Dissertação de Mestrado: Como Realizar a Minha

Realizar um mestrado é sonho de muitos estudiosos. Ter o título de mestre é uma das maiores realizações acadêmicas. Mas para conquistar esse mérito, você deve passar pela dissertação de mestrado.

O desenvolvimento da tese, o desenrolar a ideia e trabalhar o discurso de persuasão fazem parte do processo de conquista do título. Não é fácil e demanda muita dedicação. Mas a solução já está disponível e qualquer pessoa eleita ao mestrado tem acesso.

Os alunos podem adquirir projetos prontos, auxiliando pessoas que não tem tempo ou que por algum motivo não pode realizar sua dissertação. Muitas pessoas não consegue colocar suas ideias no papel e precisam de ajuda profissional para saber defender sua tese de maneira eficiente.

Como posso realizar minha dissertação de mestrado?

Antes de tudo, é importante saber qual o objetivo da dissertação de mestrado, que não é um simples protocolo a ser seguido ou uma chata burocracia para que movimente dinheiro para universidade. Confira as dicas:

– Escolha uma disciplina

Faça uma escolha inteligente. Opte por uma disciplina que você já tem contato ou uma que você goste muito. Você pode ter contato pelo seu trabalho atual ou estágio. Se você gostar muito, tenha afinidade com ela.

A disciplina escolhida te acompanhará pelos próximos dois semestres. Tenha na consciência que você terá que estudar muito sobre o assunto, passar dias lendo e pesquisando sobre isso. É um ano inteiro que é dedicado para a disciplina escolhida, a melhor alternativa é gostar do assunto.

– Tome nota

Acompanhe a pauta de apresentações da sua universidade. Assista algumas avaliações de banca também, para ouvir as críticas e sugestões. Tome nota e evite temas recorrentes e criticados pelos mestres e doutores.

– Escolha de orientador

O mais indicado para tomar a decisão, é conhecer as opções de orientadores e escolher o orientador que gostaria de ler o tema do seu trabalho. Um profissional que apóia e se identifica com a sua ideia, presente na sua banca de avaliação, é garantia de aprovação.

O orientador vai ser quem irá ler e reler sua dissertação de mestrado. A dica de ouro aqui é fazer a escolha certa do seu orientador. Pode ser seu mentor, um professor que você tenha afinidade ou uma personalidade influente da sua universidade.

– Avalie as opções

Faça um compilado de temas que você pesquisou ou que foi sugerido pelo profissional em monografias prontas que realizará seu trabalho. Liste todas as possíveis alternativas de temas. Escolha o que mais tem a ver com sua personalidade e o que melhor representa seus ideais.

A escolha de um assunto batido pode ser um fator determinante na hora da avaliação da sua tese. Assim que estiver com este compilado de opções de assuntos e temas, já selecionados a partir de sua personalidade e ideais, filtre assuntos relevantes.

– Escolha do tema

O profissional que realizar o seu trabalho pode receber suas sugestões de tema para desenvolvimento de sua dissertação de mestrado, mas também pode te sugerir diversas opções, se for o caso.

Pesquise e certifique-se que é um tema que abre portas para conceitos relevantes. Nunca escolha um tema batido, inove! Escolha uma ideia boa e original. Se mantenha atualizado e utilize assuntos que estão em evidência na mídia.

Isso prova que você é engajado e tem interesse em realizar uma tese que faça a diferença no dias atuais. Seu tema deve acompanhar os novos tempos, agregar valor no presente e no futuro.

Não esqueça da  Apresentação em Power Point

A dissertação de mestrado é a oportunidade de defender um conceito aprofundado. É o momento que um talentoso profissional pode contribuir com seus conhecimentos e ser reconhecido no meio científico.

Estude sua tese e ensaie sua apresentação. Faça slides interativos e explique de maneira eficiente. Monte a apresentação contando com itens interessantes.

Como concluir com excelência?

Sua dissertação de mestrado pode ser concluída com excelência desde que sejam seguidos os passos obrigatórios e você saiba defender de forma imponente que sua tese é verdadeira e agrega valor a categoria.