Monografia/TCC?: O que é uma boa

O curso de graduação não termina antes que você apresente e entregue a sua monografia, que também pode ter o nome de TCC – Trabalho de Conclusão de curso. Para não ter problemas na etapa final de sua graduação ou pós, é altamente recomendado que você capriche na sua monografia, não só na redação, mas também na apresentação.

Mas como saber se a sua monografia ou TCC está boa o suficiente? É exatamente com isso que vamos te ajudar. Neste post vamos descrever o que todo boa monografia deve ter, e também algumas das coisas que uma boa monografia não deve conter.

Se você está na etapa final de seu curso, este texto pode ser importante para que você possa saber quando a sua monografia poderá ser considerada boa e com uma qualidade suficiente para ser aprovada.

Características de uma monografia ruim

Vamos começar o texto de forma diferente, vamos indicar primeiro as características que uma monografia ruim apresenta. Ou seja, essas características são as que você deve evitar ao máximo em sua monografia.

Prolixa mas com poucos resultados

Isso acontece muito com estudantes que fazem super revisões bibliográficas. Escrevem páginas e mais páginas sobre vários livros e autores que estudou para redigir a monografia, mas na hora de apresentar resultados de algo concreto que tenha pesquisado ou analisado, os resultados se resumem a uma página ou nem isso.

O objetivo primordial do trabalho é a pesquisa/estudo e a obtenção de resultado. A bibliografia é importante para embasar o trabalho, mas tenha certeza de que essas duas partes estejam bem balanceadas. Faça uma boa revisão bibliográfica, mas certifique de apresentar dados e resultados que sejam seus.

Muito texto e com poucas imagens

Existem algumas áreas que não dão tanta margem para que sejam criados gráficos, tabelas e ilustrações. Mas, de maneira geral, elementos gráficos e ilustrações são ótimas maneiras de apresentar resultados e informações. Uma monografia pobre em imagens e gráficos, que seja puramente textual, além de ser pesada e cansativa de ser lida, provavelmente não apresenta os dados e resultados de forma clara e fácil de entender.

Poucas referências ou referências ruins

Uma outra característica de monografias mal feitas são as referências escassas ou com pouca confiabilidade científica. Não dá pra embasar uma monografia em textos de internet e enciclopédias abertas, é preciso utilizar artigos de revistas científicas sérias e livros de autores especializados no tema.

Além disso, é desejável que as referências bibliográficas sejam numerosas e ricas. Poucas referências pode dar a entender que o trabalho é baseado em apenas um material, o que não é bom para a qualidade da monografia.

Características de uma boa monografia

Você conheceu algumas das características que identificam uma monografia ruim. Agora vamos falar das coisas que a sua monografia precisa ter para ser considerada boa. Vamos começar reforçando os itens anteriores, ou seja:

  • Monografia bem balanceada em relação à revisão bibliográfica e a apresentação e discussão dos resultados;
  • Monografia deve ser rica em imagens, gráficos, tabelas e ilustrações. Elementos gráficos são fáceis de visualizar e representam a melhor maneira de apresentar dados em apresentações e textos escritos;
  • Referências confiáveis e ricas. Uma boa monografia deve ser baseada em referências que tenham relevância e autoridade no mundo científico. Além disso, é desejável também que as referências sejam numerosas e variadas.

Para além desses três primeiros itens, temos ainda outros pontos importantes de uma boa monografia.

Linguagem e formatação adequada

Este é um requisito de todos os trabalhos acadêmicos. Desde artigos até uma tese de doutorado, o texto deve obedecer aos critérios padrão de linguagem e formatação do mundo acadêmico. Assim, certifique-se de utilizar uma linguagem objetiva, clara e direta. Não use termos subjetivos ou imprecisos, seja afirmativo e fundamente as suas afirmações nas suas referências e nos resultados que você obteve.

Quanto a formatação, siga fielmente o padrão especificado pela sua faculdade. Considere contratar uma pessoa especializada em trabalhos acadêmicos para revisar e formatar tudo de forma correta.

Mostrar conhecimentos obtidos na graduação

A monografia ou TCC é o trabalho de arremate do seu curso. É o trabalho que vai dizer se você está preparado ou não para sair da faculdade de exercer uma profissão ou uma nova função (no caso de pós-graduações).

Um ponto importante para que sua monografia seja bem avaliada é mostrar que você consolidou os conhecimentos obtidos no decorrer do curso. Apesar de a monografia tratar de um tema específico, insira referências e aprendizados que a sua instituição considera importantes e fale sobre eles. Cite aspectos da infraestrutura da universidade que te ajudaram ou que podem ser melhorados para pesquisas futuras.

Lembre-se que os professores estão avaliando se você está preparado para receber o diploma ou não,e isto inclui ter concluído toda a trajetória acadêmica com sucesso. Quanto melhor a sua monografia expressar que você tem domínio da área que você está cursando e que já possui desenvoltura para trabalhar com ela, melhor para a sua avaliação e aprovação de seu trabalho.

Considerações finais

Diferente do mestrado e do doutorado, onde a pesquisa possui um valor muito grande e é avaliado sobre tudo a capacidade científica do mestrando/doutorando, numa monografia de TCC, a escola quer avaliar se o aluno está preparado para receber um diploma.

Ou seja, a faculdade quer saber, mediante a avaliação de sua monografia, se você reúne as características necessárias para formar e poder exercer a profissão. Ao mesmo tempo também é avaliado se você tem condições de desenvolver trabalhos de cunho científico.

Sempre tenha como preocupação básica na sua monografia a necessidade de expressar domínio do conteúdo e mostrar que você já tem desenvoltura suficiente para começar a atuar profissionalmente na sua área de trabalho. Fique atento aos aspectos linguísticos e à qualidade da monografia e das referências.

Quando chegar a época de entrega, revise mais de uma vez e peça feedback não só de seu orientador mas também de outros colegas de faculdade e até mesmo outros professores. Com essas dicas certamente você fará um bom trabalho e terá uma ótima aprovação!