Monografias Prontas: 5 dicas para fazer um bom planejamento para sua monografia

Monografias podem ser trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. Na verdade, a maioria dos trabalhos acadêmicos maiores, como dissertações e teses, também são de natureza monográfica.

Um trabalho monográfico diz respeito a um estudo feito sobre um tema em específico sobre o qual é feito toda a revisão da literatura científica disponível.

Independente de qual seja o trabalho monográfico que você tenha que produzir, algumas dicas podem ajudar você nessa empreitada. O primeiro passo para que tudo dê certo é ter um bom planejamento. É exatamente sobre isso que vamos falar aqui. Vamos apresentar 5  dicas práticas para você fazer um bom planejamento.

1 – Cronograma macro

É claro que não dá para fazer uma monografia sem um bom cronograma. Primeiro, um cronograma de longo prazo. Se você tem que ter tudo pronto daqui um ano, então seu cronograma macro tem que ter um ano de duração. Nele você colocar os marcos gerais do trabalho. Esses marcos podem ser feitos em termos da estrutura do trabalho, por exemplo: Até março a introdução tem que estar pronta, até abril a primeira  parte da revisão bibliográfica, e assim por diante.

2 – Cronograma micro

Além do cronograma macro, outra agenda muito importante é o cronograma micro. O objetivo desse cronograma é fazer com que você esteja sempre terminando ou avançando com alguma coisa do trabalho. O cronograma micro deve ser no máximo quinzenal. Nele você vai listar as tarefas do dia a dia. Os artigos que você tem que ler, os experimentos que tem que fazer, realmente as atividades do seu cotidiano como pesquisador.

3 -Ambiente informativo

O ambiente informativo é uma técnica derivada do XP – Extreme Programming. XP é uma estratégia de administração utilizada na indústria de TI. Uma das coisas que essa estratégia prega é que o ambiente de trabalho deve ser o mais informativo possível sobre o trabalho que está sendo feito.

Isso significa utilizar quadros brancos e papeis na parede para fazer anotações. Colar post-its bem visíveis e coloridos, e de maneira geral, deixar as informações sobre o andamento do trabalho bem à mostra e visível. Seja o seu quarto ou um laboratório na faculdade, ambientes informativos tendem a ser mais engajadores e a gerar mais motivação.

4 – Ferramentas virtuais de gerenciamento

Ferramentas como Trello, Taiga e Evernote são cada vez mais comuns. E isso não é à toa. Manter as informações de agenda e seus compromissos em ferramentas online de gestão de tempo é uma boa maneira de se planejar e sempre estar um passo à frente dos problemas.

5 – Conversa franca com orientador

Para fechar, um item muito importante. No início do projeto, procure seu orientador e tente montar os cronogramas e elaborar uma linha de trabalho junto com ele. Seja franco sobre sua disponibilidade de tempo e recursos. Um bom planejamento não pode ser feito sem a opinião de seu orientador.

Siga essas dicas e você vai conseguir estar sempre um passo à frente dos problemas na hora de fazer a monografia. Boa sorte e até mais!