Dissertação de Mestrado: Como Fazer

Você estuda, termina a escola regular, se gradua, muitas vezes faz pós graduação ou especialização, MBA e lá chega a vez do mestrado. Mas como fazer a dissertação de mestrado?

Devem ser seguidas as normas ABNT e consultadas as normas para elaboração e apresentação de trabalhos de profundidade científica. Pesquise pelo manual para elaboração e normalização de dissertações e teses.

A maneira de como fazer dissertação de mestrado seguem regras e normas pré-definidas, mas não existe um padrão. Se sua ideia pode ser defendida, ela é válida para desenvolvimento de tese.

Mas afinal, como fazer a dissertação de mestrado?

A espinha dorsal da tese é a questão principal. É a questão que deverá ser respondida com argumentos e manterá a investigação do enredo do trabalho. A pergunta deve ser interessante para manter a atenção dos leitores e avaliadores da banca.

As pessoas qualificadas para escrever uma tese de mestrado, tem a consciência que a ideia central que rege todo o trabalho deve ser apresentado e em seguida solucionada com conclusão coesa.

Como me organizar para não perder o prazo?

Organização é essencial para que a tese seja claro, podendo ser avaliada com precisão e justiça. Como fazer a dissertação de mestrado? É realmente complicado lidar com a distribuição de tempo. Mas algumas dicas podem ser seguidas para que todo o processo seja concluído em tempo.

– Não se perca na sua ideia

A questão escolhida para a sua dissertação deve ser objetiva e fácil de ser trabalhada. Otimize a sua tese utilizando o tempo de produção com conteúdo relevante.

A sua ideia deve abrir uma porta e fechá-la. Só utilize ou levante questões quando elas podem ser solucionadas por você. Sua tese deve ser credibilizada a todo momento, resolvendo todos os problemas citados.

– Não economize na pesquisa

Sempre mantenha sua pesquisa em dia. Quanto mais informação confiável, mais credibilidade você terá. Conquiste a banca com argumentos convincentes, fundamentados em fatos.

– Não deixe para o último instante

Cronometrar o tempo para a realização da tese parece ser radical, mas atrasos são extremamente comuns. Calcule a margem de erro, organize seu prazo antecipando a data. Se sua dissertação deve ser entregue no dia 20 por exemplo, defina a semana anterior como limite máximo para estar pronta.

– Não se contente com pouco

Se o método que você adotou de como fazer dissertação de mestrado foi extremamente eficiente e você conseguiu finalizar sua tese rapidamente, continue pesquisando e aperfeiçoando sua ideia. Se você tem tempo, não tem porque não consagrar sua tese com mais informações interessantes.

– Não esqueça de formatar seu arquivo digital nas normas ABNT

Não subestime a formatação padrão. Além de ser uma norma obrigatória, ela auxiliará na leitura e na própria organização de informações. As normas ABNT existem por este motivo, nada a mais e nada a menos. Se beneficie dela.

– Não tenha apenas um arquivo digital

No universo digital, quem tem 2 na verdade tem 1 e quem tem 1, não tem nada. Não confie no seu computador. Salve mais de uma cópia do seu arquivo da dissertação de mestrado e em mais de um dispositivo.

Aproveite a tecnologia e tenha cópias atualizadas da sua tese salvas no seu pen drive, tablet, HD externo, computador e nuvem. Melhor prevenir do que remediar. Nada é considerado exagero quando falamos de tese de mestrado!

Estou em dia com minha Dissertação de Mestrado, mas meu orientador não me ajuda

O seu orientador não tem motivos para querer boicotar o seu trabalho. Se você está correto, convença-o com argumentos. Se ele não for convencido, tente ouvi-lo mais. Se o motivo da sua raiva for a teimosia dele, se acalme e evite discussões desnecessárias.

No momento da sua avaliação na banca, ele fará o papel de seu advogado. Comprando sua briga ou te jogando aos leões. Não desvalorize como fazer a dissertação de mestrado, todo cuidado é pouco e necessário.