Dissertação de Mestrado: 4 Dúvidas mais Comuns Sobre Como Fazer uma Dissertação Mestrado

Você já submeteu seu projeto para avaliação, foi aprovado, seu nome saiu na lista de novos alunos regulares do curso de mestrado que você tanto queria. Agora é a hora de fazer a dissertação e entrar com tudo na pesquisa.

Mas nessa hora também surgem dúvidas. A dissertação é um documento científico relativamente complexo. E olha, dá trabalho fazer. Muitos aspectos linguísticos e de organização são tão importantes quanto os resultados e o conteúdo em si do trabalho.

Vamos apresentar as quatro dúvidas que são mais comuns na hora de chegar na universidade para fazer mestrado.

1 – Quando começar a redigir a dissertação de mestrado?

Essa é a primeira pergunta a ser respondida. O mestrado tem duração de dois anos. O número de disciplinas cursadas por semestre varia entre dois e quatro, mas é muito raro passar disso.

Existem estratégias diferentes. Você pode focar em fazer muitos créditos no primeiro e segundo semestres e depois ter mais tempo para a pesquisa, ou pode distribuir os créditos ao longo do curso e fazer a pesquisa em um tempo mais alongado.

Mas quanto à dissertação, não tem porquê esperar. Desde o início já tem muita coisa que você pode fazer para adiantar sua vida. Geralmente as faculdades já tem um template com a estrutura da dissertação, caso não tenha, é a primeira coisa que você tem que fazer. Já deixar a estrutura de tópicos toda formatada e dentro das normas.

Vários trechos da dissertação, como objetivos, metodologia, introdução, e até mesmo os mais simples como agradecimentos já podem ser feitos e não tem motivo para esperar.

2 – Por onde começar a escrever a redação?

Para começar a escrever a primeira coisa é montar a estrutura de tópicos e listas e deixar tudo formatado. Se a faculdade já oferecer o template, ótimo! Depois disso, é recomendado começar pelos objetivos e metodologia, sempre junto com o orientador. Além de já poderem ser escritos desde o início, são dois tópicos que você tem que seguir durante a pesquisa.

3 – Devo me preocupar em fazer artigos para publicação ou focar na dissertação?

É cada vez maior a pressão para que professores e alunos publiquem artigos científicos durante o curso de mestrado. O que é melhor, se dedicar para fazer um bom artigo ou focar na redação da dissertação? Na verdade as duas coisas andam juntas.

Os artigos que você tiver que produzir tem que estar relacionados com a dissertação de mestrado. Dessa forma, você tem que se preocupar com os dois ao mesmo tempo. Ou seja, escreva os artigos pensando em como usá-los depois na dissertação. E na hora de trabalhar na dissertação, pense em como você poderia usar aquele conteúdo em um artigo.

4 – Como escrever a dissertação de mestrado?

Agora que você já sabe quando e por onde começar, vem a pergunta do como. Há um jeito ou estratégia mais correta para escrever a dissertação. Bem, como você deve imaginar, isso depende de pessoa para pessoa. Mas há algumas dicas gerais que valem para todo mundo:

• Não escreva tudo de uma vez, faça sempre pequenas evoluções do texto;
  • A cada novo acréscimo na dissertação, revise e apresente para seu orientador;
  • Não fique mais de um mês sem trabalhar na dissertação pois você pode simplesmente esquecer e ter que ler muita coisa de novo;

Considerações finais

Apesar de cada pessoa ter uma estratégia diferente, as dúvidas acima são comuns a todos os mestrandos. Tal como em um emprego e em outros trabalhos acadêmicos, o importante é não deixar o volume de tarefas se acumular e estar sempre evoluindo a dissertação aos poucos, de forma gradativa.