Dissertação de Mestrado – O que é uma boa dissertação de mestrado?

Afinal de contas, o que é uma boa dissertação de mestrado? Quais características uma boa dissertação de mestrado possui? E quais são as características negativas que uma boa dissertação de mestrado não pode conter? Essas perguntas vão ser respondidas neste artigo.

Aqui você vai aprender o que é uma boa dissertação e quais as características que sinalizam que um trabalho de mestrado foi bem feito e possui qualidade de excelência.

Características positivas de uma dissertação

Vamos começar o texto pelas características positivas de uma dissertação de mestrado. O que a sua dissertação deve ter obrigatoriamente para ser considerada de excelência? Não é apenas uma coisa, mas um conjunto de requisitos que são avaliados. Vamos começar pelo primeiro deles que é também um dos mais importantes.

1 – Pesquisa relevante

Antes de mais nada, o conteúdo da dissertação é a razão de ser de sua existência. Muito além de um livro bem impresso e impecavelmente formatado, o conteúdo da dissertação deve ser relevante e de qualidade, e isto está relacionado principalmente à pesquisa que foi feita.

Um bom trabalho de pesquisa envolve vários fatores como:

  • Revisão bibliográfica completa;
  • Referências de autoridade científica e internacionalizadas;
  • Utilização de metodologia científica comprovada e bem explicada;
  • Utilização de ferramentas de pesquisa modernas;
  • Experimentos de campo;
  • Validação extensiva dos resultados;
  • Apresentação de resultados concretos, sejam positivos ou negativos, e a explicação para os mesmos;

Todos esses pontos estão relacionados ao conteúdo da dissertação. Todos eles são avaliados pelos professores da banca examinadora e de maneira geral, qualquer leitor que abrir uma dissertação irá de uma forma ou de outra avaliar esses itens.

Mesmo que inconscientemente, nós revisamos as referências, como é a metodologia e se os resultados são condizentes e bem fundamentados. Esses fatores são indicadores de que a pesquisa foi feita de forma séria e é fundamental para a avaliação da dissertação.

2 – Adequação linguística

A adequação linguística pode parecer um ponto menos importante, mas não é. A redação correta da dissertação exige uma série de cuidados que nem sempre estão claros para os pesquisadores no mestrado.

É muito comum que os alunos fiquem focados na pesquisa, na produção do conteúdo, mas acabam se descuidando da linguagem e da forma de apresentação de sua dissertação. Em trabalhos científicos, os resultados por si só não bastam para creditar um trabalho como bom. É preciso que seja seguido uma metodologia científica e que toda a dissertação esteja dentro das exigências textuais de um trabalho científico.

São vários os vícios linguísticos que os mestrandos acabam cometendo na hora de redigir a dissertação. Vamos recapitular os principais deles:

  • Uso de pronomes pessoais: Textos científicos devem ter caráter impessoal e não utilizar referências com pronomes pessoais;
  • Linguagem objetiva: a linguagem deve ser objetiva e não subjetiva. Não emita opiniões ou considerações de ordem pessoal. Todo o texto deve ser objetivo e afirmativo, fundamentado nas bibliografia e na metodologia utilizada;
  • Linguagem direta e precisa: Na dissertação não era de achar ou encontrar resultados relativamente bons ou ruins. É necessário ser direto e especificar de forma clara se os resultados são bons ou ruins, de acordo com a literatura especializada e a sua metodologia;
  • Linguagem simples: Não caia na armadilha de usar termos e palavras difíceis somente para tentar demonstrar um maior conhecimento ou deixar o texto com uma cara mais “profunda”. O objetivo da dissertação é ser compreendida da melhor forma possível;
  • Linguagem obscura e prolixa: Textos cheios de firula e que não acrescentam novas informações ao trabalho devem ser evitados. Faça textos claros, enxutos e que sejam densos em informação (o que não significa serem grandes);

Uma dissertação que segue as orientações linguísticas acima possui grandes chances de ser considerada boa. Um conteúdo de relevância e bem fundamentado, aliado a uma escrita correta, objetiva e clara, são os dois pontos principais para se determinar a qualidade de uma dissertação.

3 – Adequação de formatação

Este item provavelmente você já conhece. É uma exigência de toda universidade. A dissertação deve estar de acordo com o formato padrão especificado pela instituição. A maioria das faculdades utilizam as regras da ABNT, mas muitas também possuem padrões próprios e modelos próprios de formatos para dissertações e outros trabalhos acadêmicos.

Muitas pessoas inclusive contratam um revisor especializado nesse tipo de formatação para poder deixar o trabalho todo dentro das especificações. É uma boa estratégia. Formatar trabalhos acadêmicos é cansativo e chato, e se você deixar para a última hora, pode ser que simplesmente não dê tempo de fazer tudo.

4 – Indicação de continuidade da pesquisa

Uma coisa muito importante para você mostrar na sua dissertação é perspectiva de continuidade do trabalho e da pesquisa. O mestrado já tem um certo grau de profundidade, e apesar de não ter a mesma exigência de originalidade de um doutorado, geralmente apresenta novas ferramentas e soluções.

Nesse sentido, apresentar quais serão os próximos passos, os possíveis pontos de melhoria e desenvolvimento para que a pesquisa continue avançando, é um fator muito importante.

Na parte final de seu trabalho, lembre de dedicar uma seção, mesmo que breve, a dizer quais são os passos seguintes para a continuidade da pesquisa e as suas sugestões, baseadas na experiência obtida com a sua dissertação de mestrado. A perspectiva de continuidade conta a favor de uma boa dissertação.

Conclusão

Quem não quer apresentar uma boa dissertação? É um trabalho de dois anos e o título de mestre exige que você seja aprovado. Agora que você conhece o que é uma boa dissertação de mestrado, com certeza irá ter mais chances de alcançar os seus objetivos.

Veja que são vários os aspectos que caracterizam uma boa dissertação de mestrado. Provavelmente você tem mais facilidade com alguns deles e mais dificuldade com outros. Não deixe de buscar ajuda sempre que necessário e caso seja preciso, contrate um profissional para formatar e deixar toda a dissertação dentro das regras de formatação e modelo exigidas.

Queremos que você apresente uma ótima dissertação de mestrado, e foi para isso que fizemos esse artigo descrevendo as características de um bom trabalho de mestrado. O que você achou do texto? Conte para nós nos comentários!