Tese de Doutorado: Dicas para sobreviver à defesa

O doutorado é um processo longo e cansativo. Exige sacrifícios e muitas vezes, ao final, o pesquisador não pode mais ver a hora de estar tudo terminado. Neste artigo vamos apresentar algumas dicas para você sobreviver aos quatro anos de pesquisa e, em especial, à defesa da Tese.

A defesa da Tese é um momento de tensão. Você está sendo avaliado por uma banca de acadêmicos especializados e são quatro anos que estão ali sendo exaustivamente avaliados. Algumas coisas podem ajudar a fazer esse processo o menos traumático possível.

Tenha mais de um orientador

Como assim ter mais ter mais de um orientador? Bem, não é exatamente de orientador que estamos falando. É muito comum que na elaboração de monografias, dissertações e teses, haja alguma pessoa, um outro professor ou pesquisador que não seja o seu orientador, mas que ajuda tanto na pesquisa quanto o próprio orientador.

Pode ser um co-orientador formal, mas não apenas. Você pode buscar e sempre tentar conseguir ajuda com outros professores e pesquisadores. É mais comum do que você imagina que teses e dissertações tenham “orientadores” informais, no sentido de pessoas que colaboram tanto para o trabalho que acabam por ser quase como um orientador mesmo.

Converse com os outros professores que vão te avaliar

A defesa da tese é o momento de maior estresse de todo o doutorado. Uma boa maneira de se sair bem é conhecer os professores que podem fazer parte da sua banca avaliadora. De forma geral, é interessante que você tenha uma boa relação com todos os pesquisadores da sua linha de pesquisa. Sempre é possível saber com antecedência pelo menos alguns dos professores que farão parte da banca, pois isso está ligado à área de pesquisa.

Então, conversa com eles, busque informações sobre eles e tente identificar como eles irão avaliar a sua tese. Conhecendo-os com antecedência você pode se antecipar às possíveis perguntas e se preparar psicologicamente para lidar com situações mais difíceis que possam surgir.

Jamais parta para o embate com um avaliador

Uma dica de ouro para você sobreviver à defesa da tese. Não parta para o embate aberto com os avaliadores. É comum que algum avaliador mais duro e rigoroso faça uma crítica mais direta e difícil de ouvir. Algumas pessoas tendem a tentar revidar de forma aberta, mas essa não é uma boa estratégia.

O embate aberto tende a causar uma má impressão nos outros avaliadores, tanto de você que está apresentando a tese como do próprio avaliador que também nãos soube evitar o conflito.

Além de tudo, é um momento de muita tensão e estresse. Tudo que você não quer é um conflito bem na hora da apresentação.

Conclusão

A estratégia para você sobreviver à defesa da tese e de maneira geral a todo o processo de pesquisa é ter as pessoas certas para te ajudar e saber lidar com as pessoas. O seu esforço na pesquisa também é fundamental, mas as relações com os demais pesquisadores e saber lidar com eles também é uma componente que não pode ser negligenciada. Se bem administrada, isso com certeza te ajudará a fazer tudo de forma mais tranquila e sem maiores traumas.