Monografia: Melhores dicas para não estressar

Final do curso chegado, a tensão com as exigências para formar já começam a aumentar. Terminando a formatura começa o novo desafio de se inserir no mercado de trabalho ou seguir uma carreira acadêmica. Há ainda a opção de ser autônomo ou tentar empreender.

Mas antes de tudo isso, você tem que terminar a famigerada monografia.  Seu último trabalho e compromisso com a faculdade. Na maioria das vezes, este é um trabalho que gera muito desgaste emocional e psicológico. O stress não advém apenas da necessidade de entregar um bom trabalho, também tem a apresentação, que também é muito importante, além de todos os requisitos com formatação e metodologia que devem ser seguidos.

Isso sem falar nas reuniões com professores orientadores, que por vezes são extremamente estressantes. Qual estudante no último ano já não foi a um reunião para avaliar o andamento da monografia e voltou pra casa com a sensação que teria que começar tudo do zero?

Por ser o passo final em curso de graduação ou pós e envolver relações com professores e a apresentação final, não é de se espantar que a monografia gere um grande estresse nos estudantes. Mas não se preocupe, aqui você aprender os melhores hábitos para não ser surpreendido e não estressar com a sua monografia.

1 – Não deixe para fazer tudo no último semestre

A primeira dica é muito simples. Muitos estudantes cada vez mais deixam o último semestre ser um verdadeiro tudo ou nada. Não é raro encontrar alunos com mais de 10 disciplinas ao mesmo tempo que faz a monografia e também estágio supervisionado. Esta é uma ótima maneira de ficar estressado e perder a motivação para estudar ou terminar bem o curso.

Exatamente por isso a nossa primeira dica é não concentrar todo o esforço do curso na etapa final. Muitos alunos “acordam” apenas já na reta final da graduação, outros vão empurrando algumas matérias até o fim. Seja qual for o motivo, tente ao máximo seguir o curso em bloco, e caso mesmo assim não seja possível (como é bem comum), considere dividir as matérias finais em mais de um semestre, para que o esforço não fique todo concentrado em apenas um período.

Alguns alunos conseguem ficar apenas com a monografia durante o último semestre. Ou então, a monografia e apenas duas ou três disciplinas mais. Este é o cenário ideal para você não estressar e ter tempo para dedicar à sua apresentação e trabalho de monografia.

2 – Tenha um cronograma e siga-o em dia

Ter um cronograma é fundamental. Uma das grandes razões para o estresse causado pela monografia é o fato de quase na hora da entrega do trabalho, os estudantes descobrirem que ainda tem muita coisa a ser feita.

Este é um problema clássico de agenda. Se no começo do processo de construção e entrega da monografia você elaborar um cronograma junto a seu orientador, estabelecendo o que deve ser entregue em cada mês para que a entrega final não seja comprometida, você sempre vai saber se está atrasado ou não. Além disso, também estará sempre claro se você tem “folga” ou se precisa se desdobrar um pouco mais.

Ter um cronograma e sigui-lo é uma ótima forma de não ser surpreendido. Sabendo exatamente se você está atrasado ou não, dá mais tranquilidade e capacidade de acelerar (ou desacelerar) o passo quando necessário.

3 – Fique na cola do seu orientador

O orientador é fundamental para a monografia. Ele é quem vai revisar e indicar se existem adequações a serem feitas. Reformulações e mesmo mudanças totais na redação e no rumo do projeto não são incomuns.

O problema é que algumas vezes (muitas vezes, pra falar a verdade), os professores orientadores podem ser evasivos e demorarem a dar feedback, responder e-mails e a atender solicitações dos orientandos.

Aqui a dica é não deixar o tempo correr e ficar esperando. Se passou alguns dias e seu orientador não respondeu seu e-mail, tente telefonar ou, melhor ainda, compareça pessoalmente à sala dele ou procure-o na faculdade. De forma geral, sempre prefira contato físico ou conversas telefônicas. Talvez isso não seja necessário caso seu orientador seja solícito e responda e-mails sem muita demora. Mas se você perceber qualquer tipo de comportamento evasivo, não tenha dúvida, vá atrás e seja chato. Afinal de contas, o seu orientador já formou, mas você ainda não!

4 – Não deixe de fazer atividades de lazer

Aquela corrida que você dá às terças e quintas de manhã. A ida ao cinema de vez quando no final do mês. Até mesmo a cerveja com os amigos naquele ponto de encontro tradicional. Todas essas atividades de lazer e entretenimento são grandes momentos de “desestresse”, de relaxamento e espraiamento da mente.

Esses momentos são fundamentais também para que você chegue no dia da apresentação da monografia em boas condições psicológicas para fazer uma boa apresentação. Claro que com o tempo corrido não dá pra fazer tudo como antes, mas manter pelo menos uma parte de suas atividades tradicionais de lazer é muito importante não só para você não estressar além da conta, mas também ajuda a fazer um bom trabalho e uma boa apresentação.

5 – Busque as referências e materiais com um semestre de antecedência

Uma ótima forma de evitar estresse é tentando definir algumas coisas antes ainda de se matricular na disciplina de monografia. O tema da disciplina vai exigir material de pesquisa e às vezes ferramentas. Nem sempre esses materiais vão ser de fácil acesso. Esse tipo de dificuldade é uma grande causa de estresse emocional na hora de entregar a monografia.

Se você já tiver alguma coisa definida no semestre anterior, você pode se adiantar e já começar a buscar esses materiais ou providenciá-los junto à faculdade. Assim, você evita de chegar na hora de entregar e ainda não ter tudo pronto devido à falta de material ou ferramentas de pesquisa adequadas.

Considerações finais

A monografia vai te estressar de uma forma ou de outra. Isso é natural. Mas existem formas de você administrar isso e, principalmente, evitar surpresas que além de causar um grande desconforto podem comprometer a entrega em tempo da monografia.

Agora você conhece algumas dicas para administrar o estresse emocional antes e durante o processo de monografia. Com certeza as dicas vão te ajudar a fazer um bom trabalho e a chegar no final do semestre mais inteiro e motivado.

Não deixe de ler nossos outros posts sobre monografias aqui no blog e deixar o seu comentário!