Tese de Doutorado: Dicas para Aproveitar

A elaboração de uma tese de doutorado demora quatro anos. É muito tempo não é? Durante esses quatro anos você vai estar às voltas com uma série de problemas, estudos, experimentos, seminários e congressos. Apesar de ser um processo cansativo e trabalhoso, você também tem ótimas chances para aproveitar tudo e se enriquecer pessoal e profissionalmente.

Neste artigo vamos falar de algumas dicas para você aproveitar a tese de doutorado para algo além de um simples trabalho acadêmico. Tudo na vida é uma oportunidade, e um trabalho acadêmico de quatro  anos de duração é uma oportunidade muito grande para ser desperdiçada.

Dicas para Tese de Doutorado

Contatos pessoais e profissionais

A nossa primeira dica diz respeito ao aumento do seu círculo de contatos. Tanto em âmbito pessoal como profissional, a atividade de pesquisa exige que você busque informações com outras pessoas e corra atrás de outros pesquisadores que possam te ajudar.

Muitas vezes o trabalho de pesquisa é solitário. Mas não existe pesquisa que avance sozinha. Aliás, pode até existir, mas não é o que acontece na maioria das vezes. A dica é não ter medo e ser um pouco mais “cara de pau”. Mande e-mail, ligue, vá pessoalmente e converse com as pessoas.

O doutorado te colocará em contato com muita gente, seja em seminários e congressos ou por meio de grupos de pesquisa. Aproveite todos esses contatos da melhor forma possível. Com certeza novos amigos também surgirão desse processo se você souber administrá-lo e não perder as boas chances.

Conhecer novos lugares

Pesquisadores sabem do que estamos falando aqui. A ciência não tem nacionalidade. Ela é feita no mundo todo por pesquisadores de todo o mundo. Isso implica que eventos científicos são organizados e acontecem nos mais diversos lugares do mundo.

Pesquisadores estão sempre viajando para participar de congressos, apresentar trabalhos e artigos, fazer parcerias e conhecer outros centros de pesquisa. É claro que são viagens a trabalho, mas é também uma chance para você aproveitar a sua vida de pesquisador. E isso inclui as pessoas que ainda estão fazendo a tese de doutorado.

Entrar em contato com pesquisadores estrangeiros

Um dos pontos mais interessantes de ser um pesquisador e estar envolvido com uma tese de doutorado é a possibilidade de conhecer e estar sempre em contato com pesquisadores de outros países.  Embora seja uma coisa cada vez mais corriqueira, muitas pessoas acabam relevando esse fato, e às vezes até ficam com medo de realmente conversar e aproveitar a possibilidade de conhecer esses colegas de trabalho em outros países.

Pesquisadores de outros países podem contribuir para a sua tese, e para a sua vida também. De um desses contatos pode surgir uma possibilidade de trabalho ou pesquisa posterior em um outro país. Aproveite essa oportunidade também para a sua carreira e vida pessoal.

Conclusão

Apesar de ser um trabalho acadêmico e muitas vezes envolver um processo solitário de pesquisa e estudo, o doutorado também oferece ótimas chances para desenvolver sua vida profissional e pessoal.

Esteja atento às oportunidades que a sua tese oferece, contatos com novas pessoas e lugares e use isso a seu favor.