Monografia: Como fazer um checklist

Uma ótima estratégia para garantir que sua monografia esteja completa e dentro das regras que se espera é ter um checklist. Essas listas de checagem são ótimas para várias coisas, algumas pessoas inclusive possuem checklists diários para marcar e avaliar se fizeram tudo o que deveriam ter feito naquele dia.

Checklists são formas simples para garantir o resultado final adequado da monografia. Neste artigo nós vamos apresentar como você deve fazer o seu checklist. Na verdade, vamos sugerir dois checklists, um para ser feito quinzenalmente, e outro para ser feito ao final do projeto. Vamos continuar com a leitura?

Checklist quinzenal

Se você tem acompanhado os nossos textos, já deve ter se deparado com a nossa sugestão de usar ciclos de 10 a 15 dias para organizar as suas entregas. Por “entrega” nós estamos nos referindo a pequenas tarefas relacionadas à monografia que devem ser executadas em cada ciclo quinzenal.

Como o seu trabalho está organizado em ciclos, ao final dos quais você se reúne com seu orientador, é interessante ter um checklist para se autoavaliar ao final de cada ciclo de trabalho.

Como as tarefas variam, o checklist tem um objetivo mais voltado para garantir que você esteja sempre avançando e fazendo entregas com qualidade. Nesse checklist, algumas das coisas que você vai avaliar são:

  • Qual a percentagem de tarefas você conseguiu concluir?
  • Você documentou tudo que fez e tem acesso fácil a essa documentação?
  • Você recebeu feedback de seu orientador sobre o que foi feito?
  • Você escreveu alguma coisa nova na monografia? Caso negativo, Por que?
  • Você fez leituras adequadas para se preparar para a apresentação final?
  • Você manteve seus documentos organizados?
  • Você verificou se o cronograma está atrasado ou em dia?

Esses pontos são apenas algumas sugestões de itens para você incluir no seu checklist. Dependendo do tipo de pesquisa, você terá itens mais específicos também. Em geral, utilize perguntas que te forneçam uma visão clara de como você avançou no último ciclo de trabalho.

Checklist final

O checklist final é aquele que você vai fazer quando a monografia estiver pronta, na semana anterior à entrega. Esse checklist é para garantir que nada de errado chegue às mãos dos professores que irão te avaliar. Alguns dos itens que você pode colocar nesse checklist são:

  • Foi feita revisão final por um profissional qualificado?
  • Numeração de páginas e de figuras, imagens e gráficos estão coerentes?
  • Listas e índices estão coerentes com o conteúdo?
  • Referências estão dentro das normas e devidamente citadas no texto?
  • Apresentação de slides para a apresentação final está coerente com a monografia?

Uma dica é fazer um checklist menor, específico apenas para as normas ABNT e de formatação. Novamente, dependendo da sua área de pesquisa, pode ser que alguns itens mais específicos sejam necessários. Peça ajuda ao seu orientador para fazer um bom checklist.

Tudo certo?

Se você acompanhar o trabalho com os checklists quinzenais, provavelmente seu checklist final não encontrará muitos erros. Se tudo estiver ok, é hora de se preparar para a apresentação e descansar para que tudo corra bem e seu diploma seja garantido.