Mestrado e Doutorado: O primeiro passo: Como passar na seleção

Se você sonha com o título de mestre e doutor, você vai ter que passar pela seleção para conseguir entrar no curso. Esse artigo é para mostrar o que você precisa saber sobre os processos seletivos e como fazer para ser aprovado.

Vamos começar falando dos diferentes tipos de processos seletivos. Depois vamos ressaltar os conhecimentos mais importantes para serem desenvolvidos para a seleção. Ao fim vamos dar algumas dicas para você não ter surpresas e não perder tempo.

Como é o processo seletivo de mestrado e doutorado?

Não há uma resposta única para esta pergunta. Os processos seletivos variam dependendo da universidade e do departamento onde o curso será ministrado. Existem processos nos quais você tem que fazer uma prova de conteúdos específicos, uma prova de idiomas, e ainda tem que apresentar um projeto de pesquisa. Outros processos seletivos são mais “fáceis” e consistem apenas na avaliação do currículo Lattes dos candidatos e mais uma entrevista escrita para avaliação de perfil.

Como ser Aprovado no Mestrado/Doutorado

Nos casos em que o processo seletivo é mais elaborado e exige provas de conteúdos específicos, as etapas mais comuns costumam ser:

  • Inscrições;
  • Prova técnica;
  • Prova de idiomas;
  • Avaliação do projeto de pesquisa;

Dependendo do processo seletivo um ou outro item pode ficar de fora, mas esses são os mais comuns. Nos casos em que o processo consiste na avaliação do currículo Lattes, o procedimento é o seguinte:

  • Inscrição com envio do currículo lattes com documentação comprobatória;
  • Entrevista/prova escrita;

Nesse segundo caso o mais importante é enviar o currículo Lattes com todos os documentos comprobatórios que você tiver. Pessoas que tiveram uma graduação rica em atividades extra-classe e de pesquisa possuem currículo Lattes mais completo e têm chances maiores. Quem não tem um bom currículo tem que tentar incrementar com atividades adicionais. Experiências profissional, disciplinas isoladas e artigos publicados, por exemplo, são todas atividades que contam pontos na avaliação do Lattes.

Principais conteúdos e dicas

Mais do que a prova técnica, o conteúdo de avaliação que elimina muitas pessoas é a prova de idiomas. O inglês é o idioma da ciência moderna, e não tem como não saber inglês para entrar no mestrado ou no doutorado. No doutorado inclusive, além do inglês, é comum haver avaliações de espanhol também.

Como você já fez uma graduação, provavelmente o conteúdo técnico já está de alguma forma na sua cabeça. Mas os idiomas podem ser um problema caso você não os tenha desenvolvido.

Algumas dicas gerais para você ser selecionado são: 

  • Estude os critérios de avaliação com muita atenção;
  • Tenha o cronograma do processo seletivo decorado e marcado em sua agenda com as principais datas;
  • Foque nos conteúdos que você tem menos familiaridade;
  • Não subestime a prova de idiomas;
  • Ligue para a instituição e busque informações sobre como são as provas, entrevistas e demais detalhes do processo;

Conclusão

Com essas dicas você vai poder se preparar melhor para o processo seletivo. Não perca tempo para começar a estudar e elaborar o seu projeto de pesquisa. Que tal aproveitar que acabou de ler esse texto e entrar no site da faculdade para ver as informações do processo?