Dissertação Mestrado ou Tese de Doutorado: 5 Dicas Práticas para Escrever

Escrever uma dissertação não é algo que é feito da noite para o dia. O trabalho será submetido para avaliação de uma banca de professores especialistas no assunto do trabalho. Além disso, você também vai ter fazer a apresentação final e defender a dissertação de mestrado.

Imagine se seu trabalho estiver mal escrito, como você vai defendê-lo? Neste texto vamos apresentar 5 dicas práticas para você escrever sua dissertação de mestrado da melhor forma possível. Com elas, seu trabalho estará mais próximo de ser bem avaliado. Vamos com a gente?

1 – Escreva artigos e trechos da dissertação com ferramentas de correção ativadas

Parece uma coisa boba, mas ainda existem textos de dissertação que são impressos e apresentados com pequenos errinhos digitação e português. Em tempos em que até os editores mais simples já possuem Plugins para fazer correção ortográfica automática isso não é mais aceitável.

Uma dica boa é usar o Google Docs. O editor online do Google possui corretor ortográfico e mostra em tempo real os eventuais erros de digitação e ortográficos.

2 – Deixe a formatação toda pronta antes de começar a escrever

Escrever primeiro para depois formatar não é o melhor caminho. Caso a sua faculdade não oferece um template já previamente formatado, você terá de fazer o seu, ou pedir para que alguém te ajude ou faça para você.

O template é um esqueleto, um esquema com títulos, subtítulos, listas, numerações, tudo organizado e já formatado para estar de acordo com as normas ABNT. Formatar trabalhos é uma coisa muito tediosa e chata. E toma um tempo considerável. Por isso, logo início, quando você ainda não está muito pressionado, é o momento ideal para fazer isso.

3 – Leia outras dissertações que já foram aprovadas

Ora, essa dica parece até óbvia. Na verdade, você não precisa de ler outras dissertações por completo. Uma ida à biblioteca para folhear algumas dissertações antigas e ver como é o estilo de linguagem, o tipo de vocabulário usado, se há algum termo ou jargão que você não conheça, isso já ajuda muito a prevenir erros.

A ideia é que você já tenha mais ou menos em mente o estilo e as linhas gerais de como são escritas boas dissertações. Uma leitura dinâmica de dissertações antigas é uma ótimo maneira de fazer isso.

4 – Receba feedback constante de seu orientador

Sempre que você criar ou receber uma parte significativa da sua dissertação, leve assim que puder ao seu orientador. O feedback do seu orientador é definidor para saber se aquilo deve ser mantido ou não.

Se você deixar para mostrar tudo ao mesmo tempo, você pode ter a desagradável surpresa de ter que reformular muito mais coisa do que imaginava.

5 – Não fique muito tempo sem ler o que já está feito

Parece uma coisa desimportante, mas o fato é que se você ficar muito tempo sem trabalhar na monografia, você simplesmente esquece onde tinha parado e o que estava fazendo. Por isso, a dica é sempre estar em contato, mesmo que fazendo apenas pequenas modificações e incrementos.

E aí, o que achou das nossas dicas? Se tiver você uma dica legal também, deixe nos comentários e compartilhe conosco!