeito deste trabalho. Veja a seguir:

  • A tese de doutorado é indicada para as pessoas que têm o desejo de obter o título de doutor em determinada área de conhecimento.
  • É um trabalho acadêmico bastante diferente dos dois outros tipos citados anteriormente, sua complexidade é bastante elevada.
  • O objetivo principal deste tipo de trabalho é que o pesquisador apresente um estudo inédito e original na conclusão desta etapa.
  • A banca de doutorado possui um número maior de membros, ao todo são quatro professores e o orientador do aluno.
  • É indicado para quem deseja lecionar como professor ou se tornar um pesquisador na área de estudo.
  • A carga horária que o aluno enfrenta na instituição de ensino não é grande, porém é um estudo que exige dedicação exclusiva do aluno.
  • É possível realizar o doutorado sem realizar o mestrado antes, se a instituição considerar relevante a pesquisa apresentada pelo candidato. Porém, a maioria das instituições exige o grau de mestre.
  • A duração do doutorado varia de 4 a 5 anos. Ao final, se aprovado o aluno consegue o título de doutor.
  • Outros detalhes que devem ser observados a respeito do doutorado é que ele possui algumas outras disciplinas obrigatórias para a sua concretização. Além disso, algumas instituições só aceitam alunos que tenha conhecimento de dois idiomas estrangeiros.

Enfim, procurar se especializar como um doutor é algo realmente difícil e exige muito do aluno para que ele consiga concretizar todo o plano de estudos com eficiência.

Para que é necessário o TCC, a dissertação de mestrado e a tese de doutorado?

Como já citado anteriormente todos estes três estudos são necessários para a concretização de um curso de nível superior.

Vale a pena ressaltar que a monografia, que é o trabalho de conclusão de curso da graduação, é a etapa final de um curso voltado para o mercado de trabalho.

A dissertação de mestrado, é um trabalho de conclusão de curso que possibilita dois destinos diferentes, pode servir como um diferencial no mercado de trabalho ou como algo extra para quem deseja seguir vida acadêmica.

Já a tese de mestrado é para aqueles que optaram por lecionar em instituições de ensino superior.

Agora que você sabe as principais diferenças entre TCC, dissertação de mestrado e tese de doutorado fica muito mais fácil se orientar academicamente.