Tese de Doutorado: Como escolher um bom tema

A tese de doutorado começa pela escolha da área e posteriormente pela definição do tema. Na maioria das universidades é necessário apresentar um projeto de pesquisa antes de ingressar no doutorado ou mestrado.

Já nesse projeto deve ser apresentado o que será pesquisado e como você pretende fazer isso. Não é uma tarefa fácil e também não deve ser subestimada. O tema de pesquisa é o que você vai estudar pelos próximos quatro anos. Deve ser escolhido com atenção, com afinco e de forma sincera. Veja algumas dicas para você escolher um bom tema de doutorado.

O que se perguntar para definir o tema?

O tema de pesquisa e o problema da pesquisa são coisas distintas. O tema está relacionado à área que você está estudando, o assunto especificamente. O problema de pesquisa está relacionado a um fato dentro dessa área que você vai investigar e tentar resolver.

Todo tema de pesquisa tem uma pergunta a ser respondida. É muito importante que esta pergunta esteja formulada claramente (redigida por escrito inclusive) e que represente um direcionamento concreto sobre o caminho que você vai tomar.

O tema de pesquisa é mais geral, mais abrangente, e pode englobar vários problemas de pesquisa diferentes. Já o problema de pesquisa é um problema que decorre do tema, ele está inserido dentro do tema. Não há uma regra pronta para se definir o tema e o problema de pesquisa. Mas um primeiro passo é saber que você tem que definir não só o tema, mas também um problema de pesquisa.

Estudar para escolher o tema

O processo de estudo e pesquisa começa muito antes da aprovação para o doutorado. Para escolher bem um tema é necessário entrar na internet e pesquisar quais são os assuntos abordados em uma determinada área, quais estão mais em voga e quais as novidades no mundo da pesquisa. Conversar com professores e outros doutorandos e pesquisadores também é uma ótima maneira de juntar informações para se decidir por uma área de pesquisa e definir um problema de pesquisa.

Dessa forma, ainda durante o seu projeto de pesquisa, estude a fundo algumas das áreas que você pode escolher para conhecer e tomar uma decisão embasada em fatos e informações atualizadas.

Escolha um tema que você goste e se identifique

O ideal é que você encare o doutorado como uma pesquisa que você quer fazer, ou seja, que você veja o problema de pesquisa como um desafio que você quer resolver e está disposto a investir tempo e esforço nele. Por conta disso, é importante que você tenha apreço pelo tema e se identifique com a área escolhida para o doutorado.

Imagine que vão ser quatro longos anos. Centenas de reuniões e finais de semana dedicados para discutir e elaborar as pesquisas. Imagine se for um tema que você não goste e não se identifique, será que você vai se sentir bem?

Claro que não é obrigatório que você ame o tema de sua pesquisa. Como todas as escolhas da vida, ser pragmático e pesar os outros fatores também é importante, mas, não escolha um tema que você não se sinta atraído. É fundamental ter vontade e motivação durante o doutorado sob o risco de você abandonar o processo no meio.

Estude a universidade e as linhas de pesquisa oferecidas

A universidade possui várias linhas de pesquisa disponíveis para realizar as pesquisas. Um ótimo caminho para clarificar as suas ideias sobre o que pesquisar é ler o site do programa de doutorado até a exaustão.  Conheça quais as linhas de pesquisa são oferecidas, quem são os professores de cada uma e qual a infraestrutura oferecida para pesquisa em cada uma dessas linhas.

Identifique os problemas da fronteira do conhecimento

A tese de doutorado deve apresentar uma contribuição original, e para isso é preciso que a pesquisa esteja situada na fronteira do conhecimento. Dessa forma, outra dica para escolher o seu tema é estudar quais são os problemas que estão sendo pesquisados na fronteira do conhecimento das áreas que você está considerando.

Saber quais são os assuntos e necessidades que os pesquisadores que estão na ponta estão tratando pode indicar melhor quais problemas e questões estão mais carentes de pesquisas e novos pesquisadores.

Converse muito com outras pessoas

Para definir o tema do doutorado, não converse apenas com os professores da faculdade, busque opiniões na internet de profissionais que trabalham na área, converse com seus amigos e pergunte se eles acham se os temas têm a ver ou não com você.

Troque ideias com seus familiares e parentes também. Toda opinião é bem vinda. O importante é ter claro que o tema não é só uma questão relativa ao doutorado, mas que também tem muito a ver com a sua pessoa e os seus gostos profissionais e pessoais. Por conta disso, a opinião de pessoas, mesmo que leigas em sua área, é muito importante e pode te dar informações valiosas.

Escolha um tema que seja relevante

Nossa última dica é que você escolha um tema que seja realmente relevante. Tem sido cada vez mais comum pessoas fazerem mestrado e doutorado com temas que não agregam valor de verdade à ciência ou mesmo à sociedade de forma geral.

Pense que é um trabalho de 4 anos e que todo o esforço que você vai dedicar merece ter como resultado algo que seja maior do que um punhado de páginas encadernadas. Escolha um tema cuja contribuição que você vai dar faça uma diferença real.

Considerações finais

E é isso! A tese de doutorado dá um trabalho enorme, são 4 longos anos de dedicação. A elaboração de um bom projeto de pesquisa e a escolha do tema certo são fundamentais para que você se mantenha motivado durante o doutorado e chegue até o fim.

E mais importante de tudo, uma escolha bem feita irá garantir que aquele sentimento de que toda a sua dedicação não produziu um conteúdo realmente importante passe longe de você. Boa sorte e quando decidir pelo seu tema, deixe um comentário contando para nós!