Monografia: A Importância para as Instituições de Ensino e para a Ciência

A elaboração de monografias é mais enfatizada do ponto de visto dos alunos, isto é, é um trabalho visto como requisito acadêmico para obtenção de um título profissional ou diploma. No entanto, a monografia consiste em um trabalho de caráter científico e também tem uma importância intrínseca associada a esse fato.

A importância de uma monografia com conteúdo científico relevante não é apenas para os alunos, mas também para os professores orientadores e de forma mais ampla, para a instituição de ensino que avaliará e levará seu nome impresso no trabalho.

Se quisermos ir ainda mais longe, as monografias também tem um papel fundamental para a produção de conhecimento. Por mais que sejam vistas como trabalhos finais para conclusão de curso, geralmente associadas a extensas revisões bibliográficas e não necessariamente à produção de algo novo, as monografias são sim documentos científicos que prestam uma contribuição importante para a ciência e devem sempre que possível apresentar em seu conjunto alguma contribuição nova e inovação para a área de pesquisa.

Monografia do ponto de vista do professor orientador

Vamos deixar o aluno de lado agora. O professor orientador é uma peça chave na produção de monografias acadêmicas. Qual a relevância de uma orientação de monografia para a carreira do professor?

A princípio pode parecer uma coisa menos importante tendo em vista a produção e divulgação de artigos científicos ou participação em congressos nacionais e internacionais, mas a orientação de alunos de TCC/Monografia, mestrado e doutorado também são importantes para o currículo acadêmico de professores pesquisadores. Inclusive, a plataforma Lattes, sistema do MEC que reúne o currículo acadêmico de todos os pesquisadores do país, possui uma área específica apenas para o pesquisador entrar com o número de orientações já feitas.

Por fim, para além do currículo Lattes do pesquisador, o conteúdo da monografia também é de suma importância para o orientador. O fato de ter sido a pessoa que supervisionou o trabalho e toda a conformidade com os requisitos acadêmicos e científicos, faz com que o orientador seja visto praticamente como um co-autor do trabalho. Assim, caso a monografia não esteja bem redigida ou apresente falhas na pesquisa ou mesmo na formatação, o professor orientador também é responsável por essas falhas e assume tanto quanto o aluno o ônus resultante de qualquer problema.

A monografia do ponto de vista da faculdade

Do ponto de vista da instituição de ensino, a produção de monografias não deve ser vista apenas como uma fonte de trabalhos para preencher estantes da biblioteca ou o banco de dados da faculdade.

As monografias são trabalhos científicos e as inovações que venham a surgir como resultado dessas pesquisas também têm importância para a faculdade. Tal como o professor orientador possui seu nome e assinatura impressos na monografia, a faculdade ou instituição de ensino qualquer também possui o seu nome a ela vinculado, de forma que qualquer premiação ou elogio, por mais simples que seja, que venha a ser direcionado à monografia, é também direcionado à instituição cujo nome está nela impresso.

E é claro, da mesma forma que os resultados positivos alcançados por uma monografia trazem uma contribuição positiva para a faculdade e sua imagem no mundo acadêmico, problemas relacionados a plágios, trabalhos mal feitos ou irrelevantes também trazem uma contribuição negativa.

Muitas instituições possuem uma política extremamente rígida em relação à elaboração de monografias e outros trabalhos acadêmicos. E elas estão com toda a razão. Afinal de contas, tanto quanto os próprios alunos e professor orientador, a instituição de ensino/pesquisa também é responsável pelas monografias produzidas em suas dependências e por seus alunos e professores.

A monografia do ponto de vista da ciência

Por fim, mas não menos importante, muito mais do que a imagem do aluno, do professor orientador e da faculdade, a monografia também tem valor científico e não deve ser pensada apenas como mais um trabalho requerido para colação de grau ou obtenção de diploma.

Como um trabalho completo de revisão de literatura e pesquisa de uma área específica do conhecimento, a monografia pode ser vista como um trabalho que tem uma contribuição a dar para o corpo de conhecimento.

Muitos trabalhos acabam resultando em produtos novos, outros acabam por se tornar o início de um projeto de pesquisa de mais longo prazo que vai ser desenvolvido no mestrado e no doutorado. Há monografias que viram artigos e são divulgados para a comunidade científica, há trabalhos são apresentados em congressos e seminários sobre a temática pesquisada. Enfim, são muitas as possibilidades de a monografia se inserir e dar a sua contribuição para a ciência.

Um ponto que às vezes passa batido na discussão sobre a importância das monografias é a importância dessa produção na formação de futuros pesquisadores. De maneira geral, a monografia é o primeiro trabalho de pesquisa de mais longo prazo (geralmente dois semestres) no qual o aluno tem de realmente se desdobrar. A execução desse trabalho é fundamental para inserir o aluno no mundo da produção acadêmica e o preparar da melhor forma possível para que possa se tornar em um pesquisador de excelência (caso seja esse o caminho escolhido pelo estudante).

Assim, para além da reputação da instituição, professores e aluno, há um papel pedagógico e preparatório na produção da monografia que é muito importante para a produção científica como um todo.

Considerações finais

Neste texto foi discutido a importância dos trabalhos de monografia para os diversos atores do mundo acadêmico e científico. Muito mais do que um trabalho que pode ser usado como requisito acadêmico para a colação de grau, as monografias são contribuições importantes para a ciência e cumprem um importante papel pedagógico no sentido de preparar os estudantes para que exerçam futuramente a profissão de pesquisadores e professores.

A atenção com a qualidade das monografias é fundamental para a imagem e reputação das faculdades, orientadores e alunos, e é uma questão que deve estar sempre em mente na hora de produzir e avaliar uma monografia.