Monografias: 5 motivos para não desanimar na hora de escrever a sua monografia

A monografia é um trabalho feito no final do curso de graduação ou pós. Nessa etapa final é muito difícil os estudantes estarem com o mesmo entusiasmo e pique do início da faculdade, afinal de contas, já se passaram alguns anos de noites mal dormidas e dores de cabeça com provas, trabalhos, conteúdos difíceis e tantos outros percalços que o mundo universitário oferece.

Bem nessa etapa final o aluno tem que fazer o trabalho mais importante do curso, a sua monografia. Geralmente com duração de um a dois semestres e com orientação de um professor especializado na área de pesquisa da monografia, esse trabalho demanda bastante esforço e dedicação, e se não houver ânimo suficiente com certeza será mais difícil na hora de redigir e fazer uma boa pesquisa.

Pensando nisso, vamos falar aqui de 5 motivos/dicas para você não desanimar e manter o entusiasmo por fazer uma pesquisa bem fundamentada e elaborada. Tenha esses 5 motivos em mente na hora de começar e durante toda a criação de sua monografia, temos certeza que conseguirá chegar ao fim com mais ânimo e menos extenuado.

Motivo 1 – Benefícios acadêmicos

A primeira razão para não poupar esforços e manter o ânimo alto para a elaboração da pesquisa de monografia é na verdade mais de uma. São vários os benefícios acadêmicos que você vai alcançar ao se dedicar e fazer um bom trabalho de monografia. Vamos a eles:

  • Você poderá se aprofundar em um tema específico de seu interesse;
  • É uma oportunidade para estudar conteúdos que ficaram de fora da grade curricular e complementar a sua formação;
  • É uma chance de desenvolver na prática conteúdos que você viu apenas de forma teórica durante o curso;
  • A pesquisa é um ótimo momento para fazer conexões entre conteúdos e disciplinas distintas e consolidar o seu conhecimento adquirido durante o estudo de toda a grade curricular;

Os benefícios acadêmicos da monografia são fatores positivos e por mais que o seu objetivo seja concluir o curso, ter esses benefícios em mente pode ajudar a manter a sua motivação mais alta e não deixar a peteca cair durante os estudos.

Motivo 2 – Benefícios profissionais

Os benefícios da monografia não são apenas acadêmicos, muito pelo contrário. Do ponto de vista profissional também há benefícios interessantes no processo de elaboração da monografia.

Por ser a etapa final do curso e muitas vezes a etapa que antecede a inserção no mundo profissional, os benefícios profissionais da monografia podem ser fatores de motivação muito melhores do que os benefícios acadêmicos para a maioria dos estudantes.

Veja abaixo os principais benefícios profissionais da monografia:

  • Oportunidade para elaborar um trabalho prático que pode ser apresentado como experiência prática e profissional;
  • Oportunidade para entrar em contato com empresas, instituições e pessoas já inseridas no mercado;
  • Oportunidade de se especializar em um tema que possa te ajudar a entrar em um ramo de atuação específico.

Os benefícios profissionais são ótimos motivos para se manter entusiasmado e fazer uma boa monografia.

Motivo 3 – Trabalho para concluir toda a trajetória acadêmica

Os benefícios acadêmicos e profissionais são os mais evidentes. Mas além deles há também um fator de ordem mais subjetiva que com certeza conta como motivador na hora de elaborar o trabalho final de curso.

Trata-se da percepção de que a monografia é o trabalho de fechamento de toda sua trajetória acadêmica. Ou seja, se você fizer um bom trabalho, você nada mais estará fazendo do que coroar da melhor forma possível todo o esforço que você despendeu durante os anos anteriores.

Fechar o curso com chave de ouro proporciona um sentimento de satisfação muito grande e a sensação de realização é muito maior com uma monografia bem estruturada, com uma boa nota, do que com um trabalho feito apenas para atender aos requisitos mínimos e ser aprovado.

Motivo 4 – Porta de entrada para o mestrado

Muitas pessoas já chegam no final do curso com a cabeça no processo seletivo para ingressar no mestrado e dar início a uma carreira acadêmica. Para essas pessoas a monografia tem uma importância redobrada.

Por ser um trabalho acadêmico, a monografia pode ser um fator definidor para sua seleção no mestrado. Além de ser uma produção científica em uma área do conhecimento que provavelmente será a área de pesquisa no mestrado, a elaboração de uma boa monografia pode ser a chave para conseguir uma boa recomendação de seu orientador ou mesmo entrar em contato com pesquisadores de outras instituições e iniciar uma rede contatos acadêmica que pode ser importante no futuro.

Do ponto de vista do trabalho em si, a pesquisa da monografia pode ser o primeiro passo da pesquisa que você quer desenvolver no mestrado e seu orientador na faculdade pode inclusive ser o mesmo que você terá no mestrado posteriormente (dependendo das regras de cada universidade é claro).

A monografia é muitas vezes a primeira produção acadêmica relevante do aluno e fazer um projeto bem feito é muito importante para se credenciar a uma vaga de mestrado e se preparar para desenvolver pesquisas mais avançadas em um contexto de mestrado e doutorado.

Motivo 5 – O trabalho é seu

Lembre-se que a monografia é um trabalho seu. Considere esse trabalho como um projeto pessoal e não apenas uma obrigação acadêmica. Escolha um tema que você goste e veja nesse trabalho a oportunidade de desenvolver uma atividade ou se aprofundar num tema que seja de seu interesse.

Da mesma forma que um escritor escreve suas obras como se fossem seus próprios filhos, pesquise e  redija sua monografia pensando que essa será uma criação científica que levará o seu nome e ficará registrada para sempre como um trabalho que você fez. Se for um bom trabalho, será um bom trabalho com o seu nome estampado na capa. Se for um trabalho ruim, será um trabalho mal feito também com seu nome estampado na capa. Qual dos dois você prefere?

Esses cinco motivos são ao mesmo tempo dicas de como manter o seu entusiasmo e motivação em patamares adequados para elaborar uma monografia bem feita e não ficar com aquela sensação de estar “arrastando” o final do curso.

Fazer suas pesquisas com entusiasmo e ter bons motivos para acreditar em um bom trabalho é fundamental no processo de conclusão de seu curso de graduação ou pós. Além disso, com certeza estar motivado fará com que o resultado final seja muito melhor!