Tese de Doutorado – O que é uma boa Tese de Doutorado?

Uma boa tese de doutorado possui características bem típicas. Trata-se de um trabalho acadêmico denso, envolvendo uma pesquisa profunda e longa (geralmente de três a quatro anos), e obrigatoriamente deve apresentar uma contribuição original para o seu campo de conhecimento.

Apesar do longo tempo de gestação, muitas teses ainda pecam em alguns aspectos, principalmente em relação à relevância da pesquisa e alguns aspectos linguísticos. Se você está providenciando a sua tese de doutorado, não deixe de ler esse artigo e entender o que você deve obrigatoriamente incluir no seu texto.

Contribuição original para a ciência

A tese de doutorado é um trabalho monográfico. Isto significa que consiste em um levantamento completo de tema específico. A diferença da tese para outros trabalhos de caráter monográfico como dissertações e TCCs, é que no doutorado o pesquisador deve obrigatoriamente contribuir com uma inovação original para o seu campo de conhecimento.

Ou seja, um projeto de doutorado não pode ser simplesmente um teste, uma validação de algo que já existe ou um estudo exaustivo mas que não acrescente nada novo. Toda a pesquisa e estudo feito no doutorado tem como objetivo dar condições para que o doutorando possa criar algo de novo, seja uma variação de algo existente, uma melhoria ou uma solução nova.

É principalmente esta característica que define uma boa tese de doutorado. É muito difícil chegar ao final de 4 anos de pesquisa sem ter alguma coisa de nova que foi desenvolvida ou encontrada. Mas ainda assim, em alguns casos, seja por problemas técnicos ou de infraestrutura, alguns projetos não conseguem desenvolver uma solução 100% original, e tem de chegar ao final do trabalho se esforçando para extrair alguma coisa de nova.

As nossas dicas quanto a originalidade e qualidade da sua tese são quatro. Vamos ver cada uma delas mais detalhadamente.

Escolha uma área de pesquisa promissora

Algumas áreas de pesquisa já foram tão estudadas e já existem tantas teses e pesquisas na área que é realmente difícil conseguir acrescentar algo de novo. Isso é natural, algumas áreas do conhecimento vão se consolidando e ficando maduras com o tempo. É claro que descobertas disruptivas e novas tecnologias podem mudar as coisas, mas não são poucas as áreas nas quais o volume de produção científica consolidada já é tão grande que os alunos de doutorado têm dificuldades para desenvolver algo original.

Pensando nisso, é interessante escolher um tema de pesquisa em uma área que ainda esteja aberta e em processo de desenvolvimento. Algumas áreas do conhecimento são recentes e têm um número enorme de pesquisas que precisam ser feitas. Estas áreas são ideais para quem está fazendo um doutorado. Além de ficar um pouco mais fácil de dar a sua contribuição para aquele campo do conhecimento, provavelmente você terá novas portas abertas no mundo profissional.

Áreas mais novas e com pouca maturidade de produção científica geralmente possuem menos pessoal qualificado e especializado, o que também é ótimo para proporcionar oportunidades profissionais melhores.

Professor orientador referência na área

No Doutorado não dá pra brincar na hora de escolher o professor orientador. O fato de a tese ser um trabalho original exige que você tenha orientação de uma pessoa que saiba te indicar quais os caminhos seguir e quais são as tendências da sua área de pesquisa.

Além disso, uma coisa que às vezes passa despercebida é que o nome do professor orientador também dá um certo “peso” ao seu trabalho. Nem sempre é possível escolher quem será o orientador, mas de qualquer forma, é interessante para o autor da tese tentar fazer a pesquisa com um professor que seja renomado e reconhecido em sua área de atuação.

Além de dar credibilidade para a sua tese, ter um professor orientador qualificado também vai proporcionar melhores pesquisas e maior capacidade de solucionar eventuais problemas que possam aparecer durante o processo de construção da tese.

Trabalho denso e profundo

A tese de doutorado é um trabalho mais denso e profundo do que monografias de graduação e dissertações de mestrado. Geralmente são maiores e possuem um revisão bibliográfica mais extensa e literalmente exaustiva.

Uma boa tese de doutorado deve ter essas características. Não deve ser um trabalho excessivamente enxuto, pois pode dar a impressão que não foi feito um levantamento adequado da literatura especializada. Além disso, o texto e as análises devem ser condizentes com o grau de profundidade do curso de doutorado. Espera-se que as análises sejam profundas e entrem em detalhes relativos à fronteira do conhecimento daquela área.

Do ponto de vista estilístico, por se tratar de um trabalho mais extenso, uma boa tese deve conter elementos gráficos e outras formas de apresentação de dados, como tabelas, ilustrações, dentre outros. Além de fazer a leitura e a visualização de resultados mais fácil e imediata, a utilização de elementos gráficos deixa o trabalho mais leve, apesar de ainda continuar denso do ponto de vista das informações.

Outro ponto importante, os elementos gráficos são ótimos e importantes para a divulgação da tese e para apresentações de slides.

Formatação e linguagem

Por fim, não precisamos nem dizer, a formatação de todo o trabalho deve estar impecável e de acordo com as normas aplicáveis. No caso do Brasil, a maioria dos trabalhos monográficos devem ser redigidos de acordo com as normas técnicas da ABNT.

Além disso, a linguagem acadêmica também deve ser condizente. O texto deve ser impessoal, objetivo, direto e claro. Passagens obscuras e difíceis de entender contribuem negativamente para o autor da tese. Teses escritas de forma clara e com linguagem direta são mais palatáveis e mais facilmente compreendidas.

Considerações finais

A tese de doutorado é um trabalho importante para a comunidade científica e para as universidades. Boas teses são fundamentais para que a ciência continue avançando e para a formação de novos quadros especializados.

Algumas das características que uma boa tese deve ter você acabou de aprender aqui. Lembre-se que o mais importante é que seu trabalho dê uma contribuição relevante e original para as ciências. Foque nesse ponto e providencie um trabalho inovador e completo!