Tese de Doutorado e Dissertação de Mestrado: Dicas Práticas para se Preparar para a Apresentação

A apresentação da dissertação ou da tese de doutorado é um momento crítico na sua formação acadêmica. Algumas dicas práticas podem ser muito valiosas e te ajudar a se sair bem na apresentação. Esse é o objetivo deste texto. Vamos dar algumas dicas práticas para você fazer uma boa apresentação. Se isso é uma questão importante para sua vida acadêmica, continue a leitura!

Consulte os professores sobre os erros mais comuns

Ninguém melhor do que os professores da própria instituição para dizer quais são os problemas e erros mais comuns nas apresentações e nos trabalhos em si. Além do seu orientador, que vai ler o seu texto e te acompanhar durante toda a trajetória, consulte também outros professores. Pergunte a eles quais são os erros que eles costumam encontrar nos trabalhos dos alunos  e quais as dicas que eles têm sobre a apresentação.

Os professores corrigem e participam de apresentações todos os semestres. São especialistas não só em suas áreas de pesquisa mas também em como avaliar dissertações e teses. Portanto, são fontes de informações muito importantes. Converse sempre com eles e peça sempre por orientações.

O espelho é um grande aliado

Para a apresentação em si, além dos professores que podem te dizer os erros mais comuns, um grande aliado é o espelho. O espelho? Sim, é ele quem vai te mostrar como você está se portando durante a apresentação, antes mesmo que o dia final chegue.

Estamos nos referindo ao fato de você treinar com antecedência de frente para o espelho. Vendo a si próprio, você irá identificar os seus trejeitos e manias na hora de falar, tendo mais condições de corrigir ou adequar qualquer coisa que seja necessário.

Treinar de frente para o espelho é um ótima maneira de saber como está a sua postura e a qualidade da sua apresentação oral. Portanto, um grande aliado para se preparar para a apresentação!

Estude a dissertação e tese como se fosse algo novo

Uma outra dica prática é a seguinte. Quando a sua dissertação e tese estiver pronta, não caia no erro de achar que por você ser o autor, que tudo está ali na sua cabeça de alguma forma. No doutorado em especial, que tem quatro anos de duração, é muito comum você se esquecer de algumas partes ou de algum conteúdo em específico.

Por isso é muito importante que no mês da apresentação final você estude e leia atentamente todo o trabalho como se fosse o livro de outra pessoa. Fazendo isso, você vai deixar o seu cérebro mais afiado e com o conteúdo mais automatizado para a apresentação.

Lembre-se de revisar também as primeiras seções do trabalho, isto é, a justificativa, os objetivos e a metodologia. Esses itens são importantes e se você esquecer de estudá-los e ser perguntado sobre eles, pode ser uma surpresa nada agradável.

Conclusão

Com essas dicas práticas você com certeza estará mais bem preparado para fazer uma boa apresentação e conseguir uma boa avaliação. Lembre-se sempre de conversar muito com seu orientador e com os demais professores. E estude a sua dissertação ou tese como se fosse o seu livro de cabeceira preferido. Boa sorte!