Dissertação de Mestrado em Inglês

Você estudou muito, se esforçou e finalmente alcançou o tão sonhado mestrado. Você está a um passo de ser mestre e está apto, mas então se depara com algo que até então não parecia tão importante, mas nesse momento é indispensável: fazer sua dissertação de mestrado em inglês.

Sempre você deixou o cursinho de inglês de lado. Ou até aprendeu, mas está sem prática, esqueceu tudo o que sabia. O inglês se faz presente em um momento tão importante. E agora?

Você pode adquirir sua dissertação de mestrado em inglês ou realizá-la sozinho. Hoje em dia já é possível comprar monografias e teses de mestrado, realizados por profissionais da área de exatas, humanas e biológicas.

O auxílio de um professor de inglês para a realização desta etapa é de extrema importância. Solicite freqüentes revisões, sempre que houver alguma alteração no corpo do seu projeto. Não deixe para depois, o processo é logo e exaustivo, você pode acabar esquecendo.

Preparação de dissertação de mestrado em inglês

Existem entrevistas de mestrado que incluem proficiência em inglês, como a modalidade Strictu Sensu de mestrado da USP. Chega a assustar só de pensar nessa entrevista. Nunca exclua a possibilidade de isso acontecer.

Falando em entrevista de mestrado, quando você se candidatar a vaga de mestrado, independente da universidade, se eles solicitarem entrevista ou carta de interesse, sempre se mostre motivado.

Se você disser que quer realizar o mestrado, pelo simples motivo de ter um título, a pessoa que disser que tem interesse no ramo de pesquisas e interesse em carreira acadêmica, terá prioridade para entrar na turma de mestrado.

Alunos do mestrado que não falam inglês

Retomando o foco deste artigo, veja dicas de como preparar sua dissertação de mestrado em inglês. As dicas são direcionadas para os estudantes que não possuem nível avançado no idioma.

Prepare-se para estudar e aplicar-se. Será necessário um imersão no idioma para que você esteja apto a responder perguntas em inglês relacionadas à sua tese de mestrado. Se a sua preparação for demasiadamente boa, você pode até convidar estrangeiros para assistirem e interagirem com sua apresentação.

– Dedique seu tempo lendo textos em inglês

A leitura de textos em inglês levará você da prática à perfeição. Leia artigos científicos para aprender a conotação que deve ser utilizada em seu projeto.

– Aposte em inglês instrumental

Inglês instrumental é uma metodologia específica utilizada para pessoas que necessitem passar por testes de proficiência no idioma inglês.

A revista Exame digital afirma que o inglês instrumental é um diferencial competitivo que pode ser decisivo nos testes de proficiência. É de suma importância para sua dissertação de mestrado em inglês.

Como garantir sucesso na dissertação de mestrado

Faça escolhas inteligentes. Opte por uma disciplina que você seja o idealizador. A disciplina escolhida te acompanhará pelos próximos dois anos. Tenha na consciência que você terá que estudar muito sobre o assunto, passar dias lendo e pesquisando sobre isso.

– Tome nota

Acompanhe a pauta de apresentações de mestrados da sua universidade. Assista algumas avaliações de banca para ouvir as críticas e sugestões. Tome nota e evite os mesmos erros.

– Escolha de orientador

O mais indicado para tomar a decisão, é conhecer as opções de orientadores e escolher o orientador que gostaria de ler o tema do seu trabalho. Um profissional que apóia e se identifica com a sua ideia, presente na sua banca de avaliação, é garantia de aprovação.

Alerta!

O orientador vai ser quem vai ler e reler sua dissertação de mestrado em inglês. A dica de ouro aqui é fazer a escolha certa do seu orientador. Pode ser seu mentor, um professor que você tenha afinidade ou uma personalidade influente da sua universidade.