Dissertação de Mestrado: O que se espera

Na hora de providenciar a sua dissertação de mestrado uma coisa tem que estar muito claro na sua cabeça, o que é que a banca examinadora espera encontrar no trabalho? Afinal, são eles que irão avaliar se está tudo em conformidade e dar uma nota que pode resultar em título de mestre ou não.

Linguagem e estilo

Como um trabalho de pesquisa científico, espera-se que ao se abrir uma dissertação o leitor veja um texto claro e dinâmico. Isso significa que a linguagem deve ser direta ao ponto, apresentar sempre conteúdo relevante e não ser prolixa ou enrolada.

O fato de ser científico não tem nada a ver com ser difícil. Do ponto de vista do leitor, ele quer entender o que está escrito. Quanto mais a dissertação facilitar a vida e compreensão do leitor, melhor para o autor da dissertação. O estilo deve ser objetivo e impessoal. Não se deve usar pronomes pessoais e fazer indicações diretas a pessoas ou a si mesmo.

Objetivos de pesquisa

Uma das seções da dissertação é a de “Objetivos”. Nesta seção o texto apresenta quais são os objetivos macro e micro da pesquisa. Ou seja, durante os seus estudos você tem alguns objetivos mais amplos, relativos ao levantamento da bibliografia e realização de experimentos. E há também objetivos específicos, relacionados a o que você espera obter em seus experimentos, qual é o resultado final que você quer alcançar.

A dissertação deve ser feita no sentido de responder a esses objetivos. Lembre-se que mais do que uma redação acadêmica, você está descrevendo a sua pesquisa. Assim, você tem que estar sempre perseguindo os seus objetivos e avaliando como alcançá-los ou o que pode estar dando errado.

Coerência no conteúdo e na forma

Podem acontecer duas coisas ruins em relação a forma e o conteúdo da dissertação. A forma, isto é, a estrutura de tópicos e seções e as características linguísticas do trabalho pode estar impecável, mas o conteúdo não é relevante ou não focou nos objetivos da pesquisa. A outra situação é o contrário, a estrutura e os aspectos linguísticos e organizacionais estão muito mal elaborados, mas o conteúdo científico é bom e teve bons resultados.

Os dois casos não atendem o esperado da dissertação. A banca e de forma espera um trabalho que seja coerente em relação a sua estrutura e seu conteúdo. Isso implica não só em desenvolver uma organização dentro das normas, mas desenvolver a pesquisa e o  conteúdo de forma coesa e sem sair dos objetivos da pesquisa.

Conclusão

Antes de providenciar e dar o ponta pé inicial na sua dissertação, certifique-se que você compreendeu o que se espera do seu trabalho. Todo o conteúdo deve estar voltado para a busca dos objetivos de pesquisa estabelecidos, sejam eles os mais gerais ou os mais específicos. Use a linguagem e estilo esperado para uma dissertação de mestrado, ou seja, linguagem direta, objetiva, impessoal, neutra e sem floreios.

Por fim, mantenha sempre a coerência com o tema e os objetivos pesquisados, e se preocupe tanto com os aspectos de organização e estrutura quanto com o conteúdo e pesquisa. Os dois são avaliados e espera-se que você se destaque nos dois. Mãos à obra!