Monografia: Benefícios Acadêmicos de uma Monografia bem Elaborada

Após anos de estudos e noites mal dormidas os estudantes se deparam ao final dos cursos de graduação e pós-graduação com a famosa Monografia.

 Algumas pessoas a veem como um bicho de sete cabeças, outras consideram esse trabalho final apenas mais uma peça do quebra-cabeça acadêmico que precisa ser montada para obter o diploma, outros não se preocupam e consideram a monografia como um trabalho como qualquer outro, apenas um pouco maior.

Mas há também aqueles que consideram um projeto importante, que pode consolidar o interesse e aprendizado em uma área específica do curso e até mesmo pode render frutos futuros na hora de conseguir um emprego ou um mestrado.

Qual dessas pessoas é você? Na hora de escrever a sua monografia, qual será(ou é) o seu sentimento: Entusiasmo por fazer algo bem feito e arrematar o curso; ou sentimento de obrigação e desânimo por ter que fazer mais um projeto trabalhoso após tantas disciplinas e projetos anteriores?

A verdade é que uma monografia feita com seriedade tem muitos benefícios, mais benefícios do que agruras de final de curso. Nesse texto você vai conhecer as principais delas e entender quais são os bons motivos para levar seu trabalho final a sério e realmente se dedicar a ele.

A Monografia e os seus benefícios

Especialização antes de terminar a graduação

Os Cursos universitários são baseados em grandes conjuntos de disciplinas e conteúdos acadêmicos e práticos (bem mais acadêmicos do que práticos na maioria das vezes). Nem todas essas disciplinas são do gosto do estudante, mas mesmo as áreas nas quais o aluno não tem tanto interesse são parte obrigatória do curso.

Até aí tudo bem. Toda profissão tem em seu processo de formação conteúdos diferentes que nem sempre são da área específica que o aluno quer seguir, mas ainda assim são importantes para a atuação profissional como um todo.

Aqui entra o primeiro benefício de se se fazer uma monografia bem feita:

  • É primeira oportunidade de se especializar em uma área de concentração de seu campo de atuação profissional.

Isto é, após ter estudado uma série de disciplinas e conteúdos de áreas de atuação diferentes e de já saber qual a sua preferência, o seu trabalho de conclusão, sua Monografia, é a primeira oportunidade em âmbito acadêmico de produzir um trabalho especializado em sua área de interesse, já implementando algo direcionado para aquilo que o aluno quer seguir profissionalmente.

É sabido, porém, que nem sempre essa opção é uma realidade. Muitas vezes por não dispor de professores especializados na área ou por questões práticas como limitação de tempo e falta de entusiasmo, as alunos acabam escolhendo áreas de concentração diferente das que realmente gostam para poder fazer a monografia e poder terminar o curso sem maiores problemas.

Ainda assim, a possibilidade de aprofundar em uma área profissional de interesse é um dos grandes benefícios de se produzir uma monografia, podendo ser, inclusive, uma experiência válida na hora de se candidatar a uma posição de trabalho ou seleção de mestrado.

Consolidar a formação curricular

A grade curricular, conjunto de conteúdos ministrados aos alunos durante um curso, tem o problema de ser uma conjunto de conteúdos separados, divididos de forma que os alunos têm dificuldade muitas vezes em conectar e relacionar.

Embora algumas disciplinas sejam pré-requisito para outras, muitas vezes fica a sensação de que o corpo de conhecimento é uma colcha de retalhos e de que as áreas específicas não conversam entre si.

Muitas vezes é difícil até mesmo para os educadores conceber a grade curricular como um conjunto coeso e que se interconecta de forma integradora e que faça sentido para a atuação profissional e produção científica da área.

Nesse sentido, a monografia cumpre um importante papel que é também um de seus principais benefícios para o aluno.

  • Possibilidade de consolidar conteúdos de disciplinas diferentes em um projeto em sua área de interesse.

Além de dar a chance ao aluno de aprofundar em um determinado tema de seu interesse, a escrita da monografia também permite que conhecimentos de áreas diferentes sejam usados para a elaboração do projeto, de forma a ajudar na consolidação da grade curricular e servir de laço que amarra os conhecimentos do curso.

Como o tema da monografia geralmente é mais restrito e se circunscreve a um tema de interesse do aluno e orientador, pode ser mais difícil de incorporar algumas disciplinas no conjunto curricular, mas com certeza a possibilidade de elaborar uma pesquisa mais aprofundada enseja que o aluno possa fazer conexões mais amplas.

Desse ponto de vista, incorporar conhecimentos abrangentes pode até ser um diferencial no trabalho de graduação e ajudar o aluno em sua formação. Eis um outro grande benefício da monografia.

Ir além da formação pré-definida no curso de graduação

Além dos dois benefícios já citados, um outro fator que contribui de forma importante para o aluno durante o processo de criação da monografia é:

  • O trabalho de monografia possibilita ao aluno ir além dos conteúdos ministrados no curso e pesquisar/escrever sobre temas que não foram cobertos pelas disciplinas do curso.

Um pouco diferente do que se aprofundar em um tema específico, esse benefício diz respeito à possibilidade de o aluno trazer para a faculdade algum assunto que tenha ficado de fora de sua formação. Seja uma área nova de pesquisa que ainda não possui uma cadeira específica na faculdade ou algum assunto que por qualquer motivo não tenha sido explorado de forma adequada no decorrer da graduação.

Na monografia, o estudante tem a chance de escolher um tema e de incorporar elementos de pesquisa que expandam a base curricular adquirida para algum campo que tenha ficado pouco estudado ou mesmo que seja novo para a área do conhecimento.

Esses benefícios valem a pena?

Sim, valem! E você provavelmente vai concordar com isso. Evidentemente que ao fim de um curso de graduação o estudante não está mais com o mesmo entusiasmo inicial e o pensamento, em geral, é o de formar o mais rápido possível.

No entanto, os benefícios de uma monografia bem redigida e pesquisada com seriedade são duradouros e verdadeiros, e devem ser considerados como fator de importância e de entusiasmo na hora de executar o trabalho final.