Dissertação de Mestrado: Erros Comuns ao Fazer um Projeto de Dissertação de Mestrado

O Projeto de dissertação de mestrado é o primeiro passo na caminhada pelo título de mestre. Você ainda não é pesquisador do curso, não está matriculado, mas já tem que fazer uma proposta apresentando seu tema, o problema que quer trabalhar e como você vai realizar a pesquisa.

Neste artigo você vai conhecer algumas coisa que não devem ser feitas no seu projeto. Alguns erros são comuns e nós não queremos que você também os cometa. Por isso, fique atento aos erros comuns que você vai conhecer agora!

Pensar o tema sozinho

É claro que você tem que gostar e a escolha fundamentalmente deve estar relacionada ao seu interesse no assunto. Mas não escreva a sua proposta sem consultar outras pessoas, perguntar o que elas acham do assunto, das possibilidades. Principalmente professores, de preferência da própria instituição que você quer entrar.

O mestrado é dois anos no mínimo (talvez um ano e meio dependendo do seu fôlego e possibilidades na faculdade), e pensar um tema errado não é um bom começo. Aliás, pensar um tema sem consultar as pessoas certas pode inviabilizar a sua seleção para o curso.

A linguagem na proposta

A proposta é o primeiro documento que o pessoal da universidade vai ler que você produziu. Se já nesse primeiro contato você se mostrar um pesquisador prolixo, complicado, com um estilo linguístico estranho e cheio de floreios, isso não vai ajudar na sua seleção.

Tal como na futura dissertação de mestrado, use linguagem clara, o mais clara possível, direta e objetiva. Não encha linguiça, escreva a quantidade certa e coerente de palavras. Uso um estilo leve e ao mesmo tempo formal.

Negligenciar a metodologia

A metodologia talvez só não seja mais importante do que o tema em si que você vai apresentar. O que dá credibilidade a uma pesquisa é exatamente o método e a metodologia. Mais do que possíveis resultados positivos, a metodologia é o que dá respaldo à pesquisa e que faz com que seus resultados sejam acreditados e considerados relevantes.

Uma metodologia fraca ou com critérios muito flexíveis pode fazer com que o caráter científico do trabalho seja perdido. Portanto, se esforce por elaborar uma metodologia e método de trabalho condizente com a pesquisa de mestrado e que passe credibilidade.

Negligenciar a justificativa/motivação

A justificativa e a motivação são o porquê o seu tema é relevante. É o motivo pelo qual a instituição deve escolher o seu projeto e não a proposta do concorrente que está logo ali na gaveta. Explique com clareza e com bons argumentos os motivos que o levaram a pesquisar o assunto e as razões de a pesquisa ser relevante para a área e a instituição.

Se não há uma boa justificativa para seu projeto de pesquisa, por que a instituição selecionaria o seu projeto de mestrado?

Conclusão

Negligenciar os pontos importantes do conteúdo, pensar sozinho e não escrever de forma condizente com a proposta são erros que podem te custar mais um semestre até esperar a nova seleção para o mestrado. Faça questão de não cometer esses erros e fazer um ótimo  projeto de dissertação!