Monografias: Os Benefícios Profissionais de uma Monografia bem Elaborada

Chega o final do curso, você doido para pôr a mão no diploma, mas ainda falta o passo o final: a Monografia. Após anos de estudo e dezenas de disciplinas cursadas, centenas de provas, trabalhos e listas de exercício, ainda há essa última etapa.

Muitos alunos caem na tentação de comprar uma monografia pronta ou terceirizarem a sua redação e pesquisa para um redator freelancer ou qualquer pessoa interessada. No entanto, além dos perigos envolvidos nesse tipo de atitude, não fazer a monografia com o próprio esforço pode ser uma ótima maneira de perder oportunidades profissionais e de não mostrar credibilidade no mercado de trabalho.

Monografias prontas ou pesquisas encomendadas não trazem credibilidade ou mérito acadêmico, muito pelo contrário. Além de esses trabalhos terem qualidade questionável, é um processo de alto risco e que pode custar a reputação do aluno, e até mesmo da faculdade.

Neste texto você vai descobrir que muito mais do que um mero requisito acadêmico, a monografia é um trabalho que pode abrir portas profissionais também. Apesar de não ser esse exatamente o seu propósito e de seu caráter de formação acadêmica, existem algumas razões que fazem com que o monografia possa ser um fator de diferença no mundo profissional.

Benefícios profissionais da monografia

Implementação prática de projetos

Infelizmente, as disciplinas da maioria dos cursos universitários e de pós graduação são baseados no velho modelo de sala de aula:

  • Professor fala;
  • Aluno escuta;
  • Provas como forma de avaliação;
  • Exercícios e atividades extraclasse para complementação;

Esse velho modelo, além de não incentivar a participação e interação dos alunos, tende a ser ineficiente e de gerar perda de tempo tanto por  parte dos professores como por parte dos alunos.

É quase regra nas universidades e cursos de pós graduação a sensação de que se você tivesse usado aquelas horas estudando em casa você teria aprendido muito mais e de forma muito melhor.

Você certamente já teve essa sensação, talvez até com uma pontinha de frustração por não poder usar o tempo da melhor forma possível. Esse é um problema de modelo educacional e que é difícil de mudar. Além de ser centrado na aquisição de conteúdo livresco, o modelo é pautado na baixa interação e complementação prática inadequada.

No entanto, esses problemas podem ser contornados e mitigados, e a monografia é um dos fatores que estão à disposição dos alunos para ir além da formação livresca e sem complementação prática. O benefício profissional que a monografia proporciona ao aluno é exatamente a possibilidade de realização de um trabalho prático e concreto, que vá além da leitura de livros e artigos e que seja também baseado em experiências práticas, de campo, e talvez até mesmo com a participação de empresas e outras instituições.

Ou seja, o primeiro benefício profissional da monografia é:

  • Oferece ao aluno a primeira oportunidade de ir além do conteúdo teórico e de fazer um trabalho realmente concreto, que possa ser incluído no rol de suas experiências profissionais.

Usar o trabalho de monografia coma experiência profissional não só é possível como depende principalmente do aluno tomar a decisão de fazer um projeto mais prático e que tenha interface com o mundo externo à faculdade.

Ainda na mesma linha, e até um pouco semelhante ao primeiro benefício, podemos citar como segunda grande contribuição da monografia para a vida profissional do estudante:

  • Oferece a possibilidade de pôr em prática conhecimentos que foram vistos apenas de forma teórica durante o curso.

A princípio pode não parecer um benefício profissional, mas a verdade é que ter trabalhado de forma prática um conteúdo, mesmo que em âmbito acadêmico, é sim um diferencial na hora de se candidatar ao primeiro emprego. Principalmente entre os recém formados.

Pense você mesmo. Se tivesse que recrutar um jovem profissional para um vaga para recém formados e tivesse de escolher entre duas pessoas, uma que fez uma boa graduação mas que fez trabalhos exclusivamente acadêmicos e teóricos, e outra que além de ter feito uma boa graduação e trabalhos acadêmicos fez também uma monografia na qual implementou na prática o que havia estudado nas disciplinas de seu interesse. Ter um trabalho concreto não seria um fator interessante de desempate? A sua monografia pode ser esse fator de desempate.

Oportunidade de contato e interface com empresas

Além de ser um trabalho prático, outro benefício profissional interessante que a elaboração de uma monografia oferece é a possibilidade de o aluno entrar em contato e fazer interface com empresas e instituições de sua área profissional.

Para fazer isso, a escolha do tema e objetivo da monografia podem ajudar ou atrapalhar, mas certamente existem empresas que vendem produtos, serviços, fazem consultoria ou possuem conhecimento com o tema relacionado.

Desenvolver um trabalho de monografia é uma ótima oportunidade para mandar emails e telefonar para empresas que estão atuando no mercado, tanto para buscar informações e conhecimentos que possam ajudar na redação e pesquisa da monografia como para conhecer melhor o mercado.

A palavra chave desse segundo benefício, do ponto de vista profissional, é Networking. A sua monografia, além de ganhar informações interessante obtidas por meio do contato com empresas e instituições que atuam com o tema escolhido, será uma ótima fonte de novos contatos que no futuro podem proporcionar algum tipo de retorno profissional, ainda que de forma indireta.

Benefícios profissionais da monografia – Por que não aproveitar?

As possibilidades profissionais que a criação de uma pesquisa para monografia traz são negligenciadas na maioria das vezes. Mas esse não é um bom plano. Na reta final de um curso de graduação ou pós graduação, obter um trabalho concreto que na prática possa servir como uma experiência interessante para o primeiro emprego e aumentar a sua rede de contatos são benefícios valiosos.

Os benefícios de uma monografia bem feita não são apenas acadêmicos. Sabendo escolher e aproveitar bem o tempo despendido na pesquisa e execução da monografia, frutos no campo profissional e no mercado de trabalho também podem ser conseguidos.

A monografia você vai ter que fazer de qualquer jeito, então, não deixe de aproveitar as vantagens e importantes aprendizados acadêmicos e profissionais que ela pode te proporcionar.