Tese de Doutorado: Dicas e um pouco mais sobre uma Tese

Atualmente no Brasil inúmeras pessoas que cursaram uma graduação, procuram entrar na jornada cientifica primeiramente realizando o mestrado e depois fazendo o doutorado, o qual é necessário fazer uma tese de doutorado.

Muitas pessoas que desejam realizar uma pós-graduação não possuem muito conhecimento sobre a diferença de um mestrado para o doutorado. Para o mestrado é necessário apresentar uma dissertação e para o doutorado deve-se defender uma tese.

Em relação ao estilo de redação, a tese de doutorado é um tipo especial de dissertação, a qual é preciso defender uma ideia científica original em que é criado um conhecimento novo sobre algo.

Conheça um pouco mais sobre a tese de doutorado

Uma tese de doutorado é então um assunto ou tema que se apresenta, a qual é discutida ou defendida por um estudante que possui bases ou hipóteses sobre algo, normalmente científico.

  • A tese de doutorado é conhecido por ser um trabalho acadêmico que geralmente é realizado em cursos superiores para consequentemente ser apresentado em público, o qual é um grupo de doutores. Com isso, é possível conseguir a obtenção de um titulo de doutorado.
  • Na fase de tese de doutorado, é então um período em que o estudante aprofunda cada vez mais no tema escolhido, tornando um especialista. Além disso, as cobranças nessa fase em relação a qualidade de produção da dissertação, são muito maiores, sendo normalmente 48 meses de duração.
  • Assim, ao final de uma tese de doutorado, o estudante deve apresentar algo que seja relevante e inédito sobre determinado assunto, além de apresentar uma complexidade muito maior que uma dissertação de mestrado, com pontos que sejam totalmente relevantes e originais.
  • Portanto, para se ter um retorno positivo, a tese deve obrigatoriamente se aprofundar na pesquisa científica de um tema. Assim, tal complexidade irá interferir diretamente na análise da banca examinadora, a qual é o dobro de pessoas de uma banca de mestrado.

Dicas para elaborar uma tese de doutorado

Para elaborar um projeto de tese de doutorado a estrutura sugerida poderá ser diferente de acordo com o edital de cada programa apresentado na pós-graduação da universidade. Porém, de uma forma geral a tese deve conter um tema, pesquisas cientificas, metodologia, objetivos, resultados, revisão da bibliografia e previsão.

  • É muito importante saber o programa da pós-graduação em que o candidato está inserido. Assim, para que você conheça melhor a sua área de estudo, é interessante cursar algumas disciplinas isoladas.
  • No caso da revisão bibliográfica, esta irá demonstrar como surgiu a pesquisa, mostrando de onde surgiu os estudos anteriores e que ainda precisam ser melhoradas. Com isso, nessa fase do projeto, serão discutidos os conceitos principais e todos os estudos que estão relacionados ao tema estudado.
  • Uma das principais e mais importantes razões para se elaborar uma pesquisa, é solucionar todas as dúvidas que existem em relação ao projeto de estudo. Dessa forma, o pesquisador deve analisar as limitações dos estudos anteriores existentes, mostrando as análises.
  • Além disso, o pesquisador ainda precisa mostrar para a banca examinadora que o seu projeto é relevante. Por isso, é importante mencionar todos os dados de uma fonte que seja confiável e que ajude na argumentação do seu projeto.
  • O pesquisador ainda deve mostrar uma metodologia que seja coerente com o assunto apresentado, mostrando todas as técnicas adequadas dos resultados encontrados, analisando o discurso e o conteúdo.

Portanto, para apresentar uma tese de doutorado é de extrema importância que a qualidade do mesmo esteja excelente. Por isso, o mais recomendado é que você contrate alguém para já possuir a sua tese de doutorado pronta e que te traga bons resultados.