Tese de Doutorado: Como ser Organizado Durante a Elaboração

Organização é palavra chave em qualquer grande projeto. Em uma tese de doutorado então, organização é fundamental para conseguir fazer um bom projeto e defender a tese de maneira bem sucedida.

Este artigo vai apresentar algumas dicas para que você possa ser organizado durante a elaboração da tese. Por ser um trabalho acadêmico dos mais rigorosos, algumas práticas específicas são de grande valia para os estudos e pesquisas. Vamos aprender quais elas são agora!

Ter um bom local de trabalho

Essa dica vale para qualquer trabalho, mas no caso da tese de doutorado é especialmente importante. A mesa da cozinha, a cama do quarto, o sofá da sala, todos eles são ótimos lugares para descansar, para ler um livro leve, para assistir o jogo de seu time preferido. Mas para escrever a sua tese não.

Faça questão de ter uma boa mesa e principalmente, uma boa cadeira. O ideal é ter um ambiente próprio, um pequeno escritório. Mas seja no quarto ou em um escritório próprio, providencie um ambiente de trabalho que seja confortável e organizado. Isso tem reflexos importantes no próprio trabalho.

Ter uma agenda e cronograma

Algumas pessoas não vivem sem agenda. Os pesquisadores de doutorado estão incluídos nesta lista. Ter uma agenda, em papel ou digital, é fundamental. Além de ter que lidar com prazos, como datas de entrega para artigos, inscrições em congressos e seminários, a agenda é uma ótima maneira de organizar as tarefas da sua própria pesquisa.

Checklists de atividades

Uma forma interessante de manter o padrão de qualidade de seus artigos e tarefas de forma geral é ter um checklist. Esse documento é um papel simples, com alguns checkboxes associados a pequenos aspectos que você tem sempre que verificar nos seus trabalhos. Por exemplo, um checklist para um artigo teria os seguintes pontos:

  • Revisão ortográfica;
  • Legendas nas figuras;
  • Referências todas inseridas;
  • Etc;

Para cada ponto, ao terminar de escrever o artigo, você vai é dá um “check” no checkbox. Assim você garante um padrão mínimo de qualidade para os seus trabalhos.

Ferramentas digitais para controle de atividades

Hoje em dia existem muitas ferramentas e softwares que auxiliam na organização. O mais importante é que você mesmo seja uma pessoa organizada. Mas esses aplicativos podem sim ser de grande ajuda. Nossa recomendação são o Trello e o Evernote, que ajudam a tomar notas e a estabelecer tarefas e montar quadros de trabalho.

Documentação de experimentos e análises

Uma tese de doutorado não pode ser feita sem estar sempre documentando os seus experimentos e estudos. Assim, é preciso ter uma estratégia para isso. Você vai anotar tudo em um caderno? Vai ter um documento na nuvem com todas as anotações e notas que você tiver?

A nossa recomendação é que você mantenha um .doc na nuvem, seja no dropbox, no google drive ou outro serviço de armazenamento. Nesse documento, insira sempre as informações sobre o andamento do projeto. Utilize-o como uma espécie de diário de bordo, ou melhor, “diário de tese”.

Conclusão

A organização é fundamental para fazer a sua tese de forma bem sucedida. Agora que você sabe as nossas recomendações você está mais preparado para ser mais organizado em suas tarefas. Bons estudos!